ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quais as vantagens de estimular a criatividade?
10 dicas de como estimular a criatividade!
Aprenda a tirar a ideia do papel!

Confira 10 dicas poderosas de como estimular a criatividade e se destacar!

Você se considera uma pessoa criativa? Neste artigo, aprenda como estimular a criatividade e aplicá-la no seu dia a dia para um melhor resultado na área profissional.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Confira 10 dicas poderosas de como estimular a criatividade e se destacar!

A criatividade é uma habilidade multifuncional que necessita ser mais valorizada devido a seu impacto tanto pessoalmente, quanto profissionalmente.

Sendo cada vez mais valorizada em diversas áreas profissionais do mercado de trabalho, vemos constantemente em “requisitos necessários” a criatividade, devido a sua assimilação a um profissional flexível e dinâmico em resolução de problemas.

As crianças têm maior facilidade para o desenvolvimento da criatividade dentro do dia a dia, porém, ser criativo é uma característica estimulável que não se restringe apenas a essa fase da vida.

Além disso, leva tempo para que um indivíduo seja considerado criativo e não é necessário nascer com essa habilidade já totalmente desenvolvida, pois, existem técnicas e dicas que podem ser seguidas para que você se torne uma pessoa criativa!

Ficou curioso para saber mais sobre essas dicas? Vamos à leitura então!

Quais as vantagens de estimular a criatividade?

Antes de conhecer algumas dicas incríveis de maneiras de estimular a criatividade, é interessante que você entenda quais são as principais vantagens de se tornar uma pessoa criativa e estar sempre melhorando essa habilidade.

A criatividadeestá muito atrelada à capacidade de resolução de problemas, o que é uma soft skill muito valorizada no mercado de trabalho e ainda, um fator muito presente no nosso dia a dia.

Além disso, o processo criativo é uma característica comprovadamente benéfica para oalívio do estresse e diminuição da ansiedade, o que proporciona um estado de bem estar físico e mental para seus usuários

Mas antes, você quer aprender como colocar todas as suas ideias criativas em prática? Veja o vídeo abaixo e entenda mais.

Muito interessante, não é mesmo? Agora vamos às dicas!

10 dicas de como estimular a criatividade!

A criatividade pode ser útil em diversos aspectos da vida tanto da cotidiana como a da profissional, seja para criar ideias de resolução de problemas, quanto para realizar um trabalho de maneira inovadora e interessante.

Para o desenvolvimento da criatividade é necessário estimular o cérebro, alguns exemplos práticos disso são:

1. Entenda como a criatividade funciona 

A assimilação de um conceito é o primeiro passo para conseguir desenvolvê-lo. Mas, no caso da criatividade, essa parte muitas vezes é negligenciada, pois esse conceito é visto como algo muito intuitivo.

Entretanto, estudar os componentes da criatividade e como esse mecanismo funciona é muito enriquecedor para a prática da mesma. Logo, busque capacitações e estudos que ampliem sua visão sobre esse conceito!

Afinal, criatividade nada mais é que a aplicação real de ideias que surgem no seu subconsciente e nosso cérebro, apesar de ter dificuldade quando mais velho, ainda consegue assimilar novos hábitos se houver exercício diário do mesmo.

2. Faça atividades criativas diariamente 

O processo de estimulação está intrinsecamente relacionado com a constância. Ou seja, para aprimorar sua criatividade, você precisa investir em sua prática de modo periódico.

Diante disso, é interessante inserir atividades que elucidam a criatividade no dia a dia, dependendo do seu objetivo, tais como:

  • desenho;
  • escrita;
  • leitura;
  • aprendizado de novos conceitos;
  • hobbies;
  • estudos.

Uma atividade criativa não precisa ser complexa para ser eficiente! Por isso, aproveite os recursos e oportunidades que você tem disponível para implementar processos criativos que levam seu desenvolvimento a outro patamar.

3. Se prepare e se organize 

Você conhece algum atleta que tenha ganhado uma maratona sem ter se preparado para isso? A resposta provavelmente é não, e isso pode ser justificado devido ao fato de que a preparação é a chave para o sucesso!

Logo, se preparar e se organizar para seu novo projeto de desenvolver a sua criatividade é essencial para ter sucesso nessa missão.

Comece criando um cronograma, este lhe guiará pelos primeiros meses até que vire um hábito e seu cérebro comece a associar automaticamente essas atividades a um momento de descontração e liberdade.

