5 dicas de como começar um negócio
Invista em você!

Saiba como realizar seu sonho de começar um negócio em 5 passos práticos!

Conheça 5 passos para você colocar em prática seu sonho de começar um negócio de maneira sustentável, atingindo o mercado certo e investindo no que é preciso.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como realizar seu sonho de começar um negócio em 5 passos práticos!

Se você já pensou em como começar um negócio com certeza se assustou com alguns números.

Segundo o IBGE, em 2018 a taxa de entrada (15,9%) de empresas no mercado foi menor do que a taxa de saída (17,4%). Isso mostra o quanto os empreendedores estão mais receosos e que o insucesso ainda afeta muitos.

No entanto, se você chegou até aqui já mostra um grande diferencial no mercado.

A longo prazo isso pode significar a prosperidade do seu empreendimento: a busca por informações para embasar os seus primeiros passos em como começar um negócio.

Mas não se engane! O percurso para abrir a sua própria empresa nem sempre será fácil e muitos desafios irão aparecer. No entanto, se preparando desde o início, a maior parte dos problemas podem ser evitados.

Começando pela escolha de qual segmento você quer atuar com ideias de negócios, até a operação no dia a dia.

Então vamos ao que interessa? Aqui você encontrará dicas de como montar um negócio,  escolher o tipo de produto ou serviço que irá oferecer, mapear o seu público alvo e até mesmo como potencializar a sua marca através das redes sociais.

5 dicas de como começar um negócio

Começar um negócio pode fazer com que você atinja todos os seus objetivos profissionais e pessoais.

No entanto, isso demanda estudo, preparo, organização e planejamento.

Para ajudar você nesse desafio, separamos 5 dias que todos os empreendedores devem ter em mente para dar o primeiro passo. Veja só:

Dica 1: Tenha o espírito empreendedor

Você já ouviu a famosa expressão skin in the game (pele em jogo)? Ela é muito utilizada para descrever o quanto é importante ter espírito empreendedor para quem quer saber como começar um negócio e por isso essa é a primeira dica.

Por ser um caminho com muitos desafios e envolver muitos riscos, abrir uma empresa é uma tarefa para quem quer dar o máximo de si para que o sucesso venha.

Essa é a característica que diferencia quem irá tirar o sonho do papel e quem passará a vida apenas desejando que isso aconteça.

Além disso, pessoas com perfil empreendedor possuem outros traços de personalidade importantes, como:

● Resiliência: não desistem nos primeiros desafios;

● Proatividade: enxergam oportunidades de melhorar a vida de seu público alvo;

● Paixão: busca pela melhora contínua e sempre sair da zona de conforto.

Dica 2: Crie seu plano de negócio

A segunda dica para como abrir um negócio está voltada para a sua estruturação: criar o seu plano de negócio.

Esse documento será um norte para todas as primeiras decisões e embasará o estudo se é viável ou não colocar em prática as ideias iniciais.

Ao contrário do que muitos pensam, começar um negócio do zero exige um estudo prévio. Afinal, não vale a pena abrir uma empresa que antes mesmo de inaugurar já tem grandes chances de ir à falência.

Durante a elaboração do plano de negócios, é necessário desenhar estratégias voltadas para os seguintes pontos:

● Descrever os pilares da empresa através da missão, visão e valores;

● Destrinchar os canais de comunicação no plano de marketing;

● Construir um plano de vendas com base na demanda mapeada;

● Projetar os possíveis cenários de crescimento e expansão da empresa;

● Traçar um plano de metas com perspectivas de evolução do negócio.

Dica 3: Tenha um diferencial competitivo

Depois da elaboração de um bom business plan, a terceira dica de como começar um negócio está voltada para um fator importante: o porquê os clientes irão escolher o seu produto ou serviço ao invés do que é oferecido pela concorrência.

Por isso, nessa etapa é necessário estudar a área de atuação do seu negócio. Nesse caso, sempre existem alguns caminhos que facilitam o processo. Por isso, responda às seguintes perguntas:

● Quem são os meus concorrentes locais?

● Quais são as referências no meu mercado de atuação?

● Qual é o detalhamento do produto ou serviço que eles oferecem?

● Qual a experiência que eles dão aos seus clientes?

● Como eu posso melhorar a solução que é oferecida e me destacar?


Um exemplo muito claro que pode ser tomado como base é o filme "Fome de Poder", que conta a história do MC Donald`s.

Nele é perceptível que o diferencial utilizado para cativar clientes e expandir o negócio estava voltado para a rapidez do preparo dos lanches.

Por isso, fique atento ao comportamento do seu consumidor. Ele pode te trazer respostas quanto ao diferencial competitivo que ele espera do seu negócio e você com as habilidades de um empreendedor deve saber como oferecer isso a ele.

Dica 4: Invista nas plataformas digitais

Há tempos atrás, esta dica não estaria entre as principais sobre o assunto de como abrir um negócio.

No entanto, com a era digital nada mais importante do que saber aproveitar a tecnologia e fazer com que ela se torne uma aliada quando o assunto é marketing, aumento de vendas e expansão da sua marca.

Além disso, no plano de marketing que faz parte da segunda dica, não se esqueça de colocar as redes sociais como ações a serem trabalhadas.

Se você está querendo abrir um negócio, a alternativa mais rápida e barata pode estar na palma da sua mão.

Dica 5: Faça pesquisa de mercado

Os clientes estão cada vez mais exigentes, e por isso fazer um mapeamento do seu mercado é uma das dicas mais importantes para quem quer saber como começar um negócio.

A pesquisa de mercado não se aplica apenas no início de um empreendimento para entender os concorrentes e quais são as tendências do nicho que você irá atuar.

Muito além disso, essa etapa pode servir para coletar insumos sobre o que o seu público alvo precisa e deseja.

Com esses mapeamentos, muitas oportunidades são detectadas e com isso se torna mais fácil entender qual pode ser o seu diferencial competitivo.

Assim como qual o melhor canal de vendas, quais gatilhos podem ser utilizados nas campanhas de marketing para maior alcance, entre diversas outras ideias que podem trazer robustez a solução que você oferece.

O empreendedorismo consiste justamente em saber quais falhas existem no mercado e traçar planos para minimizá-las. Sendo assim, essa dica pode nortear todo o seu processo de como começar um negócio.

Invista em você!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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