ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é criatividade?
Os 5 elementos da criatividade
Como ser criativo é importante no mercado de trabalho?
Como ser criativo no ambiente de trabalho em 3 passos
Quer se destacar ainda mais na sua carreira?

Como ser criativo no ambiente de trabalho e se destacar com essa habilidade? Aprenda agora!

Descubra como ser criativo, aprenda formas de desenvolver a criatividade e saiba como utilizar essa habilidade no seu ambiente de trabalho!

Carolina Crissafe
Por: Carolina Crissafe
Como ser criativo no ambiente de trabalho e se destacar com essa habilidade? Aprenda agora!

Muitas pessoas acreditam que a criatividade é um dom. Mas será que ela realmente é uma característica nata de somente algumas pessoas ou é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer indivíduo? Te garanto que certamente a segunda opção é a correta! Continue lendo este artigo, pois nele vamos te ensinar como ser criativo no ambiente de trabalho e alavancar a sua carreira profissional! Neste artigo você vai aprender:

  • O que é criatividade?
  • Os 5 elementos da criatividade;
  • Como ser criativo é importante no mercado de trabalho?
  • Como ser criativo no ambiente de trabalho em 3 passos;

Vamos lá?

O que é criatividade?

A criatividade é a habilidade que as pessoas têm de criar, desenvolver e inventar coisas novas, de forma original e inovadora. Essa habilidade é comum a todo indivíduo, mas é preciso aprender a desenvolvê-la para conhecer o potencial criativo existente em nós.


“A criatividade não é inventar algo do nada, mas sim transformar aquilo que já existe.” (David Eagleman)

Um dos mitos da criatividade é acreditar que para ser criativo é preciso ser genial e desenvolver coisas grandiosas e surreais. Na verdade, a mudança de perspectiva é o que possibilita a criação de algo novo.Cada ser humano tem uma vivência do mundo ao seu redor e é por meio das conexões entre essas experiências que surge a criatividade.


Para ser criativo não é necessário criar ideias extraordinárias. A criatividade pode ser desenvolvida nos pequenos atos cotidianos. Quer saber como ser criativo? Continue lendo este artigo que vamos te explicar!

Os 5 elementos da criatividade

Os 5 elementos da criatividade são habilidades muito importantes para o desenvolvimento do processo criativo. Essas habilidades fazem parte do chamado “DNA da inovação” e podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa. Ficou curioso para saber quais são? Neste artigo vamos te explicar um pouquinho sobre cada uma delas, para que você descubra como ser criativo!

1 - Capacidade de associação

Um profissional que tem como  habilidade a  capacidade de associação é capaz de associar diferentes elementos e assuntos, que aparentemente não têm ligação e enxergar ideias e conexões entre eles.

2 - Questionamento

Um profissional questionador não se conforma com qualquer justificativa, não deixa nenhuma dúvida em aberto e quer sempre entender o porquêdas coisas. Ele está sempre contestando a situação atual em buscas de formas para melhorá-la.

3 - Observação

A capacidade de observação é muito importante, pois é através dela que surgem os melhores insights e ideias inovadoras. O observador analisa as situações de forma intencional e criteriosa, prestando atenção aos detalhes, em busca de compreensão e entendimento. Assim, ele tem muitas fontes de inspiração para desenvolver ainda mais o seu potencial criativo.

4 - Networking

Possuir uma rede de relacionamentos é uma característica fundamental para saber como ser criativo. Além do contato interpessoal, os diversos pontos de vista pertencentes às pessoas fazem com que uma mesma situação seja vista de diferentes ângulos, favorecendo o surgimento de novas ideias.

5 - Experimentação

A habilidade de experimentação consiste em vivenciar diferentes experiências, como visitar lugares que você nunca foi antes e aprender coisas novas.  Essa prática ajuda a desenvolver a capacidade de associação e a elaboração de novas ideias.

Como ser criativo é importante no mercado de trabalho?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a habilidade criativa não é importante apenas em profissões ligadas à artes, design, arquitetura e afins. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, saber como ser criativo é um grande diferencial.


A criatividade é uma das habilidades do futuro mais valorizadas nos profissionais atualmente. Segundo o Fórum Econômico Mundial, essa habilidade ocupa o quinto lugar no ranking das mais procuradas pelas empresas para 2025.


Existem alguns motivos que explicam essa busca por profissionais criativos. O primeiro deles é que a tecnologia está cada vez mais presente em todos os cenários no mundo de hoje. Isso faz com que várias tarefas possam ser realizadas por máquinas e a mão de obra humana seja  substituída.


O segundo motivo é que o mundo está mudando cada vez mais rápido e o que hoje é novidade, amanhã já pode se tornar ultrapassado. Por isso, um profissional criativo e inovador certamente terá o seu lugar garantido no mercado de trabalho e será um destaque! Percebeu como ser criativo é fundamental?


Quer saber como ser criativo no seu ambiente de trabalho? Vou te contar 3 passos para você conseguir desenvolver e aplicar a  criatividade na sua vida profissional.

Como ser criativo no ambiente de trabalho em 3 passos

1 - Tentar algo novo

O primeiro passo para aprender como ser mais criativo é tentar algo novo. Comece mudando a sua perspectiva com relação às coisas, tente observar determinada situação e pensar de uma forma que você não tenha feito antes.


Isso não significa que você deve inventar uma solução mirabolante e extraordinária. Pense apenas na solução mais simples que vier à sua mente para resolver o problema que está enfrentando. Uma solução inovadora e criativa, na maioria das vezes, é uma solução simples!


“A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação.” (Leonardo da Vinci)

2 - Ultrapassar limites

O segundo passo para entender como ser criativo é a continuação do primeiro. Você deve explorar as possibilidades de pensamento sobre determinado assunto. Porém, nesse caso você deve sair da sua zona de conforto, abandonando o caminho de menor resistência que a nossa mente está acostumada a trabalhar.


“Talento é acertar um alvo que ninguém acerta. Genialidade é acertar um alvo que ninguém vê.” (Arthur Schopenhauer)


Não coloque barreiras na sua trajetória de aprendizado, mas esteja sempre disposto a ir além, pensando fora da caixa, para que consiga alcançar resultados que nem você mesmo imaginaria.

3 - Não ter medo do fracasso

O terceiro passo para descobrir como ser criativo é certamente o mais importante. Não temer o fracasso é crucial para alcançar o sucesso em qualquer situação.


Vou te contar a história de um rapaz que talvez você já conheça.


Elias era um menino sonhador que sempre gostou muito de desenhar. Aos 19 anos abriu sua primeira empresa, vendendo desenhos que fazia sobre os personagens que ele mais gostava.


Aos 22 anos decretou a falência da sua empresa, após diversas tentativas de reabrir, que eram sempre seguidas por fracassos. Depois disso, trabalhou como editor em um jornal e foi demitido pois não tinha imaginação e criatividade suficientes.


Tentou seguir a carreira de ator e não conseguiu sucesso. Também abriu um estúdio de gravação e lançou algumas animações  por diversas vezes e, adivinha? Sem sucesso.


Um dia, ele e seus sócios precisavam de uma alternativa para continuar com a empresa e criaram um personagem que fez muito sucesso: um camundongo que, mais tarde, foi batizado como Mickey.


O nome completo de Elias era Walter Elias Disney, o famoso Walt Disney. Já pensou como seria se ele tivesse desistido? Por isso, não tenha medo de errar. Na dúvida, faça! Só erra quem faz!

Quer se destacar ainda mais na sua carreira?

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Carolina Crissafe

Carolina Crissafe

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.