CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Como é a faculdade de Ciência da Computação?
O que é estudado na Ciência da Computação?
Qual é o perfil de quem faz Ciência da Computação?
Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Ciência da Computação?
Venha se capacitar com a Voitto!

Descubra o que é estudado e como é o perfil do estudante de Ciência da Computação

Graduar no curso Ciência da Computação abre portas para a entrada no mercado de tecnologia da informação. Entenda o que é preciso para cursá-lo!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Descubra o que é estudado e como é o perfil do estudante de Ciência da Computação

Muitos dos profissionais que hoje atuam no mercado na área de tecnologia da informação e estão em constante contato com programas e sistemas de informática, são formados no curso de ciência da computação.

Essa é uma formação considerada da área de ciências exatas, e permite que o estudante formado saiba criar desde de ferramentas simples a sistemas complexos.

Assim, o cientista da computação pode atuar desenvolvendo, programando, arquitetando softwares, sendo gerente de TI ou ainda trabalhando como pesquisador em instituições de ensino públicas e privadas.

Dessa forma, os estudos dessa área podem ser aplicados em basicamente qualquer área do conhecimento humano em que seja necessário a resolução de problemas.Para entender mais a respeito do curso de Ciência da Computação, prossiga na leitura deste artigo acompanhando os seguintes tópicos:

  • Como é a faculdade de Ciência da Computação?
  • O que é estudado na Ciência da Computação?
  • Qual é o perfil de quem faz Ciência da Computação?
  • Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Ciência da Computação?

Como é a faculdade de Ciência da Computação?

Atualmente, o Ministério da Educação (MEC), define em suas Diretrizes Curriculares Nacionais que o curso de Ciência da Computação deve possuir conteúdos básicos e tecnológicos que se referem a Computação de modo geral, bem como aqueles que são específicos da área da Ciência da Computação.

Além disso, esses conteúdos não são formados por disciplinas obrigatórias, mas sim de conhecimentos que são escolhidos por cada instituição a depender das habilidades que ela deseja para o aluno graduado.

Também, de modo geral, é um curso com duração de 4 anos, no formato de bacharelado. Ao fim das disciplinas, em qualquer instituição em que é oferecido, é obrigatória a realização de um trabalho de conclusão de curso.

Mas o que é realmente estudado durante esses anos de graduação? É o que vamos te explicar no tópico a seguir!

O que é estudado na Ciência da Computação?

Como mencionado no tópico anterior, a grade curricular (conjunto de matérias que o aluno estudará ao longo de um curso) da formação em Ciência da Computação depende de faculdade para faculdade. 

Contudo, existem algumas disciplinas que podem ser consideradas as principais e comuns a todas as instituições que oferecem o curso. São elas:

  • Algoritmos de Programação
  • Lógica Matemática
  • Programação
  • Empreendedorismo
  • Inteligência artificial

Além do mais, é normal que ao escolher um curso superior uma pessoa opte por um curso que exige habilidades que ela já possui, já que dessa forma, a realização da formação se torna mais tranquila e menos maçante.

Essas competências formam o conjunto que dão origem ao chamado perfil profissional. Ainda, apesar de ser interessante possuí-las, é possível também desenvolver algumas durante a graduação, caso realmente haja dedicação e vontade de seguir carreira na área.

Por conta disso, no tópico a seguir te explicaremos como é o perfil do aluno (e futuro profissional) que costuma ter afinidade com o curso de Ciência da Computação.

Mas antes de continuarmos…separamos um material especial para você! 

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Qual é o perfil de quem faz Ciência da Computação?

Como esse indivíduo estará inserido na área de Tecnologia da Informação, a primeira característica esperada é que ele tenha dom para lidar com diversos dispositivos tecnológicos. 

Além dessa, algumas outras habilidades importantes são:

  • Criatividade: Ser uma pessoa criativa é necessário pois o profissional formado em Ciência da Computação precisará pensar sempre em soluções para problemas que estão relacionados a sistemas computacionais. 
  • Organização: São muitas as disciplinas que precisam ser cursadas ao longo dessa graduação. Sendo assim, é preciso saber ser uma pessoa organizada e que administra bem o seu tempopara dar conta de tanto conteúdo e do cumprimento de prazos. 
  • Possuir afinidade com matemática: Essa é disciplina que está presente ao longo de todo o curso, bem como ao longo da vida profissional. Isso porque na Ciência da Computação é preciso se lidar com algoritmos e cálculos complexos. Sendo assim, quem faz o curso precisa estar preparado para ver muitos números!
  • Estar sempre atualizado: As novas tecnologiassurgem continuamente, e por isso o estudante dessa área precisa estar sempre por dentro das novidades que vão surgindo, acompanhando sites e revistas e estando em contato com profissionais da área. 

Deste modo, possuindo ou desenvolvendo essas habilidades, o estudante não só terá uma graduação produtiva e proveitosa, como também estará se preparando para adentrar no mercado de trabalho e ser um profissional bem-sucedido.

Isto posto, te contaremos um pouco melhor sobre como está esse mercado atualmente para que entenda o que esperar para o futuro de um aluno de Ciência da Computação!

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Ciência da Computação?

No Brasil, o mercado de trabalho para quem se forma em Ciência da Computação é bastante amplo e com oportunidade de atuação nas mais diversas empresas, já que a grande maioria necessita de tecnologia para executar suas atividades.

Basicamente, esse profissional pode atuar em qualquer negócio que faça uso de uma rede de computadores. Além disso, atualmente, o setor industrial é o que mais recebe profissionais graduados nessa área

Contudo, também é muito comum ver cientistas da computação trabalhando como autônomos, ou seja, prestando serviços de forma terceirizada.

Existem também aqueles que decidem seguir uma carreira acadêmica, ministrando aulas ou trabalhando com pesquisas. Porém, para conseguir dar aulas em universidades, é fundamental fazer uma pós-graduação (como mestrado e doutorado).


Finalmente, agora que você já entendeu quase tudo sobre a graduação em Ciência da Computação, que tal já começar a se preparar para esse curso e para seu mercado de trabalho?

Com a Voitto, isso é possível! Como você provavelmente já sabe, a linguagem de programação Python é muito famosa e requisitada para qualquer profissional que atua nessa área. E com o nosso auxílio, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e estar pronto para uma nova fase em sua vida!

Venha se capacitar com a Voitto! 

Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!

Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!

Clique aqui e acesse nosso curso!

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Python Intermediario Para Analise De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.