ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é curva de aprendizagem?
Benefícios em mensurar a curva de aprendizagem da sua empresa
Vantagens e desvantagens da Curva de Aprendizagem
5 dicas para aprimorar a Curva de Aprendizagem
Como calcular a curva de aprendizagem da sua empresa?

Descubra quais são os pontos cruciais da Curva de Aprendizagem e como mensurá-los!

Entenda de uma vez por todas porque a Curva de Aprendizagem é um conceito essencial no mundo da gestão, aprendendo os seus benefícios e aplicações.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra quais são os pontos cruciais da Curva de Aprendizagem e como mensurá-los!

Se você deseja entender de verdade o que é a curva de aprendizagem, e de uma vez por todas conseguir pôr em prática esse conceito fundamental que pode melhorar a eficiência da sua empresa, além de trazer diversos insights poderosos para potencializar seu time para formar uma equipe de alto desempenho, você está no lugar certo!

Para extrair o máximo de eficiência, e entender os limites da capacidade produtiva individual de cada profissional, o conceito da curva de aprendizagem relaciona o tempo gasto para produzir um produto com a quantidade produzida.

Diante de diversos conceitos e teorias para melhorar a eficiência de uma empresa no mundo da gestão, a curva de aprendizagem é um dos pilares essenciais para se entender o desempenho individual dos profissionais, bem como tentar estabelecer estratégias para melhorar o mesmo.

Por isso, acompanha este artigo até o final para entender todos os tópicos abaixo sobre curva de aprendizagem:

  • O que é curva de aprendizagem?
  • Benefícios em mensurar a curva de aprendizagem da sua empresa;
  • Vantagens e desvantagens da Curva de Aprendizagem;
  • 5 dicas para aprimorar a Curva de Aprendizagem;
  • Como calcular a curva de aprendizagem da sua empresa?

O que é curva de aprendizagem?

A curva de aprendizagem é um conceito desenvolvido para explicar como a proficiência em determinada atividade evolui com o tempo. A sua utilidade vem do fato de que a proficiência está diretamente ligada à redução nos custos do produto desenvolvido, ou seja, beneficia o gerenciamento de tempo.

Idealizado em 1885 por Hermann Ebbinghaus, a curva de aprendizado, que pode ser representada graficamente como na figura abaixo, foi criada para explicar o fenômeno da mudança na necessidade de tempo entre diferentes funcionários para produzir o mesmo produto.

curva de aprendizagem

Esse fenômeno pode ser explicado pelo fato de que, ao ser apresentado a uma determinada tarefa, inicialmente leva-se tempo para que um novo profissional entenda os conceitos e desenvolva suas habilidades. Uma vez com domínio das estratégias básicas, o tempo necessário diminui rapidamente, até se estabilizar.

Benefícios em mensurar a curva de aprendizagem da sua empresa

Há inúmeros benefícios em se mensurar a curva de aprendizagem, como ajudar a manter o gerenciamento da rotina no ambiente de trabalho, e a manter a equipe mais produtiva e motivada, afinal, esses dois estãobastante relacionados entre si.

A curva de aprendizado é um reflexo direto da adaptação de um profissional às ferramentas utilizadas, e ainda da sua capacidade de bater as metas individuais. Além disso, confira algumas das principais vantagens de se mensurar a curva de aprendizagem:

Indicador de desempenho

A curva de aprendizagem utilizada como métrica pode ajudar a quantificar a evolução do desenvolvimento de um profissional, mensurando, por exemplo, a diferença de desempenho entre um recém-contratado e um profissional experiente, bem como o tempo esperado para que os desempenhos se assemelham.

Ao identificar o desempenho individual é possível estabelecer em quais aspectos o treinamento de um novo profissional, bem como as mentorias aos profissionais mais antigos, devem focar. Estabelecendo dicas de como superar a procrastinação para profissionais ou técnicas de microlearningpara capacitar os mais iniciantes.

Estimar prazos realistas

Ao se entender a curva de aprendizagem individual de cada profissional ou equipe, é possível estabelecer prazos individuais de acordo com a capacidade esperada para cada membro. Assim, essa métrica contribui para a criação de uma equipe de alta performance, na qual cada indivíduo tem seu potencial extraído ao máximo.

