ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o Ciclo Básico da Medicina?
Qual a importância do Ciclo Básico da Medicina?
O que é aprendido no Ciclo Básico da Medicina?
Quais materiais são necessários no Ciclo Básico?
4 Dicas de como aproveitar o Ciclo Básico!
Planeje sua carreira na Medicina!

O que é o Ciclo Básico da Medicina? Descubra e confira 4 dicas!

Saiba mais sobre o Ciclo Básico da Medicina e como aproveitar esse período que é essencial para a construção da carreira médica!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
O que é o Ciclo Básico da Medicina? Descubra e confira 4 dicas!

Depois da tão esperada aprovação na faculdade de Medicina, é hora de entender como funciona o curso para aproveitar da maneira mais produtiva a formação como profissional da medicina.

Entretanto, é muito comum surgirem dúvidas de como funciona a graduação e quais métodos são os mais eficazes para o aproveitamento dos anos do curso.

Por isso, se essa era uma preocupação para você, pode ficar tranquilo! Neste artigo vamos te explicar como funciona o primeiro desafio da faculdade de medicina: o ciclo básico. Acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é o Ciclo Básico da Medicina? 
  • Qual a importância do Ciclo Básico da Medicina?
  • O que é aprendido no Ciclo Básico da Medicina? 
  • Quais materiais são necessários no Ciclo Básico? 
  • 4 Dicas de como aproveitar o Ciclo Básico! 
  • Planeje sua carreira na Medicina! 

Vamos lá?

O que é o Ciclo Básico da Medicina? 

De forma bem objetiva: o Ciclo Básico da Medicina se refere ao período introdutório do curso, onde as matérias têm a finalidade de construir uma base consolidada para os conhecimentos técnicos e práticas médicas.

Vale salientar ainda que o curso de Medicina tem a duração total de 6 anos e é dividido em: ciclo básico, ciclo clínico e internato. Assim, para concluir a formação em Medicina é necessário encerrar todos esses ciclos.

O Ciclo Básico se refere aos primeiros anos e tem duração de 2 anos. Assim, os 4 primeiros semestres da faculdade de medicina são os mais interdisciplinares e densos em conteúdos. 

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você realmente compreende qual é a importância desse ciclo para a formação de um bom médico? Continue a leitura, pois esse é o assunto do próximo tópico!

Qual a importância do Ciclo Básico da Medicina?

De maneira geral, o ciclo básico é considerado muito cansativo pelos acadêmicos de medicina. Isso se deve ao fato de que a carga horária é muito extensa e pouco prática, na maioria das instituições.

Tal fato é justificável, afinal, é necessário aprender muito conteúdo em um tempo relativamente pequeno. Assim, os estudos acabam tendo que ser otimizados para que se cumpram dentro do prazo.

Mas, a dificuldade desse ciclo não exclui a sua relevância, visto que é nele onde o conhecimento técnico é embasado e as habilidades médicas começam a ser desenvolvidas.

Aliás, você conhece a habilidade de gestão para a medicina?

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Além disso, vale destacar que se dedicar durante o ciclo básico é um pré-requisito para se tornar um profissional de qualidade! Ficou curioso para saber mais detalhes do que é aprendido nesse ciclo? Não deixe de conferir o próximo tópico!

O que é aprendido no Ciclo Básico da Medicina? 

A grade curricular e a forma de abordagem da medicina variam de uma instituição de ensino para a outra. Entretanto, os conteúdos abordados são os mesmos. Por isso, confira as principais matérias do ciclo básico: 

  • Anatomia Humana; 
  • Fisiologia Humana; 
  • Saúde Coletiva;
  • Bioquímica; 
  • Biofísica; 
  • Embriologia; 
  • Patologia; 
  • Semiologia Médica; 
  • Farmacologia; 
  • Bioética; 
  • Bioestatística; 
  • Genética; 
  • Psicologia Médica; 
  • Imunologia; 
  • Microbiologia; 
  • Histologia. 

E então, está preparado para mergulhar no aprendizado desse mundo tão amplo e rico em conhecimento que é a medicina?

Para isso, você precisa saber também quais recursos são necessários para embarcar nessa jornada. Logo, saiba mais sobre isso no tópico seguinte! 

