Como surgiu o dia mundial da propaganda?
Qual é a importância da propaganda no mercado e quais são os seus impactos?
A área da publicidade e propaganda é promissora?
Qual é a diferença entre publicidade e propaganda, e marketing?

Você sabia que 04 de Dezembro é o Dia Mundial da Propaganda?

Entenda agora como o Dia Mundial da Propaganda foi criado, veja como isso contribui para o mercado da Propaganda e Publicidade e saiba mais sobre a área!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabia que 04 de Dezembro é o Dia Mundial da Propaganda?

A propaganda é utilizada como meio de sustentação, pois através de alguns veículos de comunicação como rádio, jornais, sites,  televisão,  redes sociais,  entre outras, conseguimos publicar  e exibir notícias e informações de maneira pública.

Ela está presente em nosso cotidiano seja quando você liga sua rádio enquanto dirige e percorre o caminho para chegar ao trabalho,  ou quando você rola o feed das suas redes sociais!

A propaganda é uma ferramenta muito importante pois possibilita a capitalização e o desenvolvimento da economia, pois ela atua de maneira essencial no mercado de trabalho,  indústrias  e empresas  como um todo!

Ademais, tanto na questão comercial como na área da informação, ela pode gerar mudanças em nossa sociedade, como compartilhar conceitos e culturas divisões diferentes das quais nos rodeiam em nosso dia a dia!

Nesse artigo falaremos um pouquinho mais sobre a criação dessa data que homenageia a propaganda e principalmente os profissionais da propaganda e publicidade,  e abordaremos os seguintes tópicos:

  • Como surgiu o dia mundial da propaganda?
  • Qual é a importância da propaganda no mercado e quais são os seus impactos?
  • A área da publicidade e propaganda é promissora?
  • Qual é a diferença entre publicidade e propaganda, e marketing?

Vamos lá então?

Como surgiu o dia mundial da propaganda?

Hoje dia 4 de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Propaganda,  a data foi criada para celebrar essa ferramenta tão importante tão utilizada para a sobrevivência de um negócio.

No Brasil a propaganda é comemorada anualmente nesta data, mas também é comemorada em outras datas,  como o dia do publicitário: dia 01 de Fevereiro e o dia do profissional da propaganda, 17 de outubro.

O  destaque para o tema da propaganda, foi criado em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda em 4 de dezembro de 1936 na cidade de Buenos Aires.

No ano seguinte a data passou a ser celebrada como o dia pan-americano da propaganda, contudo apenas a partir da década de 70 o tema teve relevância Internacional e passou a ser conhecido como Dia Mundial da Propaganda.

Continue a leitura para entender qual é o papel dela no mercado e os seus impactos!

Qual é a importância da propaganda no mercado e quais são os seus impactos?

A propaganda e a publicidade, são estratégias que são previamente calculadas e estudadas como uma estratégia de marketing,  por isso ela é um fator decisivo para o sucesso do tema da campanha que será abordada..

A propaganda é considerada o elemento que transporta a mensagem do marketing, e assim como qualquer outra estratégia, ela precisa ser elaborada e adotada  corretamente! Ela atua em diversas frentes como:

  •  Na maneira que a marca se comunica;
  •  No fortalecimento da posição da marca perante o mercado;
  •  Conseguir conquistar  alcance do destaque;
  •  Possibilidade de concretização da ideia perante o consumidor;
  •  Conseguir conquistar construção de estilo identidade;
  •  Conseguir conquistar direcionamento  nicho;
  •  Expansão da marca; 
  •  Fixação e transmissão da sua mensagem.

Esses são alguns itens que a propaganda e a publicidade,  juntamente com marketing podem trazer para sua empresa,  existem outros diversos benefícios,  isso depende também da estratégia  que a sua marca vai adotar!

Continue a leitura para descobrir se a área é promissora!

A área da publicidade e propaganda é promissora?

O profissional que trabalha com a publicidade e propaganda, pode desempenhar várias funções! Seja em agências de Publicidade, ou empresas de diferentes setores, ou ainda atuar de forma autônoma.

O mercado atual é bastante amplo e possui ótimas oportunidades, e é considerado um mercado  dinâmico competitivo,  desafiador bastante promissor e repleto de possibilidades.

Você sabe qual é a diferença  entre publicidade e propaganda, e marketing? Então continue a leitura para descobrir!

Qual é a diferença entre publicidade e propaganda, e marketing?

O marketingatua diretamente, em definir e conhecer o público-alvo, para a partir disso, desenvolver estratégias efetivas a fim de atrair o cliente. Os objetivos do marketing são mais amplos.

Podemos por exemplo contextualizar,  alguns exemplos dele como aumentar as vendas,  fidelizar clientes, trazer visibilidade para a marca e também dos produtos ou serviços que são ofertados convencendo os consumidores a comprarem.

Agora, tratando-se da publicidade e propaganda,  podemos dizer que ela está focada na construção de uma comunicação persuasiva para o seu público, a fim de atingir o objetivo esperado.

Nesse caso, os objetivos são mais específicos, eles estão relacionados com a divulgação e na criação do foco da campanha,  levando em consideração o orçamento do seu público e as mídias.

É válido ressaltar que as duas juntas caminham muito bem, afinal para que seu planejamento de marketing funcione adequadamente, é fundamental que ambas atividades estejam alinhadas ao propósito do seu negócio!

Com a união das duas forças, você consegue trazer resultados cada vez mais positivos e eficazes para o seu negócio,  conquistando clientes potenciais clientes efetivos e aumentando seu volume de vendas.

Afinal, como dizem por aí a propaganda é a alma do negócio!

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.