As principais estratégias de digitalização
O que é possível observar até aqui?

Saiba quais são as principais estratégias de digitalização da Raízen

Descubra como a Raízen, uma das empresas de energia mais competitivas do mundo, está aplicando seu processo de digitalização e quais os resultados até aqui.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Saiba quais são as principais estratégias de digitalização da Raízen

A Raízen é uma empresa integrada de energia, originalmente brasileira. Hoje, ela é considerada a 4º maior empresa em faturamento e a 2º maior distribuidora de combustíveis no Brasil.

Além disso, a companhia é licenciada pela Shell, cultivando cana de açúcar, matéria prima do processo, e produzindo açúcar e etanol.

Assim como, também atua nos processos de comercialização, logística interna, exportação, distribuição e varejo de combustíveis.

E, para atender as necessidades do mercado, a empresa tem se pautado em tecnologia avançada e adotado diversas estratégias em seu processo de digitalização.

Nós vamos aprender agora quais são essas estratégias e os seus resultados observados até aqui, por meio dos seguintes tópicos:

  • As principais estratégias de digitalização da Raízen;
  • O que é possível observar até aqui?

Ficou curioso(a)? Então vamos lá!

As principais estratégias de digitalização

A transformação digital está inserida em toda a companhia, se manifestando nas seguintes estratégias:

Inovação Aberta

A inovação aberta é uma forma de inovar pautada na colaboração e multidisciplinaridade. Isso significa que em uma decisão há o envolvimento de várias partes que são externas à empresa.

Existe a participação de clientes, fornecedores, institutos de pesquisa e até mesmo outras empresas.

Para Ricardo Mussa, CEO da companhia, a inovação aberta na Raízen é extremamente importante para antecipar demandas e criar ofertas inéditas no mercado, por exemplo.

A empresa tem como prioridade o aprimoramento constante em tecnologia, para que a tomada de decisão com base na inteligência artificial aconteça.

Da mesma forma, buscam também a ajuda da inovação para aumentar a eficiência na cogeração de energia, que se baseia na queima do bagaço para a geração de energia elétrica para a indústria.

Cadeia de distribuição

Com o objetivo de diminuir custos de viagens, aumentar a segurança e melhorar as rotas de distribuição, a Raízen aplicou um programa chamado de “Programa de Excelência Operacional Logístico” ou ONE.

O sistema possui um ponto estratégico em Piracicaba, no estado de São Paulo, funcionando de maneira integrada com os setores de infraestrutura e operações da empresa.

Dessa forma, a gestão das frotas rodoviárias é feita em tempo real.

Marketing e Serviços

As novas tecnologias não estão inseridas apenas na cadeia produtiva da Raízen, mas também nos postos de gasolina.

Há alguns anos foi lançado um aplicativo chamado Shell Box, que sustentou o aumento no uso de transações sem contato, desde o início da pandemia.

De acordo com Ricardo Musso, CEO da Raízen:

“Esses movimentos reforçam a importância de definir estratégias estruturadas para reconhecer oportunidades, com o objetivo de desenvolver soluções e tecnologias que possam beneficiar negócios e conectar as estratégias da Raízen com as demandas impostas por um mundo em constante transformação”

Trocas de Experiência

Ainda falando de inovação, em 2018 a Raízen lançou seu hub de inovação, denominado Pulse, um grande pilar de sua estratégia de modernização.

Basicamente, um hub de inovação é um local físico ou virtual em que as Startups estabelecem suas operações, ocasionando em uma conexão de empreendedores com o setor produtivo muito rica.

Na Raízen, essa troca de experiências é chamada de “Oxigenação de ideias”.

Hoje, o hub de inovação da Raízen contribui com o desenvolvimento de mais de 38 Startups, estas que fazem parte de mais de 70 projetos piloto em diversas áreas da companhia, além da consolidação de vários contratos comerciais.

Internacionalização

Um dos principais objetivos estratégicos da Raízen é a venda da tecnologia para a produção do etanol de segunda geração (E2G) para outros países.

Segundo Ricardo Mussa, o etanol de segunda geração eleva a capacidade do etanol em até 50% utilizando uma mesma área plantada. Dessa forma, possibilita que mercados globais possam ser atendidos com toda a sua amplitude.

Uma das parceiras da companhia é O Boticário, que esse ano evoluiu para 100% o uso da linha de fragrâncias a partir de etanol celulósico da Raízen, produto chamado de EcoÁlcool, para o melhor entendimento do consumidor.

Além do Brasil, a Raízen fornece etanol de segunda geração para o mercado europeu e norte americano, para consumidores que buscam produtos mais sustentáveis.

E, a internacionalização da empresa também conta com o Pulse, já que as conexões entre empresas não estão restritas ao Brasil.

O que é possível observar até aqui?

A pandemia trouxe a aceleração da evolução tecnológica da Raízen, e que, segundo o CEO da companhia, fez com que ficasse claro a importância da resiliência, agilidade e assertividade nos negócios.

Ricardo Mussa ainda disse que antes da pandemia eles tinham a perspectiva de que o uso de inteligência artificial viria em um futuro próximo, no entanto, já virou realidade no último ano.

Atualmente, o processo de colheita está 100% automatizado e a empresa continua buscando atingir uma maior digitalização no processo como um todo, que denominam como “do canavial ao posto”.

E, da mesma forma, essa digitalização tem permitido o maior entendimento dos novos dos hábitos de consumo do cliente  e suprindo a demanda por tecnologia junto a parceiros e fornecedores da companhia.

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Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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