CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é o Diagrama de Espaguete?
Como o Diagrama de Espaguete surgiu?
Qual a finalidade do Diagrama de Espaguete?
Quais os benefícios de se utilizar o Diagrama de Espaguete?
Como fazer um Diagrama de Espaguete?
Softwares para criar o Diagrama de Espaguete
Exemplo de processo otimizado pelo Diagrama de Espaguete
Garanta sua capacitação em Lean!

Diagrama de Espaguete: conheça a ferramenta que é essencial no Lean Manufacturing

Entenda o que é Diagrama de Espaguete e a sua relação com processos de melhoria contínua. Saiba como fazê-lo para otimizar o layout do seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Diagrama de Espaguete: conheça a ferramenta que é essencial no Lean Manufacturing

O Diagrama de Espaguete é uma ferramenta do Lean Manufacturing que busca representar visualmente o caminho percorrido por funcionários e produtos durante um processo produtivo.

Essa ferramenta é essencial para empresas que queiram se manter competitivas por meio da eliminação de desperdícios, pois essa ferramenta ataca um dos 8 desperdícios listados pela metodologia Lean: as movimentações desnecessárias.

É possível utilizar o diagrama em diferentes tipos de processos, até mesmo em uma sala de cirurgia, onde normalmente essa ferramenta vai acompanhar a movimentação de um médico, contribuindo na metodologia de Lean Healthcare.

Se você quer descobrir se seu layout está funcionando de forma correta ou se ele precisa de melhorias, a melhor maneira de testá-lo é por meio do diagrama.

Ficou curioso para saber como? Continue lendo o artigo. Nele você vai aprender:

  • O que é o Diagrama de Espaguete;
  • Como o Diagrama de Espaguete surgiu?
  • Para que serve o Diagrama de Espaguete;
  • Quais os benefícios de se utilizar o Diagrama de Espaguete?
  • Como fazer um Diagrama de Espaguete;
  • Softwares para criar um Diagrama de Espaguete;
  • Exemplo de processo otimizado pelo Diagrama de Espaguete.

Preparado? Bora!

O que é o Diagrama de Espaguete?

O Diagrama de Espaguete é uma ferramenta visual muito importante para segmento do Lean Manufacturing..

Ele consiste em um emaranhado de linhas traçadas, geralmente em uma planta no formato A3. As linhas representam toda trajetória percorrida por um funcionário em uma empresa durante a execução de tarefas de um determinado processo.

Exemplo de um Diagrama de Espaguete

Como o Diagrama de Espaguete surgiu?

O Diagrama de Espaguete surgiu dentro da metodologia Lean, seu objetivo é ser uma representação visual do fluxo de movimento de pessoas, produtos e documentos ou processos.

Com essa ferramenta, as empresas e fábricas possuem maior noção do espaço e podem modificar suas organizações para entregar mais qualidade.

Qual a finalidade do Diagrama de Espaguete?

O Diagrama de Espaguete tem como finalidade a eliminação de desperdícios.

O mapeamento espaguete permite visualizar todas as perdas com deslocamento doatual e possibilita, também, medir o nível de eficiência do mesmo, que se dá por meio do número de linhas traçadas na planta.

Quanto maior o número de linhas, mais tempo se perde e, logo, menos eficiente é a área estudada.

Por meio da redução da distância percorrida por um funcionário, tem-se um melhor aproveitamento do tempo gasto entre as diferentes etapas do processo. Dessa forma, é possível fazer uma organização de layout ideal e mais otimizado para uma empresa.

O Diagrama de Espaguete é usado, geralmente, em conjunto com outras ferramentas de melhoria, como o VSM (Mapeamento de Fluxo de Valor), SMED (Troca Rápida de Ferramenta) e o 5S (Cinco Sensos).

Quais os benefícios de se utilizar o Diagrama de Espaguete?

Como vimos no tópico anterior, o objetivo do diagrama é eliminar desperdícios. Afinal, quando você coloca todos os trajetos de seus projetos em uma planta, é possível observar várias linhas, curvas e cruzamentos.

Sendo assim, o benefício de utilizar essa ferramenta está no fato de ter uma visão ampla do que ocorre na rotina de sua empresa, o que permite criar novos modelos de movimentação e melhorar determinados processos que você não estava consciente.

