CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Bonificação?
Qual a importância da Bonificação?
Tipos de Bonificação
Bonificação x Gratificação?
Como aplicar a Bonificação na sua empresa?

Veja as vantagens da Bonificação para funcionários e como aplicá-la em sua empresa!

Conheça uma maneira revolucionária de incentivar os seus colaboradores a elevarem a sua produtividade em suas funções e como colocá-la em prática!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja as vantagens da Bonificação para funcionários e como aplicá-la em sua empresa!

A bonificação é uma maneira de recompensar e ao mesmo tempo motivar os colaboradores de sua empresa. Para isso, eles precisam alcançar ou superar metas estabelecidas previamente. Esse bônus pode ser concedido de forma individual ou coletiva.

Oferecer essa chance de aumentar a própria remuneração é uma maneira de valorizar o profissional, além de elevar a produtividade da própria equipe e os lucros da empresa. Em um mercado de trabalho competitivo, é fundamental o fortalecimento de sua cultura organizacional.

Profissionais desmotivados não entregam resultados efetivos, muito menos desenvolvem suas habilidades e competências. Continue neste artigo e descubra mais informações sobre Bonificação a partir dos seguintes tópicos:

●     O que é Bonificação?

●     Qual a importância da Bonificação?

●     Tipos de Bonificação

●     Bonificação x Gratificação?

●     Como aplicar a Bonificação na sua empresa?

Boa leitura!

O que é Bonificação?

A Bonificação é uma forma de recompensar os colaboradores de uma empresa a alcançarem metas pré-estabelecidas. Essa remuneração estratégica consiste em benefícios flexíveis atrativos que permitam maior interesse para os trabalhadores entregarem resultados eficientes.

Ela é responsável pela captação de talentos, retenção de profissionais competentes e melhora no clima organizacional. Os funcionários podem valorizar essas novas ações, pois percebem que a empresa se preocupa com o seu bem-estar e satisfação.

Essas bonificações podem ser oferecidas de forma individual ou de maneira coletiva. A última incentiva as relações interpessoais e o trabalho em equipe, enquanto a primeira foca no desenvolvimento próprio de atributos profissionais.

Como funciona uma Bonificação?

A bonificação é um valor a mais oferecido ao colaborador e pode variar de acordo com as metas alcançadas. Alguns exemplos de Bonificação são:

●     Vouchers em dinheiro;

●     Passagens e hospedagem de viagens;

●     Vale-presente;

●     Matrícula em cursos e treinamentos;

●     Folgas adicionais;

Vale lembrar que a Bonificação deve ser pensada de acordo com as condições financeiras da empresa e com o interesse dos colaboradores. Não adianta oferecer inscrições em cursos que não sejam compatíveis com os seus funcionários e assim por diante.

Qual a importância da Bonificação?

A motivação está diretamente relacionada à produtividade de um colaborador em uma empresa. Dessa forma, as bonificações podem contribuir com o planejamento e a lucratividade da empresa, já que possibilitam maior proatividade das equipes. A motivação também ajuda na redução dos índices de absenteísmo e de turnover.

Além disso, há maior fortalecimento do vínculo entre o colaborador e a empresa, melhorando o ambiente de trabalho e o clima organizacional. Também contribui para maior facilidade da gestão de pessoas pela equipe de recursos humanos, reduzindo custos. Uma boa e sólida política de Bonificação evita possíveis insatisfações de funcionários.

Apresentar um plano de bonificação também é uma maneira de atrair mais talentos durante processos seletivos. Os profissionais já se sentem motivados no momento de conhecer a empresa mais a fundo, desenvolvendo também uma relação futura de fit cultural.

Esses bônus também mantém as equipes alinhadas a objetivos estratégicos, buscando trabalhar em alta performance e superar as metas traçadas durante o planejamento. Além de permitir maior inovação e criatividade no trabalho, permitindo o desenvolvimento de novas soluções.

Uma outra vantagem desse tipo de premiação é o desenvolvimento de competências e habilidades de um profissional. A motivação contribui para que ele esteja sempre buscando se aperfeiçoar, por meio de cursos e especializações oferecidos pela própria empresa.

Alcance melhores resultados na sua empresa!

Transforme a gestão da sua empresa com o poderoso KIT Gestão Estratégica!

O kit conta com estratégias poderosas como as 5 Forças de Porter, Análise de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico e Plano de Negócios.

Você estará preparado para impulsionar seus resultados. Não espere mais, faça o download agora mesmo e comece a transformação!

KIT Gestão Estratégica

Tipos de Bonificação

Como dito anteriormente, há diversas maneiras de aplicar a Bonificação em uma empresa e cada uma deve analisar a melhor aplicação para os seus colaboradores. Confira a seguir os principais tipos:

Premiação por melhor desempenho

Uma das bonificações mais efetivas está relacionada à premiação por melhor desempenho. Isso porque os colaboradores se sentem valorizados pelo seu esforço. O exemplo principal é o “funcionário do mês”, que tem o seu nome e as suas conquistas em destaque no mural da empresa ou até mesmo na apresentação de reuniões.

Algumas opções de premiação são uma folga remunerada, remuneração extra, vouchers para lazer (compras em livrarias, ingressos para cinema e teatro, etc) e até mesmo brindes. O importante é mostrar a esse colaborador que os seus resultados foram importantes e motivá-lo a elevar sempre a sua produtividade.

Premiação por hora extra

Muitas das vezes, é necessário realizar horas extras para alcançar e até mesmo superar as metas traçadas em um período de tempo, ou até mesmo para suprir a ausência de um colaborador.

