ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Etapas de uma auditoria
Programa das auditorias
Passo a passo para preparar uma auditoria!
Que tal se tornar um especialista?

Veja agora como é fácil preparar uma auditoria para seus negócios!

Saiba tudo sobre como se preparar uma auditoria interna, de forma simples, e descomplique esse processo de uma vez por todas!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja agora como é fácil preparar uma auditoria para seus negócios!

Auditar é uma forma de determinar a eficácia e conformidade de um sistema de gestão, além de proporcionar a melhoria contínuanas empresas.

Sendo assim, é uma forma de atuar sobre oportunidades de melhoria, otimizar o desempenho da organização e se preparar para uma certificação externa.

Apesar de ser visto como um processo complexo e gerar muita preocupação nos colaboradores, a auditoria é um exame sistemático simples e de fácil execução quando há profissionais capacitados em sua liderança.

Além disso, auditorias podem proporcionar maior confiança ao gerenciamento e perante os clientes, facilitar a comunicação entre as partes da empresa e realimentar o sistema através de ações corretivas e preventivas.

Então, se você deseja saber mais sobre como se preparar para uma auditoria, fique com a gente! Pois hoje você vai entender como realizar um planejamento através de exemplos práticos e de forma descomplicada!

Mas antes, veja esse super material!

Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.

As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!


Gestao da Qualidade

Etapas de uma auditoria

A auditoria é realizada através de 5 etapas principais, sendo elas:

  1. Planejamento macro (programa);
  2. Preparação (planejamento);
  3. Execução;
  4. Resultado; e
  5. Acompanhamento. 

Etapas de uma auditoria


Como pode-se observar, duas das cinco etapas da auditoria antecedem a execução e fazem parte da preparação. Assim, implementá-las de forma correta é essencial para obter o resultado pretendido.

Vamos então ver o que deve receber a sua atenção ao realizar o planejamento macro e a preparação para esse exame.

Programa das auditorias

O programa nada mais é do que um planejamento macro de um determinado ciclo da sua empresa. 

Para criar esse documento, é importante avaliar a situação atual de implementação do sistema de gestão, assim como uma análise crítica do mesmo.

Além disso, é necessário levantar a importância dos processos a serem auditados e ter em mente que processos críticos para a organização demandam vistorias mais frequentes.

O programa deve considerar, também, o resultado de auditagens anteriores e eventuais alterações nos procedimentos das atividades desenvolvidas pela Empresa.
Ademais, é importante manter em mente que o documento deve apresentar total imparcialidade por parte dos auditores. Assim, a equipe deve estar bem distribuída para que o auditor interno não avalie a própria área de trabalho.

Um programa de auditoria deve conter:

  • Objetivos das auditorias: deve advir da alta direção, que deve estipular a intenção e as prioridades da empresa naquele momento. É necessário, também, definir o porquê dela ocorrer e qual é o tipo de averiguação, se é interna, de adequação, de produto;
  • Abrangência / duração: delimitação dos espaços físicos e temporais da auditoria. Assim, é necessário definir onde ela ocorrerá, quais unidades serão participantes, quais setores serão auditados e qual o período de tempo será destinado a esse processo; 
  • Procedimentos, critérios e métodos: definição dos procedimentosde gestão, norma de referência, versão da norma e métodos que serão implementados na etapa de execução; e  
  • Seleção da equipe e recursos: documentação de quem serão os auditores, quais serão os responsáveis por cada setor, quais são as suas responsabilidades e quem ocupará o papel do Auditor Líder. Também é necessário realizar um levantamento de todos os recursos que serão demandados, como transporte, ferramentas, softwares, entre outros.

O responsável por gerenciar o Programa define:

Papéis e responsabilidades;

  • Abrangência;
  • Riscos do Programa (falha de planejamento, recursos, equipe etc.);
  • Procedimentos, critérios, métodos e recursos; e
  • Resultados, registros e futuras melhorias no Programa das Auditorias.

Para entender ainda mais como fazer o programa, confira o exemplo abaixo:

Programa de auditoria

Programa de auditoria

Programa de auditoria

 Passo a passo para preparar uma auditoria!

Na segunda etapa da averiguação, o Auditor Líder deve:

1. Realizar o contato inicial com o auditado 

Nesse momento, deve ser realizada uma apresentação formal, confirmações, arranjos, solicitações de documentos e recursos, entre outras providências.

Também é necessário comunicar à empresa ou aos setores envolvidos que o exame será iniciado.

2. eterminar a viabilidade

Avaliar informações, cooperação do auditado, tempo e recursos disponíveis para confirmar a viabilidade da auditoria.

3. Preparar as atividades

  • Análise crítica da documentação (provida pelo auditado);
  • Preparação do Plano de Auditoria (etapas em cada setor e requisitos a serem auditados);
  • Designar trabalhos para a Equipe (instruções e divisão);
  • Preparar Documentos de Trabalho (checklists).

O Plano de Auditoria é, em síntese, um cronograma daquele processo, conforme ilustra o exemplo a seguir:

Realizar contato com auditado

Realizar contato com o auditado


Já a lista de verificação (checklist), para os documentos de trabalho, é uma ótima forma de ajudar na memória e na administração do tempo, cobrir todos os temas, assegurar a continuidade da inspeção, organizar as anotações e prover meios de documentar as investigações. Confira o exemplo abaixo:

Checklist para auditoria

Que tal se tornar um especialista?

Você com certeza já ouviu falar sobre o ISO 9001, mas você sabe o que ele representa? Bem, o ISO 9001 é o famoso conjunto de normas da qualidade, que atestam que uma empresa atende os mais altos padrões do mercado .

Para que sua empresa possa se candidatar à certificação, é necessária uma pessoa com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria, principalmente quando tratamos da certificação ISO 9001. Portanto, com a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, essa pessoa pode ser você!

Pensando nisso, esse curso foi montado para que você seja capaz de atingir essa tão importante certificação. Ou seja, para que você aprenda sobre os princípios da auditoria e competências necessárias para um auditor.

Além disso a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 pressupõe que todos os requisitos da norma devem ser atendidos, mantidos e auditados por um profissional capacitado.

Gostou e está precisando se capacitar? Então não perca tempo e se inscreva agora no curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao De Auditores No Sistema De Gestao Da Qualidade Iso 9001 2015

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.