ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Como surgiu o Dia do Estagiário?
Como procurar um estágio?
Dicas de investimentos para o “primeiro” salário
Veja também!

Confira as dicas do Grupo Voitto para comemorar o Dia do Estagiário!

Veja como comemorar o Dia do Estagiário por meio das surpresas que o Grupo Voitto preparou não só hoje, mas também para a semana. 

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
Confira as dicas do Grupo Voitto para comemorar o Dia do Estagiário!

A culpa é sempre dele: do estagiário! Brincadeiras à parte, no dia 18 de agosto é celebrado o Dia do Estagiário perante a Lei nº 11.788/2008, publicado no decreto nº 87.497/82.

Nos dias de hoje, o estagiário é uma das principais fontes de inovação no mercado de trabalho. Alguns, procuram apenas se capacitar, já outros, utilizam a bolsa para auxiliar na renda da família, onde 70% se enquadram nessa modalidade e 9% destes, são a única fonte de renda.

De acordo com o CIEE, a maioria dos estagiários alavancam em suas carreiras e ocupam cargos de gestão nas grandes empresas corporativas. Sendo assim, iremos conversar sobre os seguintes tópicos:

  • Como surgiu o Dia do Estagiário?
  • Como procurar um estágio?
  • Dicas de investimentos para o “primeiro” salário
  • Veja também!

Como surgiu o Dia do Estagiário?

O Dia do Estagiário foi estabelecido em 1982, no dia 18 de agosto. Neste ano, será comemorado os 16 anos da proteção dos estagiários, regida pela lei citada anteriormente.

De forma sucinta, a lei propõe que os estagiários tenham o direito de 30 dias de férias após o estágio, após a duração de um ano de trabalho prestado, pagamento de bolsa auxílio em caso de estágio não obrigatório, auxílio transporte e carga horária máxima de 6 horas.

A imagem do estagiário de fazer coisas como tirar um xerox, por exemplo, se enquadra em um passado. Atualmente, os estagiários são responsáveis no ambiente de trabalho pela prática e execução de tarefas que se assemelham ao seu campo de estudo e atuação.

Quando estamos em sala de aula, a prática parece ser algo muito distante da realidade, o que por muitas vezes, faz o acadêmico questionar o seu campo de atuação. Porém, por meio do estágio, é possível adquirir mais conhecimento na área escolhida e verificar suas vertentes de trabalho.

Como procurar um estágio?

Um estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Algumas pessoas acabam ficando perdidas ao chegar nessa fase, por isso, iremos te dar dicas de como encontrar e fazer o estágio ideal para você, seja no começo ou nos anos finais do ensino.

O primeiro passo para encontrar a vaga ideal no Dia do Estagiário é definir um campo de atuação que se assemelhe às matérias e conteúdos vistos na universidade.

Na sequência, você pode procurar um estágio por meio da sua Instituição de Ensino Superior, onde estes, cada vez mais tem aberto espaços específicos para direcionar seus alunos ao mercado de trabalho.

Outro meio de procurar um estágio é por meio do LinkedIn, muitos acadêmicos têm utilizado da plataforma para ingressar no meio de trabalho, além disso, as empresas cada vez mais utilizam o site para procurar o candidato ideal para preencher a vaga prevista.

É válido também procurar por estágios em órgãos governamentais, pois é uma ótima oportunidade para desempenhar e aplicar seus conhecimentos teóricos nessa área.

Dicas de investimentos para o “primeiro” salário

O planejamento financeiro faz parte de qualquer pessoa que almeja chegar em algum patamar extra de renda. Por isso, vamos te ensinar a investir o primeiro salário. Vamos lá!

Adquira o hábito em investir

O hábito de investir é a primeira dica que gostaríamos de te mostrar. O hábito de poupar dinheiro é uma maneira de controlar os gastos e guardar uma quantidade mínima do salário para investir.

Renda fixa

Uma boa maneira de investir o seu primeiro salário de estagiário é na renda fixa. Nessa modalidade, o investimento será em títulos. De forma suscita, o seu dinheiro é emprestado e a empresa troca a remuneração.

Para exemplificar essa modalidade, temos o CDB, debêntures, fundos de renda fixa, letra de câmbio, LCI/LCA e tesouro direto.

Renda variável

Outra modalidade para investir seu primeiro salário de estagiário é a renda variável, considerada de certa forma arriscada, por modificar conforme o mercado financeiro se altera.

Nesse caso, temos como exemplo as ações, commodities, fundos de investimentos imobiliários e fundos de renda variável.

Analise seus investimentos

Para adentrar no mercado de investimentos com seu salário de estagiário, não esqueça de analisar qual será seu aporte inicial, a liquidez, o prazo mínimo de aplicação, a rentabilidade e os riscos envolvidos.

Além disso, não concentre seus investimentos em apenas uma modalidade, diversifique. Aprenda sobre juros compostos, estude e defina metas para seu investimento ser um sucesso.

Veja também!

O dia é do estagiário, mas a Voitto preparou para você uma semana imperdível. Para adentrar no mercado de trabalho e usufruir do seu salário para investimentos é necessário estar capacitado, por isso, clique aqui e descubra o que nós preparamos pensando no seu melhor.

Esse artigo foi escrito por um estagiário, risos.

Banner da Formação All In.

Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.