CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Por que é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental?
O que faz um Engenheiro Ambiental?
Onde um Engenheiro Ambiental pode trabalhar?
Qual é o salário de um Engenheiro Ambiental?
Como se especializar na área?
Comece agora mesmo a se tornar o profissional que você deseja!

Saiba mais sobre o Dia do Engenheiro Ambiental e as funções deste profissional no mercado

Confira porque o Dia do Engenheiro Ambiental é comemorado no Brasil, além das funções e outras informações sobre esse profissional no mercado de trabalho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba mais sobre o Dia do Engenheiro Ambiental e as funções deste profissional no mercado

O Dia do Engenheiro Ambiental é comemorado no dia 31 de janeiro, é uma data muito importante para ações de preservação da natureza. Visto que, cada vez mais, é necessário realizar ações em busca do desenvolvimento sustentável do planeta.

Dessa forma, o engenheiro ambiental é um profissional responsável pela manutenção do meio ambiente, realizando atividades como tratamento de esgoto, descarte de dejetos, planejamento de riscos, elaboração de relatórios, entre outras.

Continue neste artigo e confira a importância deste profissional no mercado a partir dos seguintes tópicos:

● Por que é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental?

● O que faz um Engenheiro Ambiental?

● Onde um Engenheiro Ambiental pode trabalhar?

● Qual é o salário de um Engenheiro Ambiental?

● Como se especializar na área?

Boa leitura!

Por que é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental?

O Dia do Engenheiro Ambiental é comemorado desde 2007 para homenagear os profissionais da área e conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e a realizar ações para tal.

O dia 31 de janeiro foi escolhido em homenagem à primeira turma de engenheiros ambientais formados no Brasil, na Universidade Federal de Tocantins (UFT), em 1997.

Em seguida, nos anos 2000, esses profissionais passaram a ser registrados oficialmente pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA).

Vale lembrar que a Conferência de Estocolmo, realizada na capital da Suécia em 1972 e organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi responsável pela maior conscientização global pela preservação do meio ambiente.

Atualmente, esses profissionais devem se submeter ao Bacharelado em Engenharia Ambiental, em qualquer instituição pública ou privada reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e, após a graduação, se regularizar perante ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) para exercer a profissão.

O que faz um Engenheiro Ambiental?

O Engenheiro Ambiental é responsável por controlar, fiscalizar e realizar ações em busca da preservação do meio ambiente. Ele trabalha com aspectos ambientais, econômicos e sociais, repercutindo diretamente no desenvolvimento sustentável.

Esse profissional se preocupa com a redução de impactos nos recursos do planeta, como o solo, os recursos hídricos e a atmosfera, buscando reduzir ao máximo esses danos.

Algumas funções e responsabilidades deste profissional são:

● Atuar na gestão ambiental de instituições e empresas privadas;

● Avaliar o impacto ambiental da natureza;

● Controlar sistemas de abastecimento e estações de tratamento de água;

● Coordenar as atividades da construção civil;

● Aprovar licenciamentos ambientais;

● Gerenciar e executar projetos;

● Acompanhar exploração dos recursos naturais;

● Elaborar relatórios de avaliação;

● Realizar gestão de riscos locais;

● Cumprir consultoria a empresas públicas e privadas;

● Desenvolver pesquisas e solucionar problemas;

● Trabalhar com projetos de educação ambiental.

Além disso, é fundamental que o profissional se capacite em soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que contribuem para o trabalho em equipe e o desenvolvimento da área.

Onde um Engenheiro Ambiental pode trabalhar?

O mercado da engenharia é bastante amplo, principalmente para o profissional de Engenharia Ambiental. Além de trabalhar diretamente com os recursos naturais, o engenheiro ambiental também pode atuar na área sanitária.

Confira a seguir alguns locais em que este profissional pode atuar:

● Instituições públicas;

● Organizações Não-Governamentais (ONGs);

● Empresas de consultoria;

● Empresas de prestação de serviços;

● Indústrias;

● Instituições de ensino e de pesquisa.

Em pesquisa da Payscale para a Revista Forbes, a Engenharia Ambiental é a quinta profissão mais promissora e valiosa do mercado de trabalho norte-americano. Dessa forma, a maior especialização do profissional pode render bons frutos.

Para a escolha da carreira certa ao fim da graduação, é necessário estar com a mente aberta e disposto a novas experiências, além de se comunicar com profissionais do setor, que podem analisar melhor a tendência para o futuro.

Assim, confira algumas das principais áreas a seguir:

Controle de Poluição

O engenheiro ambiental é responsável por fiscalizar e analisar os relatórios de poluição em empresas e indústrias, buscando formas para reduzir as consequências causadas por esses recursos contaminantes.

Outra variável deste setor é a poluição sonora, que também é considerada um crime ambiental. Esse profissional deve atuar no monitoramento e na correção do barulho em indústrias que contam com atividades pesadas, como a produção de aço.

Licenciamento Ambiental

O engenheiro, em conjunto com outros profissionais especializados, é responsável por aprovar a realização de atividades da construção civil no meio ambiente. Isso é realizado por meio do licenciamento ambiental.

Geoprocessamento

O profissional trabalha em conjunto com profissionais da Geografia para mapear a forma, dimensão e localização de terrenos (por meio de levantamento topográfico) para a realização de atividades que necessitam dos processos naturais.