Como fazer um Diagrama de Espaguete?

Basicamente, o que você precisa fazer é: traçar um mapa que contenha todos os caminhos percorridos por pessoas e/ou produtos. Mas tenha cuidado!

Se você fizer seu diagrama de qualquer maneira, essa ferramenta simples pode se tornar muito confusa e extremamente difícil de ser analisada. Por isso, vou ajudar com uma receita muito boa para fazer seu espaguete. Vamos lá?

Passo 1

Decidir qual o processo ou fluxo de pessoas será analisado. É importante, e também necessário, avaliar o quanto de valor que a mudança desse layout agregará ao negócio.

Passo 2

Depois de decidido o layout a ser otimizado, é necessário fazer o desenho da planta do mesmo, mantendo todas as características atuais do sistema. Esse esquema é feito, como dito antes, em um formato A3.

Verifique se todos os objetos físicos foram incluídos no desenho, isso vale para todos os equipamentos. Ainda que eles não sejam relevantes para o processo que você está avaliando, em um diagrama devemos representar todo o chão de fábrica.

Passo 3

Desenhar, de maneira contínua, todo o trajeto percorrido pelo colaborador e/ou material de forma a representar todo o fluxo do processo, definindo bem as distâncias percorridas e o tempo gasto em cada uma. Se necessário, utilize mais de uma cor para representá-los.

As cores ajudam a delimitar as linhas diferentes, assim é mais fácil para fazer uma análise quantitativa.

Passo 4

Faça, juntamente com sua equipe de trabalho, uma análise criteriosa dos percursos desenhados buscando identificar movimentos desnecessários e passíveis de melhoria. Não se esqueça de levar em conta o tempo e a distância colhidos no passo anterior.

Passo 5

Procure por uma organização que reduza ao máximo todos os trajetos indesejáveis, elaborando propostas que atendam os funcionários do setor e atinjam os níveis de melhoria esperados.

Dicas extras!

Alguns outros fatores também ajudam a montar um Diagrama de Espaguete e, portanto, facilitam a tomada de decisão. Entre eles, vale citar:

  • Descreva bem todos os pontos de paradas, ou gargalos, entre os processos e também o tempo gasto em cada um
  • Faça uma análise das tarefas do layout atual que necessitam de recursos de outros setores
  • Busque transformar o sistema de produção ou meio administrativo no mais linear possível
  • Elimine todos os passos que não agregam valor ao produto.

Softwares para criar o Diagrama de Espaguete

Existem diversos softwares que podem auxiliar na criação de diagramas de espaguete mais complexos e completos. Entre eles se destacam:

  • Microsoft Visio: ferramenta completa e de fácil utilização que possui diversos templates das mais diversas áreas, como escritórios e fábricas;
  • AutoCad: ferramenta técnica e mais complexa que a anterior, apresenta excelentes resultados quanto ao nível de detalhes;
  • Miro: a ferramenta oferece um modelo que você pode personalizar de acordo com o processo que você está analisando, a vantagem é que ele pode ser feito online.

Exemplo de processo otimizado pelo Diagrama de Espaguete

A imagem abaixo mostra um processo antes (à esquerda) e depois (à direita) da aplicação do diagrama de espaguete:

Processo otimizado pelo Diagrama de Espaguete


Nessa aplicação, é possível observar a grande redução de movimentação que foi possibilitada por meio da análise do Diagrama.

Garanta sua capacitação em Lean!

Ser um especialista em Lean Seis Sigma é o sonho de vários profissionais.

Pensando nisso, a Voitto lançou o Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma para você dar o primeiro passo na sua carreira.

Com o nosso curso, você aprenderá maneiras de reduzir os desperdícios de uma empresa e também otimizar processos. Tudo isso de forma totalmente gratuita!

São 4 horas de conteúdo com vídeos e exercícios, ao final você ainda recebe um certificado de conclusão. Use o cupom BLOG100 e tenha acesso agora!

Clique no banner para saber mais:

Banner Treinamento de White Belt

E aí, gostou desse artigo? Deixa aí nos comentários o seu feedback pra gente! Sua opinião ajuda a enriquecer nosso conteúdo e faz nosso Blog crescer ainda mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

O que é e como funciona o Lean Seis Sigma?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Seis Sigma?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.