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O que é comunicação digital?
Benefícios da comunicação digital para seu negócio
Pilares da comunicação digital
Ferramentas de comunicação digital
Como desenvolver uma comunicação digital para meu negócio?
Quero empreender!

Comunicação digital: como ser visualizado e desejado pelos clientes

Aprenda os pilares da comunicação digital, benefícios e ferramentas para implantá-la no seu negócio e aumentar as vendas.

Lícia Calvet
Por: Lícia Calvet
Comunicação digital: como ser visualizado e desejado pelos clientes

A Comunicação Digital é o meio de usar da tecnologiapara se comunicar.

Segundo pesquisa realizada pela empresa GlobalWebIndex (2019), o Brasil é o 2º país mais conectado do mundo, com uma média de 225 minutos/dia por pessoa em redes sociais.

Quanto tempo você fica online nas redes sociais? Pois é, você e seus potenciais clientes passam grande parte do dia buscando na internet conteúdos que agreguem valor...seja ensinando algo novo, seja ofertando um produto/serviço que você necessita no momento.

Portanto, a presença no ambiente digital se tornou requisito básico para as empresas conquistarem a visibilidade da sua marca e, assim, manterem-se competitivas no mercado.

Quer saber mais sobre a comunicação digital em negócios? Com este artigo, você aprenderá:

  • O que é comunicação digital?
  • Benefícios da comunicação digital para seu negócio
  • Pilares da comunicação digital
  • Ferramentas de comunicação digital
  • Como desenvolver uma comunicação digital para meu negócio?

O que é comunicação digital?

A comunicação digital é um conjunto de ações estratégicas, realizadas na web, redes sociais e dispositivos móveis, para veicular conteúdos da sua empresa objetivando a conversão de leads.

O objetivo da comunicação digital é gerar aproximação entre cliente-empresa. A empresa, ou você empreendedor, pode mostrar seu dia a dia para seu cliente e, também, conhecer mais dele:

  • Qual a sua maior dificuldade?
  • Qual o melhor formato de aprendizagem para ele?
  • Que conteúdo mais gosta de ver no seu instagram?

E aí, interessado em saber como usar as redes sociais de forma estratégica? Inscreva-se no Workshop Marketing para Redes Sociais e potencialize seu engajamento com clientes no meio digital!

Workshop Marketing para Redes Sociais

Benefícios da comunicação digital para seu negócio

Você sabe quais as vantagens de implantar a comunicação digital no seu negócio?

1. Maior visibilidade

A comunicação digital permite que você amplie o seu alcance de público. Ou seja, há uma maior visibilidade da sua empresa. Logo, possível aumento do número de leads.

Você está visualizando um crescimento de vendas aí?

2. Leads qualificados

A comunicação digital permite que você apareça estrategicamente para seu público-alvo. Ou seja, sem essa de "atirar para todo lado". Você tem um foco. Com uma base qualificada, você tem mais chances de fechar negócio!

Sem gasto de energia à toa, ok?

3. Relacionamento com clientes

A comunicação digital é como um relacionamento amoroso: a cada dia dia que se passa, os clientes conhecem mais a empresa e vice-versa. A empresa fala sobre seu dia a dia e produtos, o clientefala das necessidades... é uma relação de descoberta e abertura.

O cliente ao dizer suas dificuldades e ser acolhido com apoio ou soluções pela empresa cria afinidade, conexão. A fidelização vem como, hein?

Lembre-se: Como toda relação, é necessário cultivar um contato de valor e de forma constante!

4. Redução de custos

O uso de ferramentas digitais elimina custos com impressões e ainda proporciona alcance específico de sua persona.

Um post que você publica nas redes sociais já é disponibilizado para seus seguidores e você apenas investiu tempo criando a arte. Interessante, né?

5. Mensuração de resultados

O meio digital favorece que seus dados sejam mensurados. Ou seja, é possível saber sobre número de leads, taxa de conversão e até sobre o ROI(Retorno Sobre Investimento).

Constantemente, você pode ver se está ou não no caminho certo. E, se necessário, pode mudar estratégia de forma mais rápida.

Pilares da comunicação digital

Desde o início, falamos de estratégia, certo? A comunicação digital possui 4 pilares responsáveis por facilitar a comunicaçãocom o cliente. Diante disso, o processo de conexão com a sua audiência se torna mais eficiente e, consequentemente, o seu número de conversões aumentará. Os 4 pilares da comunicação digital são:

  • Engajamento
  • Relacionamento
  • Conteúdo
  • Presença

Por serem tão importantes, trouxemos uma breve explicação sobre cada um deles. Acompanhe, abaixo!

