O que é curadoria de conteúdo?
Por que fazer uma curadoria de conteúdo?
Como fazer uma curadoria de conteúdo?
Quem faz curadoria de conteúdo?
Quais são os 5 tipos de curadoria de conteúdo?
Venha saber como aprimorar o seu negócio com a Voitto!

Você sabe o que é e como funciona a curadoria de conteúdo? Confira agora!

Entenda através deste artigo o que é, como funciona e os variados tipos de curadoria de conteúdo nos quais você pode trabalhar e aprofundar seus conhecimentos.

Juliana Kaíza
Por: Juliana Kaíza
Você sabe o que é e como funciona a curadoria de conteúdo? Confira agora!

Em meio a tanta informação, é normal sentir dificuldade na hora de escolher um conteúdo específico para consumir. É preciso saber filtrar o que é importante, agrupar e organizar a busca de maneira que ela fique satisfatória para os fins desejados. Desta maneira, a curadoria de conteúdo pode ser considerada uma solução prática para identificar conteúdos relevantes e confiáveis para serem compartilhados com seu público.

Se você tem interesse nesse assunto e quer aprofundar seus conhecimentos sobre curadoria de conteúdo, continue com a leitura deste artigo. Abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é curadoria de conteúdo?
  • Por que fazer uma curadoria de conteúdo?
  • Como fazer uma curadoria de conteúdo?
  • Quem faz curadoria de conteúdo?
  • Quais são os 5 tipos de curadoria de conteúdo?

O que é curadoria de conteúdo?

Curadoria de conteúdo é o ato de identificar, reunir, organizar e compartilhar o melhor conteúdo de pesquisa para que outros possam consumir. Sua prática se popularizou com a chegada da internet e do boom das informações.

Porém, ao contrário do que você pode estar pensando, curadoria não é copiar o conteúdo de terceiros. Trata-se do processo de estruturação de resultados de pesquisa para facilitar seu entendimento e absorção. Toda curadoria deve apresentar suas referências, o que de certa maneira agregará valor e autoridade tanto para o curador quanto para o autor do conteúdo curado.

Por que fazer uma curadoria de conteúdo?

Com a demanda de mostrar autoridade e ter um bom posicionamento de mercado, a aplicação do marketing de conteúdo é feita por muitas empresas com o objetivo de fidelizar o público e atrair novos leads. Dessa maneira, é preciso que o conteúdo criado e compartilhado seja compatível com o perfil dos consumidores, com as práticas e com os valores da marca. Dentro desse contexto, a curadoria de conteúdo atua como uma ferramenta estratégica na segmentação e filtragem de temas para a produção de materiais ricos e relevantes para o público-alvo.

Antes de seguir, veja esse super material!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Como fazer uma curadoria de conteúdo?

Uma curadoria de conteúdo é feita por meio de 6 etapas, sendo elas:

1. Plano de curadoria

Etapa inicial, quando é feito o planejamento da curadoria e são estabelecidos o tema e objetivo da pesquisa.

2. Busca

Momento em que são identificados os conteúdos do nicho e as procuras sobre o tema são executadas e reunidas.

3. Seleção

Processo de filtragem e organização por nível de qualidade e relevância dos conteúdos anteriormente pesquisados.

4. Contextualização

Atividade de editar e resumir o conteúdo selecionado, sempre trazendo as referências dos conteúdos originais.

5. Compartilhamento

Estágio em que o resultado do conteúdo é compartilhado com o público-alvo, com finalidade de agregar conhecimento.

6. Avaliação

Etapa final, quando o material já está finalizado e é feita a revisão de cada tópico anterior da curadoria.

Quem faz curadoria de conteúdo?

Uma curadoria de conteúdo pode ser feita por qualquer pessoa em qualquer nicho profissional, basta se ter a necessidade de reunir determinadas informações sobre um tópico específico.

Apesar de ter se tornado uma profissão, essa prática continua sendo bem vinda a todas as outras pessoas.

Piramide Curadoria de Conteúdo. Fonte ER Consultoria

Quais são os 5 tipos de curadoria de conteúdo?

A depender dos objetivos e critérios estabelecidos, uma curadoria pode ser feita seguindo diferentes modelos, sendo eles:

1. Agregação 

A agregação é o tipo de curadoria de conteúdo que tem base no ato de reunir as informações mais relevantes sobre um tópico específico em um único local.

2. Destilação

É o formato mais simples onde as ideias mais importantes e relevantes são compartilhadas, permitindo uma maior facilidade de compreensão.

3. Elevação 

Elevação é um tipo de curadoria de conteúdo que tem o objetivo de identificar tendências ou pequenas porções de informações online. Um exemplo prático disso são as hashtags nas redes sociais.

4. Mashup 

Dentro dos tipos de curadoria de conteúdo, o mashup (ou mescla) se caracteriza no ato de combinar conteúdos curados para criar um novo ponto de vista.

5. Cronologia

A cronologia reúne informações históricas com base no tempo para mostrar evolução sobre a percepção de um determinado conteúdo. Sua aplicação se mostra efetiva quando trata-se de um conteúdo que enfrentou alterações mais evidentes em sua compreensão.


Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto e fique por dentro de notícias e artigos sobre educação e tecnologia. E mais! Assine nossa newsletter para receber mais artigos como este dentro da sua caixa de e-mail!

Venha saber como aprimorar o seu negócio com a Voitto!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Juliana Kaíza

Juliana Kaíza

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes em Aracaju - SE. Possui certificação em Copywriting, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Atua com produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e SEO do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.