Nesta quinta-feira, dia 25 de Novembro é comemorado o dia nacional do doador de sangue! E em especial neste ano, essa data também é marcada pelas dificuldades que a área da saúde enfrenta devido a pandemia do Covid-19.
Então para reforçar o assunto, e gerar uma discussão acerca desse tema, a fim de promover uma visibilidade e atrair novos doadores a data é extremamente importante, pois o sangue é um composto único, nada substitui o sangue!
Atualmente, os estoques do país como um todo, trabalham bem abaixo da sua capacidade, pois o índice de doações tem baixado significativamente e abalado o funcionamento dessa área.
Ademais, abordaremos os seguintes tópicos ao longo deste artigo:
Então vamos lá?
A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde OMS no ano de 2004 e o seu principal foco era de aumentar o número de doadores de sangue, além disso, a campanha envolve a sensibilização e a conscientização sobre a doação de sangue.
A transfusão de sangue teve início por volta do século 17 mas só chegou ao Brasil em 1879. Os pioneiros da Hemoterapia foram cirurgiões do Rio de Janeiro e por volta de 1920 surgiram que eram bastante organizados e bem simples.
Atualmente, em nosso país totalizam 32 hemocentros públicos, sendo, pelo menos um em cada estado, bem como outras instituições que recebem doadores de sangue e ajudam a manter os serviços de saúde abastecidos.
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo relacionado, entre outras funções, com o transporte de nutrientes e gases respiratórios e a defesa do organismo. E a partir disso existem também as células que cumprem funções.
Ele é composto por hemácias plaquetas e plasma! Na qual a parte líquida(plasma), constituída por água, sais, vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Além de tudo isso, o sangue é tecido vivo e no corpo de uma pessoa adulta tem média circulando cerca de cinco litros de sangue, variando de acordo com o peso, ele é composto por uma parte líquida e outra sólida.
A doação de sangue atua como um super gesto solidário de doar ou compartilhar uma pequena quantidade do próprio sangue para pessoas que você nem conhece! Esse é um ato simples e altruísta que pode salvar vidas!
Os receptores normalmente são pacientes, que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e alta complexidade como transfusões, transplantes, procedimentos, oncológicos e cirurgias.
Ao doar sangue o indivíduo está ajudando a quem necessita urgentemente, e isso é essencial para a sua sobrevivência! Este ato contribui com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e principalmente das pessoas!
Com a pandemia, a doação de sangue caiu 10% no Brasil esse dado é do Ministério da Saúde e foi atualizado quando a quando a campanha de doações foi lançada em 2019 na qual foram somadas 3,27 milhões de doações!
Mas em comparativo, no primeiro ano da Covid-19 no país foram 2, 95 milhões. Com a queda não houve desabastecimento devido um plano de contingência que foi criado, para que fossem remanejados as bolsas entre os estados!
Com essa nova política para não desabastecer nenhum banco, o remanejo totalizou mais de 2.481 bolsas de concentrado de hemácias, e somado, até agora em 2021 somam 185 bolsas no total.
Recentes estudos revelam que ao ajudarmos aos outros despertamos hormônios que aumentam a nossa felicidade e a nossa satisfação! Assim como também proporciona o senso de sentido aumentando a sensação de competência.
Além disso, ela pode influenciar diretamente no nosso humor e reduzir o nosso nível de estresse, retirando a nossa mente da fixação em nossos problemas! A doação é um ato voluntário que pode ajudar pessoas que necessitam de transfusão!
Em cada doação são coletados no máximo 450ml de sangue e essa única dose pode salvar a vida de até 4 pessoas! Isso não causa risco a pessoa que está realizando a doação e pode levar menos de 1 hora!
Além disso, é muito importante ressaltar que em todos os procedimentos de doações, todos os materiais usados nos procedimentos são descartáveis, por isso não há risco de você ser contaminado ao doar sangue.
Algumas dúvidas ainda são pertinentes sobre o tema, como por exemplo: quem pode doar?
Você pode ser um doador se você tiver com peso de no mínimo 50 kg e ter entre 18 e 69 anos, também são aceitos candidatos com idade entre 16 e 17 anos mas que tenham o consentimento formal do seu responsável.
Agora quem não pode doar?
Considerações imediatamente após a doação: o sangue ficará armazenado em um banco de sangue, e o seu corpo leva apenas cerca de 24 horas para repor o mesmo volume de sangue (em média cinco litros) que é necessário para o seu corpo!
Além dessas dúvidas, podem surgir outras, isso é normal!
Por isso, a melhor dica para saber como você pode doar é procurar o hemocentro da sua cidade ou da cidade mais próxima, para tirar as demais dúvidas e saber de tudo direitinho!
Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!