CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Por que é importante planejar um processo seletivo?
5 passos para um processo seletivo eficiente
Como capacitar o seu RH para montar um processo seletivo?

O processo seletivo pelo olhar do recrutador: como montar um processo de seleção eficiente

O processo seletivo é a porta de entrada de novos colaboradores e estes precisam estar em harmonia com a cultura organizacional da empresa.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
O processo seletivo pelo olhar do recrutador: como montar um processo de seleção eficiente

Montar um processo seletivo eficiente é essencial para contratar pessoas competentes e que se encaixem na cultura organizacional da empresa.

A área de recursos humanos tem uma grande importância para a estruturação de um bom processo seletivo, isso porque o mercado de trabalho está a cada dia mais dinâmico e é necessário que as organizações se adequem à mudanças do mundo VUCA..

Para que a seleção seja eficiente, as diferentes etapas devem ser bem planejadas e estruturadas.

Quer aprender a montar um processo seletivo eficiente? Então confira o que separamos para você ao longo deste artigo:

  • Por que é importante planejar um processo seletivo?
  • 5 passos para um processo seletivo eficiente
  • Como capacitar o seu RH para montar um processo seletivo?

Vamos começar entendendo a importância de se planejar um processo seletivo.

Por que é importante planejar um processo seletivo?

Um processo de seleção é um acontecimento importante dentro de uma organização. Afinal, é por meio dele que novas pessoas integrarão o seu time e farão parte das conquistas da sua empresa.

Quando um processo seletivo é bem planejado e estruturado, as chances de contratar um funcionário não qualificado para o cargo são menores. Isso, além de tornar o processo mais eficiente, reduz custos na empresa e auxilia no melhor desempenho da equipe.

O planejamento se torna necessário para que as contratações sejam bem sucedidas, o desempenho e a produtividade sejam mantidos ou aumente, isso conforme for o objetivo da empresa com a nova contratação.

Mas para um time trabalhar de forma assertiva e entregar bons resultados é preciso também se preocupar em ter um plano de cargos e salários bem estruturado dentro da empresa e, pensando em te ajudar nisso, nós preparamos um material gratuito para você!

Ganhe uma planilha personalizada e gratuita!

Para facilitar o seu trabalho e o de sua empresa na hora do controle de pessoas pelo RH e também de seus pagamentos para o financeiro, criamos uma super Planilha de Plano de Cargos e Salários.

Com ela, você poderá ter uma gestão simplificada de pessoas e suas remunerações, a partir de um modelo hierarquia e categorização de colaboradores, entre outras atividades importantes de cargos e salários dentro de um negócio.

Não vai perder essa oportunidade não é mesmo? Baixe agora esse material clicando no botão a seguir!

planilha plano de cargos e salários


Quer montar um processo seletivo eficiente? Então veja os passos a seguir!

5 passos para um processo seletivo eficiente

Para realizar um processo seletivo, é preciso analisar as necessidades da organização e pensar nas várias etapas até chegar a etapa final. Ou seja, é preciso passar, desde a elaboração de um anúncio de emprego até a contratação.

1. Análise e descreva o cargo com todas as informações necessárias

É necessário que a organização tenha a descrição do cargo que ela deseja preencher. É preciso saber o que ela está procurando, qual é o seu candidato ideal.

Estratégias de employer branding auxiliam na construção de uma boa imagem para a sua organização, o que a torna mais atrativa aos candidatos.

Algumas organizações cometem erros, pois não divulgam informações claras e completas sobre as vagas. Isso prejudica tanto aqueles que desejam se candidatar à vaga quanto a própria empresa, que gastará mais tempo e energia no processo de seleção.

Existem informações que devem ser analisadas, sendo elas:

  • o nome e a descrição completa do cargo
  • quais as principais tarefas e atribuições do cargo a ser preenchido?
  • quais são os conhecimentos e as habilidades que o cargo demanda?
  • quem é o líder desse cargo?
  • existe algum subordinado? Se sim, qual?

Dessa maneira, é mais fácil traçar o perfil do candidato, o que auxilia na escolha dos melhores canais de comunicação para a divulgação da vaga e uma descrição completa do cargo.

Se a vaga a ser preenchida for uma posição já existente, é importante reciclar a descrição do trabalho utilizada na última contratação.

É importante que a descrição do cargo seja atraente ao candidato. Além do salário, não esqueça de colocar o que a empresa tem a oferecer, como será a rotina do trabalhador e quais os objetivos da empresa que eles ajudarão a alcançar.

