CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Dica de ouro!
8 passos para a implantação do lean construction
Hora de se capacitar!

Descubra como implementar o lean construction em sua organização

Descubra como implementar o lean construction no escritório e no canteiro de obras da sua organização por meio de 8 passos.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Descubra como implementar o lean construction em sua organização

A implementação do lean no setor da construção civil pode ser desafiante, porém traz inúmeras vantagens.

Ao longo deste artigo vamos conversar sobre como implementar o lean construction em sua organização por meio de 8 passos.

Dica de ouro!

Quer receber um Kit completamente personalizado com o passo a passo para sua certificação em Seis Sigma?

São 7 passos para te levar ao diferencial curricular e versatilidade de atuação com maiores salários, além modelos de planilhas e apresentações com todo suporte a sua trajetória gratuitamente.

É simples: garanta o seu com um clique no botão abaixo!

Kit Guia para certificação especialista Seis Sigma! Baixe agora!

8 passos para a implantação do lean construction

A implementação do lean construction vai muito além dos conceitos, ela exige prática.

Vamos listar 8 passos básicos para a implementação do lean construction.

1. Aprendizado sobre lean

O primeiro passo para a implantação do lean construction é o conhecimento dos principais conceitos do lean.

Tanto a alta gestão quanto os funcionários que atuarão no canteiro de obras precisam estar cientes da metodologia, das ferramentas utilizadas e da sua importância para o produto final.

2. Treinamento e reconhecimento para gerar comprometimento

O segundo passo está relacionado ao treinamento da sua equipe de trabalhadores.

Esse treinamento deve ser eficiente, visando levar reconhecimento aos funcionários e despertando neles um comprometimento com o produto que eles estão entregando.

É importante levar a metodologia lean de modo que eles possam integrá-la no seu cotidiano, tendo empatia para explicar os conceitos da forma como eles entendem.

É preciso incentivar uma comunicação transparente sobre os objetivos lean e definir ferramentas de medição de desempenho.

3. Buscar a estabilidade do sistema de gestão da produção

Na construção civil é muito comum se fazer encomendas de lajotas, blocos, entre outros materiais.

Porém, o lean nos trás outro pensamento que está relacionado com um sistema de produção no canteiro de obras, juntamente com a implantação de um processo de planejamento e controle da produção.

Nesse sentido, é necessário um planejamento detalhado das etapas, com a quantidade exata de materiais que serão necessários e como eles serão dispostos no canteiro de obras ou se haverá um espaço destinado somente à fabricação desses materiais.

4. Mapear e monitorar processos importantes

Defina as métricas para o monitoramento e controle das tarefas a serem executadas e deixe-as à vista para que todos os envolvidos no empreendimento tenham acesso a elas.

5. Mapeamento do estado futuro

É importante que todos os envolvidos tenham a liberdade de colaborar com o empreendimento, sugerindo ideias criativas para planejar o estado futuro.

Os requisitos estabelecidos pelos clientes devem ser atendidos, o fluxo de trabalho deve ser contínuo e o trabalho distribuído de forma uniforme.

6. Identificação de medidas de desempenho lean

Para que a equipe se mantenha comprometida é importante mostrar o impacto dos seus esforços nos resultados da empresa e os objetivos já alcançados.

7. Criação dos planos Kaizen 

Esse planejamento é importante para assegurar que as melhorias serão sustentadas e os esforços reconhecidos. As melhorias alcançadas com os Kaizens darão início a um processo que será melhorado continuamente com o tempo.

8. Implementação dos planos Kaizen

O último passo para a implementação do lean construction é a execução dos planos de melhorias.

Hora de se capacitar!

Agora que você já conhece o passo a passo para implementar o lean construction está na hora de ir mais a fundo nos conceitos dessa metodologia. Mas, eu tenho uma dica que fará você se aprofundar não só nos conceitos de Lean Construction mas também te tornará um especialista na metodologia Lean!

Você deseja aplicar melhorias no ambiente de construção, visando a redução dos custos e a melhoria da qualidade?

Então adote a metodologia Lean para redução de desperdícios! O Lean vem com o foco de transformar o chão de fábrica por meio do aumento de qualidade e produtividade e da redução de desperdícios.

Com o curso Fundamentos de Lean Construction você estará apto a identificar o conceito de agregação de valor e desperdícios no contexto de construções, aplicar os princípios Lean em canteiro de obras, a utilizar o Kaizen para realizar melhorias no processo, a proporcionar melhorias no ambiente de construção civil e muito mais!

Que tal impulsionar sua carreira por meio do Lean Construction e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein?

Clique e saiba mais!

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.