ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é cultura orçamentária?
Benefícios da cultura orçamentária para as empresas
3 dicas para implementar a cultura orçamentária na sua empresa
Que tal começar agora?

Entenda a importância da cultura orçamentária para sua empresa e a sua implementação

A cultura orçamentária é uma ferramenta que estimula o planejamento financeiro de uma empresa, para obter uma estruturação financeira.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Entenda a importância da cultura orçamentária para sua empresa e a sua implementação

Diante do mundo VUCA, as empresas têm passado por transformações muito desafiadoras. Nesse sentido, a cultura corporativa e a cultura orçamentária são elementos importantes para estabelecer um controle dos gastos.

A falta do orçamento empresarial pode impactar de forma profunda nas empresas e nas pessoas que as integram. Por isso, estabelecer a cultura orçamentária no cenário corporativo faz com que os objetivos sejam estabelecidos de forma sustentável.

Nesse artigo, vamos falar sobre o que é, os benefícios e como implementar a cultura orçamentária no seu negócio, para que você possa instalar essa cultura na sua empresa. Confira abaixo os tópicos sobre o assunto:

  • O que é cultura orçamentária?
  • Benefícios da cultura orçamentária para as empresas
  • 3 dicas para implementar a cultura orçamentária no seu negócio.

O que é cultura orçamentária?

Cultura orçamentária é uma maneira de fomentar a prática do planejamento financeiro, ocasionando uma busca maior de alinhamento estratégico entre os colaboradores e a empresa, economicamente e financeiramente.

Para que a cultura orçamentária ocorra de forma efetiva, é preciso desenvolver a aplicação da gestão orçamentária.

É por meio desse tipo de gestão que a empresa irá organizar as suas receitas, as suas despesas, os seus custos e os seus investimentos de curto, médio e longo prazo.

Nesse sentido, é preciso que os colaboradores tenham conhecimentos sobre gestão financeira. Para que assim, as metas financeiras sejam realizadas de acordo com os objetivos da empresa.

Diante disso, o curso de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira é uma excelente capacitação inicial para você aprender a interpretar, a calcular e a utilizar os indicadores financeiros, como forma de realizar uma boa administração das finanças da sua empresa.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Benefícios da cultura orçamentária para as empresas

É possível evidenciar inúmeros ganhos quando instalamos uma cultura orçamentária na organização.

Nesse tópico, nos preocupamos em explicar quais são as vantagens dessa cultura, para que assim você compreenda a importância dessa implantação.

Desse modo, um desses benefícios é o foco e, consequentemente, a organização. Isso acontece em decorrência da aplicação do planejamento. Assim, entendendo quais são as métricas calculadas de forma realista, é possível ter foco para atingir aquela meta específica.

Um ferramenta muito utilizada é o KPI, que no português significa indicador-chave de desempenho. Esse método tem como objetivo direcionar as ações de uma empresa, a partir da análise dos indicadores, nesse caso, financeiros.

Por conseguinte, essa situação facilita a tomada de decisão de maneira estratégica e assertiva.

É importante ressaltar que todos os setores da empresa precisam ser alinhados e devem ter acesso ao plano de ação.

3 dicas para implementar a cultura orçamentária na sua empresa

Para estabelecer uma cultura orçamentária na sua empresa, é necessário compreender a importância de alinhar todos os colaboradores. Acompanhe abaixo os tópicos com dicas para implementar essa cultura:

1. Crie planos de ação e objetivos

Com certeza, a primeira dica não poderia ser desenvolver o planejamento financeiro. Assim, criar um orçamento é essencial para que haja a implementação da cultura orçamentária. Para isso, é necessário definir as metas, estabelecer os planos de ações e os objetivos que deseja atingir.

2. Conheça as tecnologias

Inserir sua empresa na transformação digital é algo essencial. Por isso, utilizar a tecnologia é uma ótima forma de realizar um planejamento e um controle mais eficiente.

Uma ferramenta muito simples e acessível é o excel, com ele você pode criar planilhas para realizar e controlar o seu fluxo de caixa, acompanhar todos os indicativos e gerar relatórios com os resultados.

3. Fomente a cultura em todos os colaboradores

É essencial que a empresa engaje todos os setores e todos os colaboradores quanto ao assunto. Além disso, mantenha a transparência para que todos saibam quais são os valores e entendam a importância de manter um desenvolvimento financeiro saudável.

Para que isso seja possível, é necessário que a liderança seja participativa na elaboração do orçamento e propague a cultura para os demais.

Que tal começar agora?

Para instalar a cultura orçamentária, é preciso desenvolver as suas habilidades financeiras e assim elevar o nível financeiro do seu negócio. Para isso, ter conhecimento em gestão financeira é algo essencial!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.