Engajamento

Imagem que incentiva o usuário a interagir com a publicação


Você sabia que o número de curtidas, post salvos e compartilhamento trazem informações relevantes?

Sabe aquele post que te trouxe conhecimento novo e relevante? Você curte porque gostou de aprender, comenta "não sabiaaaa" e ainda manda pros amigos que não sabem sobre.

Podemos chamar todas essas interações que você teve com essa publicação de engajamento.

Com esses comportamentos você gera dados para a empresa saber o que os clientes estão achando do que ofertam. E mais, ainda faz propaganda para ela! Esse impulsionamento faz com que a publicação alcance mais pessoas e venda mais.

DICA de como aumentar engajamento: Crie conteúdos que agreguem valor e que sejam compartilháveis.

Relacionamento

Ilustração de uma live no Instagram


Após o cliente ter conhecido sua empresa, é hora de você investir no seu relacionamento com ele.

Relacionar-se é o diferencial, é o que faz a sua empresa ser a escolhida. Se seu amigo vende algo, você compra dele ou de outra empresa? Provavelmente dele, por terem relação próxima.

Sabe quando você está tão apaixonado que em tudo você vê aquela pessoa e não a troca por nada? Pois é, você deve deixar seu cliente apaixonado pela sua marca, de forma que quando ele desejar um produto/serviço, você virá a mente dele. E adivinha...comprará de você :)

Como estabelecer relacionamento: Promova abertura de comunicação com o cliente (Chat online, redes sociais, etc.): acolha suas necessidades, responda-o, dê soluções e fale de você...mire na relação de amizade!

Dica! Use e abuse de caixinha de perguntas, vídeos do dia a dia, testes, enquetes e também lives com conteúdo mais pedido ou como retirada de dúvidas.

Imagem de uma publicação do Instagram sobre os 5 passos para uma comunicação clara e concisa


O que leva você a indicar a dizer que tal empresa é autoridade em determinado tema? É a transmissão de conteúdos de qualidade, acertei?

Se segue uma empresa, deve ser porque você viu que lá tem informações, conteúdos que podem te agregar de alguma forma, respondendo a uma dúvida sua ou sendo solução para uma de suas necessidades.

Como gerar bons conteúdos: Conheça seus clientes e suas necessidades e depois produza conteúdos solucionando esses problemas.

Dica! Use ferramentas como ubersuggest, alsoasked, answerthepublic. Coloque seu tema de trabalho/nicho nesses sites e tenha várias opções de conteúdo para abordar.

Lembre-se de não copiar conteúdos, ok? Além de não ser ético, fica feio para sua imagem e ainda é um crime.

Presença Digital

Presença  digital


Se chegou até aqui deve estar se perguntando como gerar engajamento, construir relacionamentos e conteúdos agregadores, certo? Todos esses pilares são conquistados através de uma presença online.

Se os seus potenciais clientes estão conectados, você também deve estar. Aproveite para interagir com seu público, gere conexões, nutra relacionamento, gere necessidade, ofereça suas soluções.

Como ter presença digital: Elabore conteúdos para divulgar nas suas redes, tenha planejamento, estratégia e constância de postagens, defina momentos do dia para que seus clientes façam perguntas e para que você os responda.

O cliente está online e você deve estar também, interagindo.

Quem não é visto não é lembrado, né?

Ferramentas de comunicação digital 

Conheça as principais ferramentas que podem otimizar seus resultados estratégicos. Confira abaixo:

  • Mídias sociais
  • E-mail marketing
  • Mídia paga
  • Blog

Mídias sociais

As mídias sociais, também conhecidas como redes sociais, são as ferramentas de comunicação digital mais utilizadas, considerando a fácil utilização e o baixo investimento necessário.

Como fazer web marketing pelas mídias sociais? Instagram, Twitter, TikTok, Facebook e LinkedIN são alguns meios que você pode utilizar para estabelecer relacionamento com seu público. Se seus clientes passam horas em redes sociais, você também deve estar por lá!

Dica de como usar: Planeje posts com conteúdos de interesse do seu público. Apareça nos stories. Interaja com a caixinha de perguntas. O importante é se conectar com seus clientes!

E-mail marketing

Um outro meio de nutrir relacionamento com clientes é a utilização de e-mail marketing para manter contato constante com seu cliente.

Como fazer web marketing por e-mail marketing? Com informações dos clientes na mão, a exemplo, e-mail e tema de interesse, você pode nutrir seus leads através do envio de conteúdos estratégicos até torná-lo um comprador.