Por isso muitos buscam inspirações para novas ideias quando fazem algo prazeroso e estimulante para o cérebro, contudo lembre-se que cada pessoa tem sua atividade e seu ambiente mais propício, então procure o seu!

4. Seja mais observador, curioso e questionador 

Quem questiona está sempre buscando agregar os seus conhecimentos com informações novas, o que é muito positivo para a criatividade e resolução de problemas.

É interessante observar também que curiosidade é uma característica que pode ser associada não apenas à obtenção de informações de diversas áreas, mas também à uma boa memória que gera um melhor aprendizado.

Além disso, adquirir cada vez mais repertórios através dos mecanismos do dia a dia como a observação e a curiosidade é uma boa oportunidade para aprender mais em situações cotidianas.

5. Tenha um momento de incubação 

Descansar é muito importante para o desenvolvimento de qualquer novo aprendizado, e com a criatividade não poderia ser diferente.

Nesse sentido, estabeleça um período de incubação para descansar a mente e assim, seu cérebro conseguirá assimilar de forma positiva os novos conhecimentos, sem se sobrecarregar.

Além disso, nesses momentos de foco intenso, permita que sua mente divague e descanse com profundidade, pois isso será essencial para o estímulo criativo e a absorção de conceitos já assimilados.

6. Busque iniciativas de criatividade coletiva 

Você já ouviu falar de World Café?

Trata-se de uma dinâmica de estímulo da criatividade em grupo, tal que os interessados se reúnem periodicamente para discutir sobre determinados assuntos e criar condições de estímulo de ideias criativas.

Iniciativas como essa são muito interessantes para serem estabelecidas entre um grupo de pessoas que desejam estimular a criatividade ou até mesmo para aplicar de forma adaptada à equipe do seu negócio!

7. Use ferramentas criativas 

O Brainstorming é uma ferramenta simples, que precisa de poucos recursos para ser utilizada e pode ser muito proveitosa para estimular a criatividade no seu trabalho, nos estudos e demais áreas da vida.

A criação de mapas mentais ajudam a organizar esse turbilhão de ideia que precisam fazer sentido para que sua criatividade floresça.

Por isso, insira o uso dessa “tempestade de ideias” na sua rotina, para que o seu pensamento criativo possa ser potencializado e consequentemente, ideias diferentes e inovadoras possam surgir.

8. Aprenda coisas novas

Qual foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez?

Com o estabelecimento da rotina, é comum que a descoberta de coisas novas não sejam uma prioridade e passem a ser negligenciadas. Por isso, evitar essa situação e resgatar essa prática é muito importante!

Assim, busque se aprimorar em uma parte diferente de algo que você já tem domínio ou conheça novos instrumentos musicais, novos idiomas, estabeleça novos hobbies, entre outros.

9. Faça networking

O Networking se refere ao estabelecimento de uma rede de contatos consistente, que te agrega tanto em valores quanto em novos conhecimentos interessantes.

Por isso, a diversidade do networking pode te proporcionar mecanismos de criatividade muito importantes, pois você entrará em contato com outras culturas, aprendizados e referências.

Para isso, tenha em mente que networking é uma ação de troca onde os dois recebem, através de informações.

Uma das melhores maneiras de realizar isso, é ter certeza que eles sempre saibam o que você está fazendo, seja pelo linkedin, facebook, instagram ou até pessoalmente, assim ambos podem se conectar quando as oportunidades forem benéficas aos dois lados.

10. Não tenha medo de errar 

Começar novos projetos pode ser uma coisa muito assustadora para algumas pessoas, mas, a possibilidade de erro não deve ser um fator limitante ou até mesmo paralisante para ninguém!

Dentro do processo de estimular sua criatividade e de melhorar sua capacidade de resolução de problemas, encare o erro como uma oportunidade de amadurecimento e aprendizado que seu desenvolvimento será exponencial!

Gostou desse conteúdo? Agora é só colocar em prática!

Aprenda a tirar a ideia do papel!

Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil.

Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.

Para te ajudar a sair do "branco", criamos o eBook Como Tirar uma Ideia do Papel!

Com ele, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel.

A melhor coisa vem agora: ele é completamente gratuito!

Clique na imagem abaixo e faça o download.

Baixe gratuitamente!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[Teste] Qual seu nível de pensamento crítico?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Qual Seu Nível De Pensamento Crítico?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.