CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que são cadeias globais?
Onde o Brasil está nessas cadeias globais?
Qual é o impacto das cadeias globais na economia?
A regra de ouro para empreendedores de sucesso!

Saiba mais sobre as cadeias globais e seus principais impactos na economia!

Você sabe o que são as cadeias globais? Invista na leitura desse artigo e descubra o que são, como funcionam e quais seus impactos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba mais sobre as cadeias globais e seus principais impactos na economia!

Com o advento da globalização, o mundo se modernizou com grande intensidade tecnológica e as formas de relação com o comércio mundial se modificaram. Com as diversas dinâmicas de comercialização, surgiram as cadeias globais, que iremos falar hoje!

Você sabe o que é a chamada cadeia global? Apesar de não ser uma prática inovadora e tão recente, as cadeias de valores tiveram uma ampliação significativa com a nova forma de comercialização global.

Dessa forma, é muito importante estar atualizado desse assunto. Logo, para saber mais sobre esse assunto, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos, tais que abordaremos mais detalhes sobre: 

  • O que são cadeias globais? 
  • Onde o Brasil está nessas cadeias globais? 
  • Quais os impactos das cadeias globais na economia? 
  • A regra de ouro para empreendedores de sucesso!

Vamos à leitura?

O que são cadeias globais? 

As cadeias de valores podem ser definidas de diversas formas, mas, de forma geral se refere a uma forma de distribuição da produção de maneira descentralizada, onde a agregação de valor é feita em lugares diferentes. 

Por essa razão, ela também é conhecida como cadeias globais de valor (CGV), segmentação da produção, internacionalização da produção, cadeia de suprimentos, terceirização da cadeia, entre outros.

Esse tipo de prática é muito característico de multinacionais, visto que elas têm essa tendência de fragmentação da produção ao longo de outros países diferentes do seu país de origem ou funcionamento de sede.

Vantagens e Desvantagens

As visões sobre essa prática divergem consideravelmente. Por um lado, as empresas que produzem em escalas globais tem uma minimização do custo e uma elevação do lucro, o que é muito positivo para a mesma,

Além disso, a ida de uma multinacional para um local diferente pode ser benéfico para a população com a geração de oportunidades de mão de obra e desenvolvimento da cidade. 

Por outro lado, os incentivos governamentais que muitas vezes são cedidos para atrair cadeias globais podem ser prejudiciais para a população local, visto que flexibiliza muito leis trabalhistas e ambientais.

Empresas que Aplicam na Prática

Apesar das divergências, a ampliação de CGV é uma realidade atual. Afinal, você deve conhecer alguma multinacional em que diversos países participam da produção para que o produto final chegue até você.

Podemos citar alguns exemplos, como:

  • Apple; 
  • Coca Cola; 
  • Samsung; 
  • Fiat; 
  • Volkswagen; 
  • Entre outros.

Como Transformar Empresas em Negócios de Sucesso?  

Confira agora o eBook Definição de Metas e Defina onde sua empresa quer chegar!

A importância de estabelecer metas vem justamente do questionamento: Para onde eu quero ir? Tanto no âmbito pessoal quanto profissional temos a necessidade de estabelecer as metas que retratam os nossos objetivos para o futuro. A meta é capaz de criar uma organização para seus objetivos de uma forma alinhada.

Ficou curioso? Baixe agora o nosso eBook!

definicao de metas

Muito interessante, não é mesmo?

Agora que você já assimilou o conceito geral de cadeia global de valor, que tal ampliar seus conhecimentos entendendo como se dá sua dinâmica no Brasil? Confira o próximo tópico!

Onde o Brasil está nessas cadeias globais? 

O Brasil é uma grande potência em exportação de commodities no mercado global, o que faz com que seu principal papel nas cadeias globais se evidencie por isso.

Além do mais, vale ressaltar que a riqueza de recursos naturais do Brasil é um fator que contribui muito para a sua contribuição como exportador de matéria prima do setor primário.

Commodities Brasileiras

Apesar de ser um aspecto positivo, a exportação de commodities também coloca o país em um cenário restritivo, tal que caracteriza a baixa participação do Brasil nas cadeias globais. 

Isso acontece porque a cadeia de valor utiliza insumos que terão o valor adicionado, o que por sua vez, é uma etapa inicial e que não entra como participação significativa na cadeia.

Todavia, esse cenário não é determinante para o país e as principais projeções ampliam sua participação nessa cadeia de suprimentos internacional. Assim, será possível uma maior abertura econômica do país e um aumento dos efeitos positivos causados por esse mecanismo de globalização.

Por outro lado, a exposição a fatores negativos também será uma consequência, o que requer um direcionamento político assertivo em busca de equilíbrio para minimizar os impactos.

Entender os impactos gerados pelas cadeias globais de valores é muito importante para ter uma compreensão ampla desse mecanismo. Diante disso, confira alguns de seus principais impactos!

Qual é o impacto das cadeias globais na economia?

Os impactos são fatores que são influenciados por uma ação específica. Por isso, conhecer os impactos é muito interessante para ampliar sua percepção sobre determinado assunto. Logo, confira:

Aumento da competitividade

Com a internacionalização da produção e a diminuição de custos, os preços finais dos produtos se tornam cada vez mais competitivos, o que é um incentivo para a inovação capitalista. 

Dessa forma, uma empresa com inserção nas CGV consegue disseminar sua marca com mais amplitude, ofertar preços mais acessíveis e ainda, aumentar seus lucros de forma considerável.

Logo, esses fatores contribuem para que a diversidade e a qualidade sejam privilegiadas no processo produtivo, fazendo com que produtos cada vez melhores, de acordo com a necessidade, cheguem ao consumidor.

Efeitos econômicos globais

A economia global é muito influente na economia nacional de um país, por isso, seus efeitos são sentidos em pequena ou grande escala por todo o sistema. 

Para exemplificar isso, podemos citar a crise do capitalismo de 1929, que atingiu todos os países inseridos nesse sistema e trouxe adversidades econômicas à tona.

Por isso, entender as cadeias globais é essencial, pois estas têm interferência direta na economia mundial e nas finanças corporativas de um negócio, que podem surtir efeitos positivos ou muito negativos.

Desigualdade percentual 

Um dos maiores pontos de divergência sobre as cadeias de valores é a desigualdade percentual que ela proporciona na economia nacional dos diferentes países desenvolvidos ou não que ela se faz presente.

Isso porque, as contribuições de uma empresa que se fragmenta para o processo produtivo é diferente em cada país em que uma etapa ocorre, o que gera uma desigualdade no percentual que causa divergências.

Apesar disso, a prática ainda é muito aceita em diversos países, que inclusive oferecem incentivos governamentais para que grandes multinacionais viabilizem a cadeia de valor em seu território.

A regra de ouro para empreendedores de sucesso!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.