ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

As 7 melhores dicas para pensar fora da caixa
1 - Lance mão de ferramentas!
2 - Leia livros!
3 - Mude o seu ambiente de trabalho!
4 - Baixe aplicativos!
5 - Converse com outras pessoas!
6 - Tenha um tempo fora da tecnologia!
7 - Mude a sua rotina!
E não esqueça de buscar a qualificação!

7 dicas para pensar fora da caixa e encontrar soluções criativas para os problemas

Saiba quais são as técnicas infalíveis para se tornar mais criativo, pensar fora da caixa e ter ideias que ninguém mais teve!

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
7 dicas para pensar fora da caixa e encontrar soluções criativas para os problemas

"Não há dúvida de que a criatividade é o recurso humano mais importante de todos. Sem criatividade, não haveria progresso e estaríamos para sempre repetindo os mesmos padrões." (Edward de Bono)


A partir dessa reflexão, vemos o quão importante é a criatividade, não apenas para a humanidade, mas também para o desenvolvimento profissionaldo indivíduo.


Um profissional que tem a habilidade de pensar fora da caixa é aquele que consegue ver além do óbvio e gerar ideias inovadoras.


Trata-se do perfil amplamente visado pelas empresas atualmente e do empreendedor ideal. Afinal, em tempos de competição acirrada, sai na frente quem consegue desenvolver soluções únicas e diferenciais competitivos, que sirvam como destaque no mercado.

Pensando nisso, antes de irmos para o artigo propriamente dito, temos um material muito especial para você! Aprenda, com um dos convidados especiais da Voitto, Felipe Bragatto, o que fazer para ser um profissional criativo e focado em inovação! Veja só:

Agora, neste artigo, traremos para vocês as 7 melhores dicas para pensar fora da caixa. São elas:

  • Lance mão de ferramentas
  • Leia livros
  • Mude o seu ambiente de trabalho
  • Baixe aplicativos
  • Converse com outras pessoas
  • Tenha um tempo fora da tecnologia
  • Mude a sua rotina

Então, continue com a leitura e entenda como colocar essas 7 dicas em prática e quais os benefícios que serão gerados por ela.

As 7 melhores dicas para pensar fora da caixa

Engana-se quem pensa que a criatividade e a habilidade de pensar fora da caixa são características natas e que não podem ser desenvolvidas ao longo da vida.

Existem diversas técnicas e dicas para esse propósito, que podem tornar qualquer pessoa criativa, e é exatamente isso que você encontra neste artigo!

Então, vem comigo! Porque hoje você vai aprender como pensar fora da caixa, através de 7 dicas infalíveis sobre como expandir a criatividade! Aposto que a dica número 4 vai te surpreender!

E, antes de começarmos, não deixe de baixar a planilha de Brainstorming e seleção de ideiaspara facilitar o seu processo de geração de ideias! Com ela, você terá em mãos uma ferramenta poderosa para a inovação! Para baixar, clique na imagem abaixo:

Planilha de Brainstorming e seleção de ideias


Vamos lá?

1 - Lance mão de ferramentas!

Outra forma de aumentar a capacidade de pensar fora da caixa, é através de ferramentas específicas para gerar e estruturar ideias. Entre elas, destacam-se o Design Thinking, o Brainstorming e os 5 porquês.

  • 5 porquês: é uma ferramenta para questionar ideias, produtos ou serviços, utilizando cinco perguntas que vão fazer você identificar possíveis melhorias em um conceito e pensar em formas de aprimorá-lo
  • Design thinking: trata-se de uma metodologia extremamente visual, que fornece um guia para inovação, através das etapas: pesquisa, definição do problema, ideação, criação do protótipo e replicação
  • Brainstorming: é um meio de se gerar uma "chuva de ideias" através da colaboração em equipe. Você pode utilizá-lo com uma simples folha de papel ou com o Excel.

2 - Leia livros!

