ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que são centros de distribuição?
Como funciona e para que servem os centros de distribuição?
Qual é a importância dos centros de distribuição para a logística?
Quais são os principais benefícios e vantagens dos CD?

Você sabe o que são centros de distribuição e como eles funcionam?

Entenda como são e como funcionam os centros de distribuição, e a sua importância no canal de armazenamento e distribuição.

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe o que são centros de distribuição e como eles funcionam?

Atualmente os centros de distribuição desempenham um forte papel dentro do setor da logística, além de otimizar os processos e cadeias dentro das indústrias e empresas, facilitando e organizando as atividades pós produção.

A criação dos centros de distribuição ou CD, vieram para somar e participar como um aliado tanto daqueles que produzem quanto para os consumidores, afinal os benefícios são inúmeros, e cada vez mais maximizando os processos.

Além disso, o CD é um grande aliado dos serviços e empresas mais atuais e tecnológicas, e possibilitam uma experiência rápida, com qualidade e segura ao cliente, interferindo diretamente na sua operacionalização.

Se antes comprar pela internet era sinônimo de insegurança e demoras na entrega, hoje não mais! Os serviços vem se atualizando cada vez mais, as demandas e necessidades também acompanham esse avanço, e nós nos beneficiamos disso!

Mas afinal, você sabe o conceito de centros de distribuição? Sabe como eles funcionam e qual é a sua importância? Neste artigo falaremos melhor sobre, e abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que são centros de distribuição?
  • Como funciona e para que servem os centros de distribuição?
  • Qual é a importância dos centros de distribuição para a logística?
  • Quais são os principais benefícios e vantagens dos CD?

Vamos começar?

Já se imaginou com um processo logístico de máxima qualidade? Se já sonhou com isso baixe agora a o eBook gratuito 5 dicas para melhorar seu processo logístico e realize seus sonhos!

Os serviços de logística são essenciais para uma empresa que busca se organizar e evitar perdas, danos ou acidentes. Mas você conhece quais ações podem ser realizadas dentro da logística empresarial para encontrar a melhor forma de produzir e distribuir os bens ou produtos?

Pensando nisso, desenvolvemos um eBook com 5 dicas para melhorar o seu processo logístico para te ajudar a desmistificar os processos e simplificar. Não perca tempo e descubra agora os segredos da logística.

Baixe agora o material e coloque em prática as dicas para o melhoramento do seu processo logístico!

5 dicas para melhorar seu processo logístico

O que são centros de distribuição?

O centro de distribuição, basicamente é, o local onde ficam armazenadas as mercadorias que chegam das fábricas e indústrias,  e elas permanecem nesse local até serem enviadas aos respectivos pontos de vendas ( PDV).

O espaço é todo estruturado para receber e armazenar de maneira organizada e segura os produtos,  e isso é feito de maneira centralizada,  para que haja o recebimento dos produtos físicos,  armazenamento e despacho.

Os processos são distribuídos de maneira estratégica,  e em conjunto com os processos logísticos e cadeias de supply chain,  para que as atividades sejam realizadas de forma lógica, rápida e eficaz e chegue até o consumidor final.

Vamos agora entender como funciona e para que serve o centro de distribuição?  continue a leitura!

Como funciona e para que servem os centros de distribuição?

Os centros de distribuição funcionam como armazéns, estão disponibilizados com metas e objetivos para receber as mercadorias dos fornecedores, e é preciso realizar uma boa centralização do estoque para otimizar as operações.

São levados em conta diversos fatores como  localização,  tráfego,  proximidade com fornecedores,  localização dos clientes, rodovias e vias, para que dessa forma sejam minimizados os custos entre combustíveis, fretes e tempo de tráfego.

Os centros funcionam de maneira estratégica, como já mencionado, e utilizam da gestão de estoque para auxiliar com estrutura, infraestruturae segurança para executar de maneira eficiente e permitir maiores lucros e grandes diferenciais.

Os centros podem operar de diversas maneiras, isso depende muito do tipo de produto, e estratégias a serem adotadas. Existem algumas atividades que são realizadas como:

  1. Recebimento

É o início das atividades dos centros de distribuição através do recebimento dos produtos, aqui são descarregados, conferidos, e identificados volumes, quantidades e demais características de como a mercadoria é por exemplo.

