Por que surgiu o Dia do Profissional de Propaganda?
O que faz um Profissional de Propaganda?
Quais as principais habilidades de um Profissional de Propaganda?
Super dica!

Dia 17 de Outubro comemora-se o Dia do Profissional de Propaganda!

Entenda mais sobre a importância do Dia do Profissional de Propaganda, as principais habilidades necessárias e como se capacitar para o mercado!

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Dia 17 de Outubro comemora-se o Dia do Profissional de Propaganda!

O Dia do Profissional de Propaganda é comemorado no dia 17 de outubro. A data celebra a criatividade, o esforço e a dedicação dos profissionais responsáveis pela criação de campanhas publicitárias.

Este profissional é formado no curso Publicidade e Propaganda, que existe desde a década de 50, e pode tanto trabalhar em agências de publicidade quanto trabalhar como freelancer e produzir demandas específicas.

Para que você entenda a importância do Profissional de Propaganda, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • Por que surgiu o Dia do Profissional de Propaganda?
  • O que faz um Profissional de Propaganda?
  • Quais as principais habilidades de um Profissional de Propaganda?
  • Super dica! 

Vamos lá!

Por que surgiu o Dia do Profissional de Propaganda?

O Dia do Profissional de Propaganda é comemorado em 17 de outubro e surgiu para homenagear aqueles responsáveis por colocar a criatividade em campanhas publicitárias.

Os propagandistas usam de sensibilidade, técnica e astúcia para criar incríveis peças para os seus clientes.

Esses profissionais fazem parte da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), que existe desde 29 de setembro de 1937. Além disso, vale lembrar que o Dia Mundial da Propaganda é comemorado no dia 4 de dezembro.

O que faz um Profissional de Propaganda?

O profissional de propaganda é responsável por criar incríveis campanhas publicitárias que podem ser veiculadas na TV, na rádio, em jornais, revistas e nas redes sociais.

O propagandista está envolvido em todo o processo da criação publicitária, que vai desde a pesquisa do público-alvo da campanha até a sua produção e veiculação nos canais de comunicação.

Em alguns momentos, também é responsável por apresentar as métricas e os resultados das campanhas.

Estes profissionais são formados em Publicidade e Propaganda, curso que existe desde a década de 50 como uma ênfase do curso superior de Comunicação Social. A Lei n.º 4.680 de 18 de junho de 1965 regulamenta a profissão de publicitário e agenciador de propaganda.

Quais as principais habilidades de um Profissional de Propaganda?

Para exercer a profissão de propagandista, este profissional deve apresentar certas habilidades e competências para atingir o sucesso em suas campanhas. As principais são:

Criatividade

A criatividade é uma das principais habilidades requeridas para um Profissional de Propaganda.

Graças a ela, é possível a criação de peças publicitárias que surpreendam os espectadores. Deve-se adequar as campanhas aos públicos alvo em questão.

Comunicação

Os profissionais de Propaganda devem ser bem resolvidos no quesito da comunicação.

Além de ser necessária para a apresentação de ideias aos clientes, também faz parte da criação publicitária em si. Além de se comunicarem, devem saber ouvir o que o cliente tem a dizer.

Persuasão

Um especialista em Propaganda deve ter em mente que suas peças publicitárias têm que convencer o espectador a adquirir o produto ou o serviço em questão.

Dessa forma, o profissional deve contar com técnica e linguagem persuasiva para a produção de suas campanhas.

Transparência

Esse profissional também deve ser transparente. Não adianta fazer uma campanha publicitária forte e ela não retratar a realidade do que o produto ou serviço proporciona.

Assim, o propagandista deve ser justo com ele mesmo, com o cliente e com o público que irá receber a peça.

Técnica

A técnica é a principal habilidade. Para conseguir sucesso em uma campanha publicitária, ela deve ser feita com qualidade de recursos e de mão de obra.

O profissional deve saber utilizar os softwares necessários para a produção das peças elaboradas que vão chamar mais a atenção do cliente e do público.

Super dica! 

Além das hard skills, as soft skills são competências essenciais para qualquer profissional no mercado de trabalho atual. Para isso, a Voitto lançou o curso de Soft Skills: As Habilidades do Profissional do Futuro. Confira na nossa plataforma!

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Marketing e Vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2025 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.