CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O RG atual irá perder sua validade?
Quais serão as principais mudanças?
Como emitir a nova carteira de identidade digital?
Haverá algum custo para emissão?

Novo RG digital será obrigatório a todos? Veja como emitir!

O novo modelo de Carteira de Identidade reúne CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e servirá como documento de viagem pelo Mercosul.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Novo RG digital será obrigatório a todos? Veja como emitir!

A nova Carteira Nacional de Identidade, o RG digital, irá substituir o modelo atual e deve utilizar o CPF como cadastro único. Assim, o número de RG não irá mais existir e o documento terá validade a nível nacional.

A nova carteira reúne CPF, Título de Eleitor, CNH, Carteira de Trabalho em um só lugar, trazendo mais praticidade para os brasileiros. Além disso, o documento poderá ser apresentado para viagens pelos países do Mercosul, não havendo necessidade da apresentação do passaporte.

Mas como emitir o novo RG digital? O modelo documento irá perder sua validade? Descubra a resposta dessa e de outras perguntas nessa leitura:

  • O RG atual irá perder sua validade?
  • Quais serão as principais mudanças?
  • Como emitir a nova carteira de identidade digital?
  • Haverá algum custo para emissão?

Vamos lá?

O RG atual irá perder sua validade?

Por enquanto, ainda não. O RG atual continua sendo aceito por até 10 anos para todos que tem até 60 anos de idade. Para quem tem mais do que 60 anos, o documento atual continua valendo por prazo indeterminado.

Na nova carteira trará acesso facilitado para alguns serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS, além de outras vantagens. Para entender as principais mudanças, continue com a gente.

Novo RG digital

Quais serão as principais mudanças?

As principais mudanças do modelo atual para a nova carteira de identidade digital são:

  • O número único de registro será o CPF;
  • Autenticidade checada por QR code;
  • Acesso a carteira digital pelo Gov.br;
  • Possibilidade de reunir título de eleitor, CNH, Carteira Nacional de Saúde, Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar e e números de NIS/PIS/Pasep;
  • Declaração de gênero não binário;
  • Inclusão de nome social mesmo sem a alteração no registro civil;
  • Validade para viagens pelos países do Mercosul, sem a necessidade do passaporte;
  • Possibilidade de incluir informações de saúde como doador de órgãos, tipo sanguíneo, doenças e casos especiais de saúde;
  • Para carteiras emitidas em uma unidade da federação diferente daquela onde foi feita a primeira, o documento será considerado segunda via;
  • Mais segurança e visual único para todo país.

Embora o nome possa confundir, o RG digital também terá sua versão física, além do acesso digital. Saiba a seguir como emitir esse documento!

Como emitir a nova carteira de identidade digital?

A nova carteira de identidade visual será emitida com base nos dados biométricos, ou seja, digitais dos dedos das mãos, e informações pessoais de cada cidadão.

O novo RG começa a ser emitido a partir de 1º de março para os servidores da Justiça eleitoral e alguns outros órgãos públicos. Na sequência o estado de Minas Gerais deverá ser o primeiro a implementar a mudança para toda população.

O prazo é que até dia 3 de março de 2023 todas as Secretarias de Segurança Pública pelo Brasil estejam prontas para emissão do novo RG digital, seguindo os passos:

1. Recolher os dados biométricos de todos os brasileiros cadastrados na BDCN (Base de Dados de Indentificação Civil);

2. Os cidadãos deverão baixar o aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade) para realizar um pré-cadastro (o aplicativo ainda não está disponível);

3. O atendimento será finalizado em um ponto físico ou virtual das Secretarias de Segurança Pública.

Haverá algum custo para emissão?

Não haverá nenhum custo para a emissão da nova carteira nacional de identidade, o processo será gratuito e oferecido a toda população por meio das Secretarias de Segurança Pública.

Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

kit gestão estrategica

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Estratégica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.