Normalmente são utilizados softwares de gestão como Warehouse Management Systems ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, para auxiliar em todo controle, manutenção, organização e manter a segurança dentro dos centros de distribuição.

1. Movimentação

Nessa fase é realizada a circulação das mercadorias dentro do setor do estoque, e eles são disponibilizados de acordo com as especificidades dos produtos para prevenir danos, e erros nos registros.

Essa atividade é realizada seguindo parâmetros de Movimentação Interna de Materiais, para que sejam elaboradas ações que atuem de maneira a reduzir os custos e prevenir e evitar prejuízos com as mercadorias.

2. Armazenagem

Esse processo é super importante para manter a ordem e a oferta de produtos de acordo com as demandas e necessidades dos clientes, é preciso manter um equilíbrio no estoque uma quantidade razoável  para atender as demandas.

É preciso sempre verificar a entrada e a saída dos produtos assim como prazo de validade, entre outras especificações e fatores dos produtos em todos os processos.

É necessário também, definir qual estrutura será realizada a armazenagem,  o ambiente precisa ter uma boa iluminação e as instalações devem ser dinâmicas e eficientes, e a mão de obra deve seguir requisitos de qualidade também.

3. Separação dos pedidos

É conhecido também como picking,  e essa é a fase da Separação dos pedidos,  no qual são realizados o agrupamento das mercadorias e separação de acordo com as características exigidas nos pedidos.

É uma das etapas que possuem maior custo  para as empresas, pois é manda mande obra investimento de tecnologias,  para evitar erros e tornar o trabalho mais eficiente de acordo com o trajeto e posições do estoque.

Continue a leitura para descobrir a importância do centro de distribuição para a logística!

Qual é a importância dos centros de distribuição para a logística?

As atividades realizadas dentro do centro de distribuição são sempre corridas e cheias, afinal existem diversas mini tarefas que precisam ser realizadas em sincronia para suprir todas as demandas.

O maior objetivo é atender aos clientes despachando as mercadorias o mais rápido possível,  para que o produto chegue ao consumidor de maneira segura,  e que  o produto chegue fiel a sua qualidade e características. 

O centro de distribuição desempenha um papel estratégico para a empresa,  e trabalha aliado ao avanço do seu potencial e como a logística é realizada. Afinal é possível  desempenhar  atividades diversas  que são aliadas a uma boa gestão.

As principais vantagens são:

  • Redução dos custos;
  • Centralização das operações logísticas;
  • Atender a qualidade;
  • Gerenciar as demandas da sazonalidade;
  • Realizar o controle dos processos.

Essas atividades gerenciadas de maneira correta em conjunto podem trazer diversos benefícios para as indústrias e empresas, otimizando seus custos e maximizando a sua maneira de produzir e distribuir os produtos até o consumidor.

Você sabe quais são as vantagens do centro de distribuição?  descubra a seguir!

Quais são os principais benefícios e vantagens dos CD?

É possível implementar o uso do centro de distribuição aliado às tecnologias para realizar um bom funcionamento e atender aos itens de volume de venda e acelerar as rotinas de trabalho.

Além disso é possível manter a eficiência na gestão e desenvolver ações realmente relevantes,  além de contar também com o auxílio de automatização em diversos processos logísticos.

Optar pela implementação de um centro de distribuição traz vantagens para todas as etapas, bem como: centralização dos estoques, tráfego em rodovias e vias,  distribuição conforme a proximidade dos fornecedores, entre outros.

Outro fator se dá pela grande organização e controle das atividades que são realizadas, Para que toda e qualquer ação seja decidida de maneira estratégica previamente a fim de impedir erros e falhas e maximizar a produção e entregas.

Interessante não é mesmo você já conhecia essas vantagens?  bom para te ajudar ainda mais separamos o material rico e cheio de oportunidades para você,  não desperdice essa chance!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

Com o kit Gestão de Qualidade, você receberá 6 planilhas para gerenciar operações na sua empresa de modo mais assertivo e organizado.

As planilhas são Acompanhamento de Pedidos, Avaliação de Fornecedores, Controle de Ações, Controle de Entregas Logísticas, Controle de Estoque e Controle de Veículos e Motoristas.

Se interessou? Não perca essa oportunidade de ouro e baixa agora o KIT de Gestão de Qualidade!

Gestao de Operacoes

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

5 dicas para melhorar seu processo logístico

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Dicas Para Melhorar Seu Processo Logístico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.