CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é capacitação profissional?
Quais são as vantagens de se capacitar profissionalmente?
Quais as principais maneiras para se capacitar profissionalmente?
O que as empresas ganham ao investir na capacitação dos colaboradores?
Alavanque a sua carreira!

Aprenda mais sobre capacitação profissional e suba degraus em sua carreira!

Descubra quais são as vantagens de se capacitar profissionalmente na carreira e quais são as melhores formas de realizar essa capacitação!

Paulo Augustinho
Por: Paulo Augustinho
Aprenda mais sobre capacitação profissional e suba degraus em sua carreira!

É preciso mais do que as habilidades inatas do profissional para destacar-se no mercado. O cenário de grande competitividade e exigências profissionais torna a capacitação indispensável nas empresas.

Dessa forma, a capacitação contínua torna o profissional mais valorizado e as empresas mais competitivas. O despertar para o novo é realizado e os indivíduos visionários abraçam as organizações inteligentes que o proporciona.

Observando tais pontos, cada pessoa será convocada à capacitação em algum momento pela empresa ou pelo desejo próprio. No entanto, esse método possui várias maneiras de ser estruturado, incluindo encontros presenciais, semipresenciais ou totalmente à distância.

Confira a seguir os principais tópicos abordados neste artigo:

  • O que é capacitação profissional?
  • Quais são as vantagens de se capacitar profissionalmente?
  • Quais são as principais maneiras para se capacitar profissionalmente?
  • O que as empresas ganham ao investir na capacitação dos colaboradores?
  • Alavanque a sua carreira!

Vamos lá!

O que é capacitação profissional?

A capacitação profissional são treinamentos, formações e cursos impulsionados pelas empresas e que ensinam novas habilidades ou fortalecem as já existentes. Essa melhoria é relevante para a evolução de desempenho na execução de funções e para a constante atualização.

Para tal, especialistas ministram cursos, treinamentos e workshops mediante iniciativas da empresa ou até mesmo do próprio funcionário, em busca de atender demandas específicas do mercado de trabalho.

Além disso, essas pessoas também trabalham a sua empregabilidade, integrando-se no contexto de novas tecnologias. Aqueles que já possuem uma formação profissional a nível superior tendem a ascender ainda mais em sua profissão.

Portanto, a capacitação profissional vai muito além do aperfeiçoamento ou da aquisição de novas Hard Skills(competências técnicas), perpassando também pelo desenvolvimento das Soft Skills (habilidades comportamentais).

Quais são as vantagens de se capacitar profissionalmente?

A capacitação não só fortalece suas competências, mas também é um investimento crucial para o crescimento profissional. Isso ocorre porque a falta de qualificação prejudica a sua empregabilidade e afeta negativamente o seu desempenho no exercício de determinada atividade.

Contudo, ao se aperfeiçoar continuamente, o indivíduo poderá observar o atendimento às demandas atuais e futuras do mercado. No que lhe concerne, isso tornará seu perfil mais completo, acessível para os empregadores e proporciona oportunidades únicas que geram retornos mais substanciais.

Principais ganhos ao buscar capacitação:

  • Maximização das oportunidades de emprego;
  • Maior chance para promoção de cargo;
  • Novas habilidades técnicas e comportamentais;
  • Maior credibilidade profissional;
  • Salários mais atrativos.

Dessa forma, encarar a capacitação profissional vai ajudá-lo a consolidar sua marca e ampliar seu know-how. Ter boas formações destacadas em seu currículo vai colocá-lo à frente da concorrência e isso significa ser o melhor ou está entre eles.

No entanto, aplicar capital na educação não pode ser tido como um custo, e sim investimento.

Quais as principais maneiras para se capacitar profissionalmente? 

Hoje, felizmente, não precisamos necessariamente nos deslocar de uma localidade a outra para fazer um curso, graças aos avanços tecnológicos. Por conta disso, o desenvolvimento profissional se tornou mais fácil.

Porém, é importante a empresa com o profissional dar prioridade para a categoria de capacitação que melhor facilite sua aprendizagem, tomando como base seu perfil para valer a pena.

Vamos ver quais são as principais maneiras de capacitação profissional atualmente:

Cursos livres

Atualmente nos deparamos com muitas instituições de ensino que disponibilizam em suas plataformas cursos em diversos campos do conhecimento.

Os cursos livres, aqueles que abarcam diversas categorias das áreas de atuação, em alguns casos, nem exigem conhecimento prévio e que fornecem um conhecimento específico.

Assim sendo, empresas podem fazer parcerias ou fechar pacotes personalizados para colaboradores que serão certificados ao final pela nova habilidade e apto a colocá-la em prática no dia a dia de trabalho.

Cabe salientar que esses cursos no currículo vão fortalecer seu perfil e maximizar a possibilidade de se destacar.

Portanto, esse é um meio que deve ser explorado por todas as entidades e profissionais que estar sempre no anseio por melhores resultados.

Treinamentos

Essa modalidade é mais comum nas organizações, como ação propositalmente levantada pelo RH da empresa para desenvolver competências dos colaboradores, o famoso CHÁ (conhecimento, habilidade e atitude).

Ademais, quando a empresa para a qual presta serviço te proporcionar essa oportunidade deve abraçá-la, para que se mantenha na linha do desenvolvimento e quem sabe não seja o próximo promovido em sua função em decorrência da nova expertise profissional.

Workshops e Palestras

Estes também podem ser tomados para capacitação profissional, apesar da curta duração, no caso do workshop, colocar-se em pauta uma temática sem deixar de lado a parte prática.

As palestras geralmente, uma única pessoa dissemina conhecimento sobre um tema, que pode e deve ser aplicado posteriormente.

Em adição, é importante lembrar que independente da escolha é indispensável verificar outras questões como estrutura, suporte, acessibilidade, dentre outros pontos inerentes a estes eventos, antes de confirmar participação.

Congressos

Outra modalidade boa a ser explorada cada vez mais neste contexto da capacitação, que possibilitará aos participantes não só a oportunidade para lidar com temáticas atuais do mercado, mas expandir o networking, e quem sabe daí saia aquela parceria para o projeto que a empresa tanto espera do colaborador.

Dessa forma, é evidente que congresso seja ele acadêmico ou profissional causa impactos na formação, bem como nas entregas, esperada pela organização de seu pessoal.

O que as empresas ganham ao investir na capacitação dos colaboradores?

Disponibilizar treinamentos, cursos, palestras ou até mesmo enviar sua equipe para congressos sobre novas tecnologias, competências é o mecanismo ideal para os trabalhadores estarem por dentro das mudanças da área e ofereçam o seu melhor no cargo.

Há muitos benefícios ao propor o desenvolvimento com esforços mútuos aos funcionários, mas, em ênfase capacitar o quadro de colaboradores significa que sua empresa terá os talentos preparados para sair à frente da concorrência e entregar os melhores resultados.

Principais ganhos para empresa:

  • Retenção de talentos;
  • Atração de ótimos colaboradores;
  • Melhores resultados organizacionais;
  • Maior engajamento da equipe.

Em resumo, percebemos que ambos se beneficiam com a capacitação profissional, tanto a organização, quanto o colaborador. De modo que, isso tudo soma para fortalecer uma cultura onde seu pessoal tenha sucesso. E pessoas bem-sucedidas no trabalho, tornam sua empresa bem-sucedida.

Alavanque a sua carreira!

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.

Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.

Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.

Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.

Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.

Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.