ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Qual a importância dos dados para a transformação digital?
O que é data-driven?
Qual a importância do data-driven para a transformação digital?
Dica para mudar seu futuro!

O que é Data-Driven e qual a importância dos dados para a Transformação Digital?

Entenda o porque os dados são tão importantes para a transformação digital, assim como o que é e qual a importância da cultura do Data-Driven.

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
O que é Data-Driven e qual a importância dos dados para a Transformação Digital?

A transformação digital pode ter começado a cerca de 30 anos atrás, porém continua sendo um assunto atual e de extrema importância.

Ela deve ser foco de investimento dentro das empresas, pois traz inovações e tecnologias que podem aumentar a qualidade dos serviços e da produção, além de facilitar diversos processos diminuindo o lead time de diversos setores.

Mas você sabe qual a relação e a importância de armazenar, separar e analisar dados com a transformação digital de uma empresa?

Esse match na verdade é uma ação estratégica para alavancar a transformação digital de uma empresa, a cultura data-driven tem o poder de alavancar essa transformação, ficou curioso? Entenda mais aqui!

  • Qual a importância dos dados para a transformação digital?
  • O que é data-driven?
  • Qual a importância do data-driven para a transformação digital?
  • Dica para mudar seu futuro!

Qual a importância dos dados para a transformação digital?

A principal importância dos dados na transformação digital está no fato deles serem um ponto de referência, o que garante assertividade nas ações definidas.

Com eles é possível acompanhar o desenvolvimento da empresa, identificar falhas e lacunas, além de fazer novas análises que possibilitam novas decisões, entre outros.

Os dados de uma empresa dizem muito sobre ela, podem ser listas de clientes, de transportadores, colaboradores, até mesmo de peças ou maquinários, entre outros muitos fatores.

Utilizar esses dados para a tomada de decisões dentro de um segmento pode ser essencial e de extrema importância, podendo alterar todo o objetivo de uma área.

Para isso é necessário os dados estarem organizados e possuírem uma forma de pesquisa clara e objetiva como o COBIT, uma ferramenta que auxilia o setor de tecnologia da informação.

Levar em consideração dados anteriores da empresa antes de tomar uma nova decisão possui muitas vantagens, é possível prevenir erros nas novas ações que serão tomadas, identificar tendências de mercado, de manutenção, de quebras, entre outras.

A capacidade analítica é muito importante para a analise de dados, com uma boa base de dados para se basear e uma capacidade analítica desenvolvida é possível cortar diversos gastos e impulsionar diversas áreas.

Mas, infelizmente poucas empresas levam os dados em consideração, foi realizado uma pesquisa com 124 empresas de médio e grande porte no Brasil pela McKinsey & Company e apenas 13% delas possuem uma mentalidade bem desenvolvida baseada nos dados.

Fato importante de ser mudado o mais rápido possível, as empresas precisam possuir maior assertividade em suas tomadas de decisões, para assim crescerem cada vez mais.

Mas e a expressão data-driven? Você sabe o que significa? Aprende abaixo!

O que é data-driven?

O processo de levar em consideração dados, tanto internos quanto externos para a tomada de decisão de uma empresa, seja numa área ou uma ação geral, se chama data-driven.  

Essa cultura orientada para dados, funciona quando todos colaboradores possuem em mente o objetivo de coleta, inspeção e análise de dados. Esse trabalho conjunto de toda empresa, auxilia toda tomada de decisão.

E para a implementação da cultura data-driven é fundamental o desenvolvimento de uma visão analítica aguçada, para conseguir boas conclusões que geram bons resultados.

Muitas vezes a quantidade de dados são gigantescas, entrando o conceito do big data em jogo, que comprova o quão necessárias são as equipes altamente qualificadas.

Falando em dados, temos um presente especial para você, se liga!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Power BI - [TEMPORARIAMENTE EXCEL]

Qual a importância do data-driven para a transformação digital?

A cultura do data-driven vai de encontro com a transformação digital, sendo considerada uma ação extremamente estratégica para alavancar a transformação digital de uma empresa significativamente.

A maioria das decisões tomadas por empresas brasileiras, não leva em consideração os dados e estudos aprofundados dos mesmo, ou seja, são por deduções sem princípios e sem estudos prévios.

E por isso vale a pena dar foco no data-driven para a transformação digital. Sua visão analítica é essencial para conseguir conclusões simples e impactantes, sendo essa a parte mais inovadora. Essa análise possibilita tomar decisões mais assertivas, precisas e com maior potencial de mudança.

Para isso é necessário uma equipe capacitada que realize treinamento constante para aprimorar suas soft e hard skills, o que requer investimentos.

A importância do data-driven na transformação digital está atrelada a algumas ações que ocorrem quando ambas ferramentas são utilizadas em sincronia, por exemplo:

  • Aumento da competitividade: Uma empresa data-driven permite que os negócios hajam de maneira mais competitiva, pois observa dados internos e externos, podendo comparar e atacar lacunas que possuem em comparação com os concorrentes, o que gera insights contínuos;
  • Aumento da eficiência: Esse tópico está relacionado aos benefícios internos que a cultura data-driven pode trazer, aplicando-a de maneira correta e efetiva ela irá melhorar funcionalidades internas, controlar custos, auxiliar na gestão de pessoas, máquinas, processos, aprimorando competências e tornando mais fácil administrá-las. 
  • Assertividade: A transformação digital usa a análise de dados para criar métricas concretas e mensuráveis, o que aumenta a assertividade da tomada de decisões, assim como também a assertividade das conclusões obtidas em relação aos processos e áreas. Aumenta o conhecimento da própria empresa, facilitando a definição de quaisquer ações que deverão ser implementadas.

Assim, fica claro que utilizar toda estratégia do data-driven associada a transformação digital é extremamente importante e traz grandes benefícios para as empresas. 

Você possui uma empresa e pretende adaptá-la a essa estratégia? Ou gostaria de saber mais sobre esse assunto para ter maiores chances no mercado de trabalho?

Caso a resposta seja afirmativa, o Grupo Voitto preparou um curso especificamente para você! Se liga na dica do próximo tópico!

Dica para mudar seu futuro!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.