Com isso, por que não recompensar o esforço desse funcionário com algo relacionado à saúde? Isso inclui a diária em um SPA, uma folga remunerada, uma aula de Yoga, uma massagem relaxante ou até mesmo um final de semana de descanso. Realizar essas ações é também mostrar gratidão pela proatividade e pelo trabalho realizado.

Bonificação pelo alcance de metas

Outra forma de recompensar os seus colaboradores é através de remuneração extra ou prêmios após alcançar metas em um período de tempo. Ela é diferente da comissão, que é algo mais frequente e é definida de acordo com setores, como o Comercial e o Marketing.

Isso também pode ser feito para incentivar o crescimento dos colaboradores dentro da empresa, de acordo com sua evolução mês a mês ou ano a ano. Essa é uma outra forma de motivar a sua equipe a estar sempre em destaque nas atividades da companhia.

Viagem e festa com os melhores do ano

Uma outra maneira de incentivar os colaboradores em suas funções é o oferecimento de viagens e festas com aqueles que mais se destacarem durante o ano. Isso pode ser feito de forma individual, ou ainda por grupos, o que também motiva o trabalho em equipe.

Além de possibilitar uma motivação a longo prazo, já que é durante o ano inteiro, por ser uma premiação mais grandiosa, o incentivo pode estar em mesmas medidas. Isso pode ser através de sorteios ou a partir de um ranking com os melhores colocados.

Recompensas por indicação

Semelhante à comissão, essa premiação acontece quando os colaboradores indicam o produto ou serviço da empresa para terceiros, que realizam a aquisição. Isso pode ser feito a partir de um valor fixo por conversão ou por uma porcentagem de acordo com as vendas.

A bonificação também pode ser feita repartindo os lucros da empresa com aqueles que mais conseguiram conversões durante o ano. Essa iniciativa favorece o engajamento cada vez maior dos funcionários, além da sensação genuína de pertencimento.

Inscrições em cursos e especializações

Muitos profissionais estão sempre buscando se capacitar e crescer em suas áreas. Assim, uma Bonificação muito relevante é ajudá-los nessa jornada. O oferecimento da participação em cursos, eventos e especializações é algo que motiva e também contribui para a qualificação dos colaboradores.

Essa premiação permite a valorização dos seus funcionários, que estão sempre buscando os melhores resultados para a empresa, além da capacitação e aperfeiçoamento de seus conhecimentos, habilidades e competências.

Bonificação por criatividade e inovação

Essa bonificação é oferecida quando um colaborador ou uma equipe traz uma ideia muito inovadora que fará a diferença nos resultados da empresa. Essa recompensa valoriza o potencial criativo e incentiva mais ideias inovadoras.

A inovação aberta é responsável pela criação e desenvolvimento de projetos diferenciados que destacam a sua marca no trabalho, aumentando a lucratividade e batendo as metas traçadas.

Bonificação x Gratificação?

Segundo o artigo 457 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), um funcionário pode receber uma remuneração além do saláriojá previsto em contrato. Dessa forma, tanto a gratificação como a Bonificação são formas de recompensar o esforço obtido pelos profissionais de sua empresa.


Vale lembrar que as gratificações legais previstas em lei devem fazer parte da folha de pagamento. Porém, as gratificações ajustadas e os prêmios das bonificações são valores separados do salário. Também não há um limite especificado dessas recompensas.

Como aplicar a Bonificação na sua empresa?

Para aplicar a Bonificação, é necessário ser transparente e definir metas a serem alcançadas para receber os prêmios. Também é importante alinhar expectativas com esses colaboradores, analisando também as principais necessidades de desenvolvimento e o perfil profissional de cada um.

Os objetivos traçados podem ser número de vendas, indicação de novos funcionários, avaliação de clientes, assiduidade do colaborador, horas extras trabalhadas, entre outros exemplos. Tenha um planejamento definido em relação ao que deve ser alcançado.

Em seguida, a Bonificação escolhida deve ser divulgada e comunicada de maneira clara pela equipe de recursos humanos, para que todos os colaboradores estejam cientes dos benefícios. Alguns exemplos são a gamificação e o Stock Option, competições saudáveis que impactam positivamente na produção diária da companhia.

Cumpra com o que foi prometido. Realize os pagamentos em dia, porque atrasos geram desconfiança na empresa. Se os colaboradores devem cumprir os acordos traçados, por que a empresa não deve fazer o mesmo? Isso também gera desmotivação, logo, evite qualquer preocupação e respeite os prazos estabelecidos anteriormente.

Por fim, é fundamental dar feedbacks aos colaboradores que não alcançaram os seus objetivos, orientando-nos como melhorar nos próximos meses. Essas avaliações são importantes para que o colaborador saiba o que está funcionando e no que ele pode evoluir, resultando em benefícios para ele e para a própria empresa.

Uma boa gestão gera resultados!

Não deixe a falta de tempo atrapalhar o seu sucesso!

Aprenda agora mesmo as melhores técnicas de produtividade e gestão do tempo com o curso Produtividade e Gestão do Tempo da Voitto. Descubra como maximizar sua eficiência, priorizar tarefas e alcançar seus objetivos sem sacrificar sua qualidade de vida.

O curso conta com 8 horas de conteúdo entre vídeos, exercícios, leituras complementares e te garante um certificado de conclusão reconhecido internacionalmente!

Não perca mais um minuto, inscreva-se agora mesmo e comece a transformação em sua vida!

Produtividade e Gestão do Tempo

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

planilha ferramentas de gestão

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ferramentas De Gestão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.