Quais materiais são necessários no Ciclo Básico? 

Uma das dúvidas mais frequentes para quem vai começar a faculdade de medicina é: quais materiais são necessários? E essa resposta é relativa, pois depende da instituição que o aluno vai ingressar! 

Mas, podemos adiantar algumas informações sobre esse tópico que podem te ajudar a ir mais preparado!

O primeiro material essencial para um estudante de medicina de qualquer instituição de ensino é: o jaleco! Sem dúvidas, esse item é usado com frequência do primeiro ao último período da graduação.

Além disso, os livros são uma questão que gera muitas dúvidas entre os estudantes. A coleção usada para ensinar determinada matéria pode variar de professor para professor, por isso é interessante pedir recomendações deles para aquisição.

Entretanto, os livros não são materiais obrigatórios de compra e a maioria das faculdades conta com um arsenal de livros em suas bibliotecas para o uso de seus alunos de forma gratuita.

Outro item que gera muita dúvida é o estetoscópio: devo realmente comprar? Quando? Logo, o uso desse item também depende da grade curricular do curso e sua aquisição também é facultativa, mas essencial para os exames físicos.

Depois dessa leitura, a empolgação para começar a faculdade está ainda maior, não é mesmo? Por isso, para potencializar ainda mais sua experiência, separamos dicas para te ajudar nessa nova fase!

4 Dicas de como aproveitar o Ciclo Básico! 

Agora que você já sabe o que é o ciclo básico, qual a sua relevância, como ele funciona e quais materiais são necessários, nada melhor do que conferir dicas de como se sair bem nessa fase, confira: 

1. Tenha organização

A organização é essencial para o sucesso de qualquer prática que implementamos em nossa vida, afinal, você já conseguiu se sair bem em meio à bagunça e falta de direcionamentos claros? A resposta provavelmente é não, certo?

Dessa forma, se organizar para enfrentar os desafios do ciclo básico é muito importante para aprimorar sua gestão do tempo e sua produtividade, afinal, é muito conteúdo para os primeiros quatro semestres!

2. Reconheça a importância dessa fase

Conseguir enxergar a importância das coisas é um grande estímulo de motivação e de resiliênciapara fazer bem feito o que precisa ser feito.

Diante disso, busque sempre lembrar que o ciclo básico é uma parte muito relevante da formação de um bom profissional de medicina, e que sua dedicação nessa fase trará recompensas imensuráveis.

3. Aproveite as experiências

A faculdade é uma atmosfera de diversidade e oportunidades. Por isso, faz parte da formação aproveitar esse ambiente que é muito enriquecedor, tanto para o crescimento pessoal quanto profissional. 

4.Amplie sua visão

Você acha que o fato de não haver tantas práticas no ciclo básico pode ser um desafio muito grande pra você? Nesse caso, você pode fazer atividades de extensão para suprir esse obstáculo!

Além disso, existem diversas atividades extracurriculares que envolvem também o ensino e a pesquisa e que podem ser muito interessantes para você no ciclo básico!

Mas, como a carga horária do curso é extensa, zele sempre pelo seu bem estar e tome cuidado para não se sobrecarregar!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro das informações mais relevantes para a sua formação.

Planeje sua carreira na Medicina! 

Engana-se quem pensa que a carreira médica só começa nos últimos dois anos de graduação ou depois da formatura, visto que, desde o início da faculdade de medicina essa construção já se inicia.

Por isso, confira nosso curso de planejamento de carreira médica! 

Com o curso de Planejamento de Carreira Médica, prepare-se para levar sua carreira na medicina a outro patamar!

Hoje em dia não basta ser médico para ter sucesso, é preciso alinhar seus sonhos e desejos com o que o mercado mais precisa dentro da sua área de atuação.

Se você precisa entender melhor sobre o que é necessário para ter uma carreira de sucesso e se precisa de ajuda para desenvolver planos de ação, nosso curso de Planejamento de Carreira Médica é para você! Nele aprenderá a alinhar o que você é bom com o que você quer para seu futuro, sendo já médico ou acadêmico.

O planejamento de sua carreira fará você conseguir alcançar os seus maiores objetivos! Não perca tempo e inscreva-se agora!

planejamento de carreira medica

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.