Na descrição do trabalho, existem alguns itens que devem ser observados e que não podem faltar no seu anúncio, sendo eles:

  • cargo e departamento
  • localização
  • horário de trabalho
  • resumo da posição, seus objetivos, suas responsabilidades e sua relação com as outras partes integrantes da empresa
  • pré-requisitos da vaga
  • experiência e qualificações preferenciais
  • descrição da empresa e da sua cultura organizacional e
  • salários e benefícios.

Todas essas informações, além de ajudar a encontrar o candidato que você está procurando, reduz as chances de turnover.

2. Divulgue a vaga que está em aberto

Parece uma dica um pouco óbvia, mas se a vaga foi anunciada em um canal no qual o seu "candidato-alvo" não está, é como se ela não existisse.

Por isso, é necessário se utilizar dos meios certos para anunciar a vaga em aberto. Os mais utilizados são as páginas de carreira, as redes sociais e os sites de emprego.

É importante que o anúncio seja atraente aos profissionais e que os critérios de seleção fiquem claros.

Informações como cultura da empresa, sua missão, visão e valores, os benefícios da vaga e as atribuições são essenciais.

Um dos grandes desafios encontrados pelos recrutadores é a falta de talentos. Por isso, é importante analisar se o candidato que você está a procura já não está trabalhando na sua empresa.

Sendo assim, um processo de seleção interna pode ser uma saída.

Certifique-se de que os seus colaboradores estão cientes das novas oportunidades, podendo estas serem divulgadas por meio de e-mails ou outros meios de comunicação utilizados pela sua empresa.

Uma forma de envolver toda a empresa no processo de contratação é estabelecendo um programa de indicação de candidatos, oferecendo um bônus em caso de contratação.

3. Faça uma triagem inicial dos currículos

Seguindo os passos anteriores vão chover currículos. Por isso, é importante fazer uma triagem inicial e descartar aqueles que não correspondem com o cargo descrito.

Compare o currículo do candidato com a descrição da vaga. Veja se as habilidades profissionais e as experiências do candidato estão alinhados com os pré-requisitos da vaga.

Analise o tempo de permanência nos empregos anteriores. O histórico do candidato demonstra o seu progresso e sua motivação.

4. Faça as primeiras entrevistas

É nesse momento do processo seletivo que o recrutador tem a oportunidade de ficar mais próximo do candidato.

Esse é o primeiro contato mais próximo entre recrutador e candidato e é importante que esse momento seja agradável, sendo assim faça com que o candidato se sinta à vontade.

Crie uma entrevista estruturada, se utilizando de perguntas estratégicas, tenha o currículo do candidato na hora da entrevista, se mostre disposto a responder à dúvidas do candidato e anote tudo que considerar importante.

5. Não deixe de realizar testes de habilidade e comportamento

Os testes de habilidade e comportamento permitem um conhecimento maior do profissional.

Realize dinâmicas de grupo, testes específicos, mapeamento do perfil comportamental e testes psicológicos.

Tudo isso auxilia na contratação de pessoas que tenham um fit cultural com a empresa e com o cargo.


Mas como ter uma equipe qualificada para montar um processo seletivo?

Como capacitar o seu RH para montar um processo seletivo?

Como vimos, cada etapa do processo seletivo precisa ser planejada e executada da melhor maneira possível, de modo a obter êxito em suas contratações.

A área de recursos humanos é a principal responsável pelo recrutamento, seleção e a manutenção dos candidatos e colaboradores.

Sendo assim, é importante ter profissionais qualificados e capazes de montar um processo seletivo eficiente.

Para que o seu sistema de recursos humanos seja bem estruturado, separamos para você o nosso Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos.

Ao longo das lições do curso, você aprenderá a fazer análise de perfil para contração e a conduzir entrevistas. Aprenderá como entender e melhorar a relação com os seus colaboradores e muitos outros ensinamentos que irão te auxiliar tanto no processo de contratação, quanto na manutenção dos funcionários na sua organização.

Não perca tempo, clique no botão abaixo e se inscreva.

Você é empreendedor, já passou pelos trâmites burocráticos de abrir o seu negócio e precisa começar a operar?

Ou é um profissional que tem vontade de trabalhar com Recursos Humanos, mas não sabe como começar?

No Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, você irá aprender sobre a agregação de pessoal, com análise de perfil, entrevistas, contratação; passando pelo processo de aplicação de pessoal; compensação das pessoas, como quais benefícios oferecer; até o processo de manutenção de pessoal.

Este curso vai te auxiliar em todas as atividades de um setor de Recursos Humanos! Inscreva-se já e inicie a construção do seu império!

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Plano De Cargos E Salarios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.