ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Como o valor das criptomoedas é calculado?
O que causa a flutuação no valor das criptomoedas?
Vale a pena investir em criptomoedas?

Veja a cotação de criptomoedas como o Bitcoin: como o valor delas é calculado?

Confira o valor das moedas Bitcoin, Ripple, Litecoin e Ether em tempo real. E descubra como o valor delas é calculado: vale a pena investir?

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Veja a cotação de criptomoedas como o Bitcoin: como o valor delas é calculado?

Confira o valor do Bitcoin (BTC) em tempo real e das criptomoedas Litecoin (LTC), Ripple (XRL) e Ether (ETH) nos gráficos abaixo. Em seguida, confira o texto para entender como essa cotação é calculada!

Nos gráficos, você encontra 4 informações:

  • O valor unitário de cada moeda
  • Market Cap ou Capitalização de Mercado: o valor total da moeda no mercado financeiro
  • Volume da moeda em circulação (transações financeiras) nas últimas 24h
  • Taxa de variação (crescimento ou decrescimento) do valor unitário de cada nas últimas 24h.

As criptomoedas surgiram em 2008 e, de lá para cá, ganharam bastante importância na economia. A primeira criptomoeda criada foi o Bitcoin, mas como você deve saber hoje temos centenas de outras com diferentes funcionalidades e relevâncias.

As moedas virtuais se comportam semelhantemente à moedas fiduciárias: valorizando ou desvalorizando de acordo com o mercado financeiro.

Para ajudar você entender como as criptomoedas se comportam, nesse artigo você encontrará:

  • Como o valor das criptomoedas é calculado?
  • O que causa flutuação no valor das criptomoedas?

Preparado? Então siga a leitura!

Como o valor das criptomoedas é calculado?

As principais criptomoedas em circulação no mercado são: Bitcoin, Litecoin, Ripple e o Ether. Como o valor delas é calculado? O que faz o valor do Bitcoin subir? Descubra a seguir!

Lei da oferta e da procura

Essa lei é bastante conhecida pelo senso comum. Quanto mais pessoas procuram por um produto, nesse caso, por uma moeda, maior é o valor dela no mercado.

As criptomoedas possuem uma particularidade em relação ao dinheiro tradicional. Elas têm um emissão. Isso mesmo, mesmo a moeda sendo virtual, é impossível emitir novas unidades após o limite ser atingido.

O limite do Bitcoin e do Ripple, por exemplo, é 21 milhões e 100 bilhões de unidades respectivamente.

Como isso influencia? A moeda começa a ser usada, ganha popularidade no mercado, a procura aumenta, mas como existe um limite, o valor dela aumenta.

Aceitação do mercado

Quando uma moeda é aceita no mercado, significa que é possível utilizá-la em operações financeiras e comerciais. Quando o Bitcoin foi lançado, o valor dele era baixíssimo.

Agora, o mercado aceitou o Bitcoin de tal forma que você pode até pedir uma pizza com essa moeda. Paralelamente, é possível perceber a valorização que a criptomoeda teve nos últimos anos. O valor de 1 BTC foi de US$ 0,0001 para US$ 8500,00 entre 2009 e 2018!

É impressionante, não é?

Número de carteiras virtuais

As carteiras virtuais são a ferramenta por meio da qual é possível movimentar suas criptomoedas ou seja, você pode guardar, transferir, realizar compras, entre outras operações com as moedas virtuais.

O aumento de carteiras significa que a moeda está popular e a essa altura você já sabe: quanto maior a popularidade, maior o valor.

Algumas das carteiras mais populares são:

  • Electrum;
  • Coinomi;
  • Jaxx.

Variações no mercado

Apesar de serem uma espécie de moeda não associada a nenhum governo ou banco emissor, o valor das criptomoedas pode variar com as moedas do mercado tradicional.

Se o dólar desvalorizar muito, por exemplo, é provável que as pessoas deixem de procurar o Bitcoin. Como resposta, o valor da moeda tende a cair.

Quantidade de investidores

Entenda como investidor toda e qualquer pessoa ou empresa que adquira certa quantidade de criptomoeda. Quanto mais indivíduos procuram a moeda, maior valor. Você já entendeu isso, não é mesmo?

Então, basicamente, o valor das criptomoedas depende da aceitação e do poder de aquisição.

Agora que você sabe o influencia no valor das moedas virtuais, deve querer entender o que faz essas moedas oscilarem no mercado. Veja o motivo no próximo tópico!

O que causa a flutuação no valor das criptomoedas?

O valor das criptomoedas é calculado com base nos fatores mostrados anteriormente. No entanto, eles não justificam o que causa a flutuação ou, melhor dizendo, a instabilidade das moedas virtuais.

O principal fator das oscilações é a descentralização dessas moedas. Não existe um órgão regulador que estabilize a flutuação, por isso as criptomoedas estão sujeitas à fragilidades do mercado. No Brasil, por exemplo, esse órgão é o Banco Central.

Contudo, à medida que o mercado amadurece entendendo como operar as moedas cripto, o efeito da descentralização diminui.

Vale a pena investir em criptomoedas?

Depois de ler o artigo, se você estiver pensando:

Vale a pena investir em criptomoedas? Qual a moeda devo investir no próximo ano?

A resposta é depende! Depende se você possui um entendimento mínimo sobre operações financeiras e análise de investimentos.

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - o que são criptomoedas? Baixe e entenda!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que São Criptomoedas E Como Funcionam

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.