CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Qual é o significado de Moral?
Qual é o significado de Ética?
Origem do conceito de Ética e de Moral
Conheça 4 exemplos que acompanham a Moral!
Conheça 4 exemplos de valores sobre Ética!
Qual a importância da Ética e Moral?
Quais são as principais diferenças entre Moral e Ética?
Desenvolva outras habilidades essenciais!

Saiba como você pode diferenciar a Moral e Ética nos âmbitos da sua vida!

Entenda a definição e o significado de Moral e Ética, saiba quando utilizar cada termo e entenda como esses conceitos afetam nossa sociedade.

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Saiba como você pode diferenciar a Moral e Ética nos âmbitos da sua vida!

Moral e Ética são conceitos que se referem ao comportamento humano em sociedade e sua cultura.

Você sabe qual é a principal diferença conceito e definição sobre os termos moral e ética? Tenho certeza que você já utilizou algum deles em algum momento da sua vida, será que eles foram utilizados corretamente?

Moral e ética, são dois termos que podem ser confundidos, embora estejam relacionados cada um deles possui o seu significado e suas diferenças, além disso a origem dos termos são bem distintas.

Estamos acostumados a ver esses termos principalmente em vestibulares, geralmente associamos a condutas, e hábitos que são adotados por algumas pessoas no dia a dia.

No entanto, muitas vezes os termos são utilizados erroneamente, o que acaba confundindo o significado daquilo que você quer falar e alterando o conceito e a comunicação entre as partes envolvidas.

Pensando nisso, reunimos neste artigo alguns itens para te ajudar nisso, durante a leitura você vai entender:

  • Qual é o significado de Moral?
  • Qual é o significado de Ética?
  • Origem do conceito de Ética e de Moral;
  • Conheça 4 exemplos que acompanham a Moral!
  • Conheça 4 exemplos que envolvem a Ética!
  • Qual a importância da Ética e Moral?
  • Quais são as principais diferenças entre Moral e Ética?

Então vamos começar?

Qual é o significado de Moral?

O significado de moral é um conjunto de regras, basicamente, e significa costume e/ou maneira de agir, aliado a formas de pensar de um grupo, e esse conjunto é que define asações humanas que devemos ou não devemos fazer na sociedade.

Toda vez que se fala em moral, é necessário pensar em coletividade. Isso porque as regras que a constroem são definidas por um grupo de pessoas, ou seja, pelo coletivo, e isso impacta nas ações que tomamos perante a sociedade.

Outro fator é que a moral permite diferenciar várias intenções e decisões, nos permitindo identificar qual era a real intenção de  uma determinada pessoa,  ou analisar alguma situação.

A moral está ligada com o meio em que vivemos em que fomos criados,  educação e comportamentosdos nossos familiares em nossa infância influenciam diretamente na composição e construção da moral,  como parte do nosso caráter.

 Qual é o significado de Ética?

Ética é uma área da filosofia que busca explicar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum, e analisa o comportamento humano e as razões de determinadas ações.

O conceito de ética pode estabelecer uma visão questionadora, o que é o certo e o errado muitas vezes a linha entre o bem e o mal, com isso ela cria uma reflexão individual sobre os preceitos da moral!

A ética está intimamente ligada à moral e aquilo que é imoral, e consiste numa importante ferramenta para o bom convívio entre as pessoas e para o bom funcionamento das relações e das instituições, e é algo subjetivo.

Origem do conceito de Ética e de Moral

A origem de ambos os termos aqui estudados estão amplamente ligados às sociedades grega e romana, que fizeram parte da Antiguidade clássica.

A palavra moral vem do latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”, e o seu significado tem a relação estabelecida pelas regras definidas pela moral que definem o modo de agir das pessoas.

Já a palavra ética vem do Grego “ethos” que significa a relação ao “modo de ser”, “morada” ou “caráter”. A ética está totalmente ligada ao modo social de agir, e implica no consenso da sociedade.

Como podemos notar, o conceito de ética é ligado a algo particular ou individual, enquanto a moral é algo mais amplo e que envolve toda a sociedade.

Faça um teste sobre sua Inteligência Emocional!

Você já se perguntou como seu emocional e seu racional se relacionam?