O bom e velho livro pode ser a melhor fonte de conselhos sobre como pensar fora da caixa.

Você pode tanto ler livros sobre inspiração e sobre a área em que deseja ser mais criativo, como também pode recorrer a livros específicos para o aumento da criatividade.

Para te ajudar, separei os Pocket Books, versões resumidas de livros, da Voitto, que podem fazer toda a diferença para aumentar a sua capacidade de pensar fora da caixa:

3 - Mude o seu ambiente de trabalho!

Para pensar fora da caixa, um dos primeiros passos a serem seguidos é realizar uma mudança completa do seu ambiente de trabalho.

Este deve deixar as pessoas à vontade, propiciar a comunicação e fornecer estímulos para a criatividade.

Dessa forma, algumas mudanças podem fazer toda a diferença, como deixar o ambiente mais colorido, estabelecer a luminosidade ideal, fornecer espaços específicos para a conversa e permitir que os próprios colaboradores sejam os agentes da modificação, personalizando os seus espaços de trabalho.

4 - Baixe aplicativos!

Já parou pra pensar que a solução para pensar fora da caixa está no aparelho que você tanto usa e leva para todos os cantos?

Pois bem, em vez de passar boa parte do seu tempo olhando redes sociais, você pode tornar o seu relacionamento com o celular mais produtivoao baixar aplicativos voltados para o desenvolvimento da criatividade.

Existem, hoje, diversas opções que podem nos ajudar. O Luminosity é uma delas, que busca, através de atividades criadas por neurocientistas, aumentar a capacidade de pensar fora da caixa, melhorar a memória e combater o estresse no dia a dia.

No The Room 2, você deve desvendar um enigmático quebra-cabeça físico, que vai se tornando cada vez mais complicado a cada fase.

Já em Fit Brains Trainer, encontram-se exercícios para estimular o seu cérebro, de forma a desenvolver a sua criatividade.

E, se você curte práticas para desenvolver o raciocínio lógico, o aplicativo Amazing Alex te oferece isso junto a cenários divertidos e músicas para descontração.

5 - Converse com outras pessoas!

Outra dica fundamental para se tornar uma pessoa criativa e que consegue pensar fora da caixa consiste na comunicação com outras pessoas.

Compartilhar ideais e pedir opiniões pode fazer toda a diferença no processo criativo!

Além de você obter uma visão externa e uma validação sobre o seu pensamento, você pode adquirir novas perspectivas e insights que não eram tão visíveis antes.

Dica: fazer amizades com pessoas que atuam em áreas diferentes de você pode ser uma boa forma de estimular o pensamento fora da caixa.

6 - Tenha um tempo fora da tecnologia!

Como você já viu, a tecnologia pode ser uma importante aliada no processo de pensar fora da caixa, através do uso de aplicativos estratégicos.

Mas, não se engane! O uso excessivo de aparelhos tecnológicos pode ser um grande empecilho para desenvolver soluções criativas.

Para pensar fora da caixa, é essencial reservar momentos em que você se distancie do celular, tablet, televisão e computador. Assim, você reduz a ansiedade, consegue se conectar melhor com o que está ao seu redor e aproveita mais da sua mente.

7 - Mude a sua rotina!

Ir a lugares a que você não costuma ir, mudar o caminho para o trabalho, fazer um curso novo ou aprender outro idioma podem ser excelentes formas de modificar a sua rotina e aumentar a capacidade de pensar fora da caixa.

Então, não hesite em apostar em uma mudança e sair da sua zona de conforto!

E não esqueça de buscar a qualificação!

Para conseguir pensar fora da caixa e enxergar um tema de forma diferente, é necessário dominar os conhecimentos básicos que existem sobre ele e estar qualificado.

Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!

Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.

Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.

Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você! 

criatividade e resolucao de problemas

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

criatividade e resolucao de problemas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Criatividade E Resolução De Problemas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.