Elabore um e-book ou curso gratuito e, para inscrição, solicite o preenchimento de dados. Assim, você terá informações sobre alguém que tenha interesse em seus conteúdos. Massa, né?

Dica de como usar: Através de ferramentas como Mailchimp, RD Station ou Constant Contact você envia, periodicamente, materiais gratuitos, convites a cursos ou oferece produtos.

Mídia paga

A mídia paga é uma ferramenta utilizada para mostrar sobre sua empresa para pessoas do seu nicho.

Como fazer web marketing por mídia paga? Escolha um conteúdo seu estratégico, aquele que seu público-alvo se interesse e pague para que ele apareça para seus já leads e potenciais clientes. A intenção aqui é apresentar a empresa ao potencial cliente ou reforçar sua autoridade no assunto para aqueles que já o seguem.

Quem nunca viu uma empresa ou profissional que apareceu "do nada" no meio da rolagem de stories dos seus amigos? E detalhe, o conteúdo era de seu interesse, algo que estava buscando...Isso é campanha patrocinada e estratégica!

Dica de como usar: Ao fazer o seu planejamento financeiro, invista em campanhas em motores de busca (Google, Youtube) e/ou redes sociais (Instagram, Facebook). Esteja onde seus potenciais clientes estão. Quem é visto é lembrado :)

Blog

É uma ferramenta, representada por um canal, em que a empresa reforça sua marca enquanto autoridade no seu nicho através da produção de artigos.

O blog é um meio de tráfego orgânico. Portanto, crie conteúdos de qualidade e gratuitos que atendam as necessidades de seus clientes.

Imagina o cliente querer saber sobre um assunto e no seu blog ter informações sobre? Nada melhor que alguém que solucione nossos problemas, né?

Dica de como usar: Você quer liderar seu nicho, certo? Busque e aplique conhecimentos sobre SEO (Search Engine Optimization) e apareça nas primeiras buscas do Google :)

Quer saber como gerenciar os resultados atingidos por meio dessas ferramentas? Leia nosso artigo Como analisar Indicadores de Marketing Digital no Excel.

Como desenvolver uma comunicação digital para meu negócio?

Quer saber o passo a passo para começar a aplicar a comunicação digital na sua empresa? Segue as dicas!

1. Conheça seu público

O foco de uma empresa é o cliente. Então, para atuar de forma estratégica - ou seja, oferecer exatamente o que cliente deseja - é necessário o conhecer: informações de contato, o que gosta, o que faz, quais as necessidades, desejos e objetivos a longo prazo. Como saber isso? Conectando-se com seu cliente, fazendo pesquisas...

Criar uma persona ajuda. Fica a dica :)

2. Planeje suas ações

É imprescindível um planejamento. Para ter ações estratégicas, você precisa ter seus objetivos claros e definir as metas que deseja alcançar.

3. Ofereça conteúdo

Você como cliente prefere aquela empresa que só te "empurra" um produto ou que ofereça inicialmente conteúdos de seu interesse?

Hoje, para conquistar o coração do seu cliente é importante que ele veja a empresa enquanto aquela que quer o ajudar na resolução de problemas, não quer só vender.

Portanto, invista em conteúdos de qualidade, viu?

4. Tenha Presença Online

Para sua empresa ser lembrada pelo cliente é necessário estar presente nas mídias sociais.

É vendo sua empresa constantemente que o cliente vai conseguir se conectar a você, seja por disponibilizar conteúdo ou por momentos de interação nas redes sociais.

Vendas agora é sinônimo de investimento em relacionamento. Não esquece disso, tá?

5. Use ferramentas de Comunicação Digital 

Comunicação digital é a forma da empresa se manter presente na internet, meio de maior veiculação de informações hoje em dia. Logo, se não quer ficar para trás, use e abuse de redes sociais e pague campanhas patrocinadas, se possível.

Atue estrategicamente no meio digital!

Quero empreender!

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


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Lícia Calvet

Lícia Calvet

Grad. em Psicologia (UFMA) e Pós-Grad. em MBA Gestão Estratégica de Pessoas (ESTRATEGO). Experiência de mais de 3 anos em Empresa Júnior, onde assumiu 4 cargos de liderança: Diretora, Vice-Presidência, Presidência e Conselho Fiscal. Participante de Grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho e subjetividade. Formação Master DISC Fundamental com Tecnologia para Gestão de Perfil. Apaixonada pela Psicologia Organizacional e gestão de negócios, com foco em carreira e desenvolvimento pessoal e profissional de líderes. Atua no RH do Grupo Voitto, com ênfase em gestão de pessoas.

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