Inteligência emocional é a habilidade de compreender seus sentimentos, de maneira que você aprende a controlar suas emoções e administrá-las de forma saudável.

Dominar essa soft skill é essencial para o mercado de trabalho. Pensando nisso, a Voitto disponibilizou o teste “Como está a sua Inteligência Emocional?” gratuitamente para seus leitores.

Teste sua inteligência emocional agora clicando no banner:

Teste Como está sua Inteligência Emocional?

Conheça 4 exemplos que acompanham a Moral!

Baseado nas definições citadas acima, destacamos também que a moral inclui valores e são orientadas pelas “regras” e ou proibições da sociedade, além de implantações sobre a política, religião, costumes e crenças e ideologias.

A conduta que está presente na moral, é aplicada aos indivíduos de uma comunidade, portanto, ela é seguida pelo “código de conduta”, portanto ela se constrói com o consenso e compartilhamento de várias morais.

Com base nisso listamos alguns princípios que são dados como o pilar e orientam a conduta das pessoas perante a sociedade,lembrando que esses valores agem como uma espécie de maniqueísmo.

Portanto, determinadas ações são aceitas porque obedecem moralmente algo que esteja alinhado com os princípios e valores morais, e com isso podemos fazer alguma reflexão sobre o assunto. Alguns exemplos:

Justiça 

Esse é com certeza um dos pilares que fundamentam a moral, e age em sentido paralelo à sociedade, e está relacionado ao direito de ir e vir. Você pode cobrar o que é seu por direito, e deve contribuir com os deveres e obrigações.

Honestidade

A honestidade está relacionada com as ações que vão de encontro com a sua verdade e a sua sinceridade,  e que além dos interesses, acima de tudo você aja de forma correta e verdadeira.

Empatia

A empatia, é basicamente a capacidade de se colocar no lugar do outro em determinadas situações para entender quais são os seus pontos de vista, e quais são os seus sentimentos em relação a isso, a fim de construir uma relação.

Igualdade

A igualdade é um valor descrito na Constituição Brasileira,  e no ponto de vista dos direitos todas as pessoas são iguais independente da sua raça, origem, credo ou classe social.

Esses são alguns dos exemplos que compõem a moral,  mas agora vamos conhecer quais são os exemplos que envolvem a ética? Continue a leitura para entender .

Conheça 4 exemplos de valores sobre Ética!

Bem 

O bem é o contrário do mal, e é um ideal ético que está relacionado com a sua conduta, ele está associado também aos princípios que sustentam outros valores, e eles impactam no comportamento correto, com base na promoção do bem.

Verdade

A verdade está totalmente ligada à credibilidade dos fatos e a realidade, com isso a ausência da mentira e a afirmação do que é seguramente é certo e está dentro da realidade apresentada.


Respeito

O respeito inclui alguns comportamentos como a capacidade de ouvir, acolher,  não julgar,  considerar os sentimentos e ter empatia com o valor a respeito da decisão sobre como outras pessoas levam a vida.


Liberdade

A liberdade está relacionada com o direito de fazer suas próprias escolhas  políticas e individuais, e agir conforme seus pensamentos, invadir a privacidade e interferir na vida de outras pessoas,  além de também não infringir as leis.

Qual a importância da Ética e Moral?

É extremamente importante entender os conceitos de ética e moral, afinal, são esses valores que tornam possível a convivência de forma harmoniosa em sociedade.

A ética e a moral guiam as decisões das pessoas, como consequência podemos desenvolver relacionamentos saudáveis e grupos sociais que respeitam regras fundamentais.

Quais são as principais diferenças entre Moral e Ética?

Você sabe quais são as diferenças entre ética e moral? Existem alguns conceitos que estão extremamente ligados entre o comportamento moral e o código de ética.

No entanto, em seu interior cada item está associado a etimologias distintas, pois uma relaciona-se com costumes e a outra com modo de ser.

Suas características diferenciam-se,  mas ainda assim elas compõem a construção do caráter, personalidade,  e maneiras de se comportar e agir,  contribuindo para conduta do homem perante a sociedade.

Portanto, enquanto a moral está preocupada com os comportamentos de indivíduos e grupos,  por outro lado se relaciona com os princípios individuais que regem as ações e as consequências para o bem-estar comum entre todos.

Desenvolva outras habilidades essenciais!

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.