Gestão Hídrica

O engenheiro é responsável pela gestão ambiental, contribuindo para a escolha dos locais de sistemas de coleta e de abastecimento de água para a comunidade.

Outra atividade de suma importância é o controle do saneamento nas áreas urbanas, buscando soluções para melhor drenagem e tratamento das estações de esgoto.

Gestão Energética

Outra função deste profissional é desenvolver técnicas inovadoras que buscam melhor utilização dos recursos energéticos. Dessa forma, são elaboradas novas maneiras de se distribuir a energia no país, com o foco nas energias renováveis, já que degradam menos o meio ambiente.

Gestão Residual

Empresas privadas, indústrias e instituições públicas precisam realizar planos para gerenciar resíduos sólidos, para que estes não sejam descartados de qualquer forma na natureza. O engenheiro ambiental é responsável por essa elaboração.

Gestão Ambiental

A gestão ambiental é fundamental para que empresas atendam a leis específicas de sua categoria. Para isso, auditorias são realizadas pelos engenheiros para que essas companhias recebam as certificações necessárias.

Recuperação da Natureza

Uma das principais atuações do engenheiro ambiental é a recuperação de áreas degradadas por destruição e poluição. Um dos grandes exemplos no país é com o rompimento das barragens na mineração, que afeta diretamente os rios com substâncias metálicas poluentes.

Pesquisa

Além de estar à frente das mudanças sustentáveis por meio de ações práticas, o profissional de Engenharia Ambiental pode atuar na pesquisa em busca do desenvolvimento de práticas que estejam aliadas à sustentabilidade do planeta.

Isso pode ser realizado por meio de pós-graduações, MBAs, mestrados e doutorados.

Fiscalização na Construção Civil

O engenheiro ambiental trabalha juntamente com o engenheiro civil na fiscalização das obras. Ele realiza a análise de qualquer consequência que a atividade pode resultar no meio ambiente. Isso deve ser feito a partir de um estudo de impacto e do gerenciamento de riscos.

Consultoria

A maior parte dos cursos de Engenharia permite realizar consultorias para empresas privadas e instituições públicas em relação ao gerenciamento dos recursos naturais locais. Além da elaboração de relatórios, podem ser desenvolvidos planos de gerenciamento de riscos.

Tecnologia

Outra opção para os graduados em qualquer engenharia são as áreas da tecnologia. Algumas atividades realizadas são a análise de dados, utilização da realidade aumentada, gestão da qualidade, automatização de projetos, redução de riscos, entre outras.

ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa)

O mercado de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) ainda está no início no Brasil. É por isso que quanto mais investimento na área, mais recompensado o profissional será. É um setor inovador e pode diferenciar as empresas diante da concorrência.

Qual é o salário de um Engenheiro Ambiental?

O estagiário de Engenharia Ambiental recebe cerca de R $973,00, enquanto o profissional graduado recebe em média R$ 7 mil, podendo chegar a R$ 12 mil.

De acordo com a legislação brasileira, uma jornada de seis horas diárias resulta no recebimento de seis salários mínimos, a de sete horas resulta em 7,25 salários mínimos e a de oito horas resulta em oito salários mínimos.

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a profissão pode crescer até 19,4% até o ano de 2023.

Além disso, grande parte das vagas da área pedem que o profissional seja capaz de elaborar relatórios e planos de gerenciamento de riscos, além de avaliar o nível de degradação ambiental da localidade.

Vale lembrar que, quanto mais especializado for o profissional, maior será o salário recebido e as responsabilidades atribuídas no trabalho.

Como se especializar na área?

Após a graduação, é necessário escolher qual será a sua especialização. Para a escolha da carreira certa, é importante pensar quais foram suas áreas de interesse ao decorrer da faculdade e na realização de atividades extracurriculares.

Em seguida, é fundamental colocar em prática. Algumas opções de especialização são pós-graduações (Lato Sensu ou Stricto Sensu), MBAs, mestrados e doutorados, responsáveis por capacitar o profissional a desenvolver pesquisas e soluções para a melhor gestão dos recursos naturais.

Uma outra opção é se familiarizar com a área por meio de filmes e séries. Com isso, é possível identificar quais são as principais atividades desenvolvidas, analisar as ações realizadas na prática e definir as suas preferências no mercado de trabalho.

Vale lembrar que qualquer curso realizado para complementar o seu conhecimento deve conter o certificado compartilhado no LinkedIn.

Isso é importante para que os recrutadores saibam quais são as suas competências e áreas de interesse antes de convidá-los para um processo seletivo ou para uma etapa de entrevistas.

Comece agora mesmo a se tornar o profissional que você deseja!

Como você aprendeu durante a leitura do texto, uma das possíveis áreas de atuação do Engenheiro Ambiental, é a análise de dados.

E para te ajudar nesse processo, a Voitto desenvolveu o curso Formação em Cientista de Dados, que irá te capacitar para ser o profissional que o mercado procura!

Durante essa formação, você verá: Fundamentos Essenciais para Python, Python intermediário e avançado para Análise de Dados.

Tá esperando o que? Esteja mais próximo do profissional que fala a língua dos dados!

Formação cientista de dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.