Depois de um vídeo já editado e pronto para ser publicado no lugar de interesse, é preciso que esse vídeo seja salvo em seu computador ou dispositivo, ou ainda que seja enviado diretamente para a rede social que deseja.
Nessa etapa, algumas dúvidas podem surgir em relação a como exportar esse vídeo, qual o melhor formato para exportá-lo, a melhor resolução, entre outras. É nesse passo que agora iremos te auxiliar!
Continue a leitura pois te apresentaremos um passo a passo explicando a melhor maneira de exportar seus vídeos na seguintes sequência:
Primeiramente, é importante ressaltar que cada editor de vídeo terá um passo a passo de exportação diferente, mas no geral todos possuem um padrão parecido. É esse padrão que iremos te ensinar.
Por meio dele, basta que procure em seu editor o jeito adequado de prosseguir.
A primeira coisa a se fazer é ir até o menu que geralmente fica na barra superior do seu editor. Nele, é possível que exista a opção “Exportar”, porém, se não for a caso, escolha “Arquivo” e clique em “Exportar".
Na janela de exportação alguns campos deverão ser preenchidos: dê um nome de arquivo, selecione o local em que o vídeo deverá ser salvo e selecione o tipo de formato em que o vídeo deverá estar.
Uma dúvida pertinente é em qual formato o vídeo deve ser exportado. E a resposta para isso é que vai depender da plataforma em que deseja que seu vídeo seja publicado, pois a maioria não suporta qualquer arquivo.
Por exemplo, o Youtube suporta diversos tipos de arquivos, porém os mais utilizados por criadores de conteúdo são H.264, MPEG-2, MPEG-4 ou VP8, por proporcionarem alta qualidade e ao mesmo tempo leveza.
Já o WhatsApp suporta arquivos de vídeo MP4 mais comuns usando os codecs de vídeo H264 ou MPEG4.
Assim, procure se informar a respeito de quais formatos sua plataforma de interesse suporta.
Alguns editores disponibilizam opções mais complexas de definição de exportação em “Definições”, como resolução, taxa de bits e frame rate. Você poderá alterá-las manualmente ou selecionar as opções básicas de qualidade: boa, alta, ou máxima.
Ainda, é importante saber que o tamanho do vídeo vai depender da duração e taxa de bits do projeto. Porém, é recomendável que o vídeo seja exportado com as mesmas definições do original.
Com as definições ajustadas, o último passo é retornar ao a janela de exportação e selecionar a opção arquivo “Exportar” ou “Iniciar”, ou outra com o mesmo objetivo, dependendo do editor.
Pronto, seu vídeo é processado e salvo em seu dispositivo! Lembre-se ainda que o tempo de processamento vai depender de alguns fatores como tamanho e qualidade, então pode ser normal demorar muitos minutos em certos casos.
Como o Youtube é uma plataforma muito utilizada por quem edita vídeos, a maioria dos editores já possuem diferentes opções de exportação, contando com uma já direto para a plataforma.
Portanto, como vídeo editado, basta ir até “Exportar” e encontrar algo similar a “Carregar para Youtube”.
Além disso, é necessário que entre na sua conta no Youtube. Em seguida, preencha os campos de título, descrição, etiquetas e selecione se deseja que o vídeo se torne público, privado, ou não listado. Feito isso, basta carregá-lo para a plataforma.
Caso seu editor não disponha dessa opção, será necessário seguir os passos já ensinados para exportar o seu vídeo para o seu dispositivo e depois disso fazer o upload diretamente em seu canal no Youtube.
É comum erros acontecerem ao tentar exportar um vídeo via WhatsApp, a razão disso é que o limite para enviar um vídeo nessa plataforma é de 16 MB. Assim, se um erro ocorreu, é provável que o arquivo esteja grande demais.
Para solucionar esse problema, será necessário comprimir e reduzir a resolução do vídeo em questão. Assim, te daremos algumas dicas de aplicativos e sites para realizar essa compressão.
Caso esteja tentando enviar o vídeo pelo computador, basta acessar o site CloudConvert em seu navegador de preferência, em seguida envie o vídeo que deseja converter e selecione “MP4”.
Depois disso, clique no botão de ferramenta que estará do lado, diminua a qualidade do vídeo para reduzir o tamanho. Se depois disso o tamanho ainda estiver grande, repita os passos e reduza ainda mais a qualidade.
Ou ainda, existe a possibilidade de dividir o vídeo em dois para que seja possível o seu envio. Use então as ferramentas de edição para separá-lo.
Se você está tentando exportar seu vídeo por um dispositivo Android, poderá usar o aplicativo VidCompact, ou se está utilizando um Iphone, te sugerimos o Video Compress.
Onde em ambos, a ideia é a mesma do site anteriormente apresentado. Basta carregar seu vídeo no aplicativo para fazer sua compressão, posteriormente seguindo também as mesmas dicas indicadas.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito útil para você e te ajudado na sua jornada de aprendizado na produção de conteúdo audiovisual! Continue acompanhando o Voitto Academy para ver mais assuntos como esse!
A exportação do seu vídeo para redes sociais e veículos de comunicação é fundamental na sua divulgação. Sem o auxílio deste procedimento, seu curso não possui alcance nem escalabilidade, por isso é de suma importância que você o faça.
Além disso, através deste vídeo você garantirá ranqueamento orgânico e ranqueamento pago em plataformas como o YouTube, por exemplo. Isso eventualmente trará mais alunos para seu curso, além de permitir monetização própria da plataforma.
Fundada em 2008, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios. Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!