Logo, a curva de aprendizagem ajuda a extrair o real potencial para melhor produtividade, levando em conta em que ponto da curva o profissional se encontra, bem como o coeficiente de aprendizagem (explicado melhor na última seção deste artigo).

Identificar problemas no onboarding

O onboarding é uma etapa essencial para garantir que os funcionários atinjam o seu melhor desempenho. Nesse quesito, a curva de aprendizagem ajuda a estimar o tempo gasto inicialmente em cada atividade, bem como a expectativa de melhora.

Nesse sentido, técnicas de gestão do conhecimento podem contribuir para garantir um dia a dia de maior aprendizado, tanto para os membros mais novos, quanto para os profissionais mais experientes, acelerando, assim, a curva de aprendizagem de um novo funcionário.

Vantagens e desvantagens da Curva de Aprendizagem

Alguns pontos podem ser facilmente discutidos em relação às vantagens e desvantagens de uma curva de aprendizagem. Principalmente por sua capacidade ser  flexível, este apresenta um grande pró, que é a possibilidade de antecipar o desempenho dos participantes.

Assim, qualquer líder/ gestor, consegue compreender o que está funcionando ou o que pode ser alterado na rotina de cada pessoa, com objetivo de prosseguir o com o crescimento contínuo.

Contudo, esta mesma vantagem traz uma clara desvantagem, que por ser um processo muito individual, cada pessoa possui um processo de aprendizagem diferente. Sendo assim, existem muitas variáveis, que interferem no processo para ser estabelecido um padrão para cada colaborador.

5 dicas para aprimorar a Curva de Aprendizagem

Para criar uma curva de aprendizagem eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores podemos seguir alguns passos, estes podem modificar de acordo com seu objetivo, mas o geral é o seguinte:

  • Onboarding, adaptação de novos integrantes a estratégia;
  • Treinamentos, capacitação geral;
  • Bons líderes, uma boa liderança no comando de uma estratégia é essencial;
  • Troca de conhecimento entre colaboradores;
  • Boa relação entre função e colaborador, isto é colocar o colaborador em uma posição/ função que este se encaixe.

Como calcular a curva de aprendizagem da sua empresa?

A equação para o cálculo da curva de aprendizagem foi desenvolvida por Theodore Wright, professor e engenheiro, que, baseado nas ideias de Ebbinghaus, aplicou a teoria no custo de produção de aviões durante a Primeira Guerra Mundial. Assim, Theodore modelou matematicamente uma equação para representar a curva de aprendizado.

Apesar da real curva de aprendizagem apresenta diferentes formatos, a mais comumente utilizada é uma função do tipo exponencial. A curva de aprendizagem estabelece a relação entre a quantidade acumulada de produtos e a quantidade acumulada do tempo-médio para se produzir este produto, sendo uma função:

equação

Como foi dito anteriormente, nossas variáveis são, portanto:

●     Y = tempo-médio acumulado;

●     a = tempo necessário para produzir a quantidade inicial;

●     X = quantidade acumulada de produtos produzidos;

●     b = coeficiente de aprendizagem.

O coeficiente de aprendizagem b é o que gera a inclinação da curva, e é calculado como:

logaritmo curva de aprendizagem


Você está a procura de uma estratégia para te auxiliar a eliminar desperdícios?

Então conheça o Lean Manufacturing e saiba como aplicá-lo com excelência para aumentar a produtividade de sua empresa!

Lean Manufacturing, cuja tradução é "manufatura enxuta", é uma filosofia operacional que busca maximizar o valor das operações de um negócio, ao aumentar o valor agregado, reduzir o tempo de produção, diminuir os custos envolvidos, aumentar a eficiência do processo e principalmente diminuir os desperdícios.

Para se aprofundar nesta metodologia, baixe agora nosso Ebook "O que é e como funciona o Lean Manufacturing?".

Está esperando o que? Clique agora o botão abaixo e faça já o download!


ebook o que é e como funciona o Lean Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Wcm

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.