CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?
Os 3 benefícios da diversidade e da inclusão
Como estimular a diversidade e inclusão nas organizações?

Descubra qual é a importância da diversidade e da inclusão dentro das organizações

A diversidade e a inclusão em uma organização promovem a produtividade e a integração entre os colaboradores. Entenda como isso acontece.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Descubra qual é a importância da diversidade e da inclusão dentro das organizações

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre diversidade e inclusão. Mas, você sabe o que realmente isso significa?

Ter diversidade e inclusão nas organizações deve ser uma tarefa conjunta entre o sistema de recursos humanos e a liderança e essa iniciativa deve estar presente em todos os níveis da organização.

As organizações, atualmente, são compostas pelos millennials e pela geração Z, gerações que estão ocupando cargos de liderança e que se preocupam com a sustentabilidade, são engajados, conectados, inovadores, criativos, ágeis e abertos à diversidade.

Isso faz com que o trabalho esteja mais relacionado com um senso de propósito e representatividade do que simplesmente pelo fato de estarem empregados e seguros financeiramente.

Ao longo deste artigo, vamos falar sobre:

  • Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?
  • Os 3 benefícios da diversidade e da inclusão
  • Como estimular a diversidade e inclusão nas organizações?

Para começarmos a nossa conversa, vamos entender a diferença entre diversidade e inclusão. E, para isso, vamos analisar a seguinte metáfora, feita por Verna Myers, advogada de Harvard, expert em D&I da própria companhia e vice-presidente na área de inclusão da Netflix:

"Diversidade é ser convidado para a festa, inclusão é ser chamado para dançar e pertencer é dançar como se ninguém estivesse olhando."

Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?

Diversidade está relacionado com a união de diferentes perspectivas que se complementam. Ela é garantida por meio do recrutamento, da retenção e do desenvolvimento de talentos variados, independente dos seus variados backgrounds.

Inclusão é quando as pessoas se sentem parte da organização, sem precisar esconder parte de sua identidade por medo de não serem aceitos. Para estimular a inclusão, a cultura do respeito, da aceitação e do acolhimento é essencial.

Muitas empresas, na tentativa de ter diversidade e inclusão, contratam pessoas diversas, mas não oferecem as mesmas oportunidades para todos. Ou seja, convidam para a festa, mas não chamam para dançar.

Para incentivar a diversidade e a inclusão nas organizações, é necessário saber se o ambiente organizacional é propício para tal iniciativa, sendo necessário a realização de pesquisas internas sobre discriminação e assédio.

Para que você possa saber como está o clima organizacional da sua empresa, separamos a nossa Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional.

Clique no banner abaixo e garanta a sua!

Pesquisa de Clima Organizacional. Baixe agora!

Organizações bem estruturadas e maduras aplicam a inclusão na cultura, no mindset e nos processos para garantir os mesmos benefícios a todos.

Segundo a McKinsey e Company, a inclusão possui três dimensões, sendo elas:

  • Abertura: demonstra a liberdade de expressão de pensamentos, ideias e preocupações
  • Equidade: senso de verdadeira justiça
  • Pertencimento: os colaboradores se sentem parte da organização, compartilhando de uma conexão positiva.

Tudo o que falamos até aqui se reflete em condições igualitárias de trabalho e de renda, sem a descriminação de gênero e de raça.

Além de proporcionar ambientes mais humanizados e abertos à compreensão das diferenças que nos tornam únicos, a diversidade e inclusão podem gerar diversos benefícios para as organizações.

Vamos ver quais são eles?

Os 3 benefícios da diversidade e da inclusão

A diversidade e a inclusão estimulam a inovação. Isso porque, com uma equipe composta por pessoas com experiências diferentes e com pensamentos diferentes, possibilita a criação de novos processos, novas soluções para velhos problemas e novas formas de negociar.

Mas não basta apenas ter uma lista de colaboradores diversa. É preciso entender o valor da diversidade e da inclusão e a liderança deve incentivar uma cultura de respeito.

Vamos listar aqui 3 benefícios de se ter uma organização diversa e inclusiva. veja só:

1. Facilidade no recrutamento e diminuição da rotatividade

A sociedade tem se tornado cada vez mais diversa, sendo este um fator essencial para as pessoas na hora de escolher a empresa que desejam trabalhar, sendo estas também observadas na liderança das empresas.

As organizações inclusivas trabalham na sua employer branding com a finalidade de fortalecer a sua reputação de bem-estar organizacional. Assim, a rotatividade é evitada, aumentando a taxa de retenção de talentos.

Isso corresponde a uma economia de 20% ou mais em recursos, visto que esta é quantia gasta, em média, para a contratação e treinamento de um novo colaborador.

Para que isso funcione, o gestor possui um papel fundamental, sendo ele o responsável por construir, defender e promover a equidade e a confiança entre os colaboradores.

2. Construção de times mais criativos, eficientes e de alta performance

Quanto maior a variação de pessoas em uma equipe, maior é a capacidade criativa delas. Essa criatividade é resultado da flexibilidade cognitiva, desenvolvida por meio das interações com diferentes formas de pensamento.

Além disso, a diversidade e inclusão promove a produtividade, fazendo com que as equipes executem projetos e processos em uma velocidade maior.

3. Nutrição de melhores conexões com os clientes

Quando o cliente se sente compreendido, bem atendido e bem representado por uma empresa as chances de fidelização são maiores.

Essa diversidade é importante para que a organização possa entender os diferentes segmentos do seu próprio nicho de mercado, ao mesmo tempo que possui a oportunidade de se expandir.

Como estimular a diversidade e inclusão nas organizações?

O movimento de diversidade e inclusão pode ocorrer de baixo para cima ou de cima para baixo.

Além disso, é preciso criar um espaço no qual as pessoas tenham liberdade para se expressar, que elas se sintam pertencentes ao ambiente, incentivando a criatividade.

Existem algumas empresas pelo mundo que possuem um profissional específico para trabalhar com as iniciativas de diversidade e inclusão.

A Nubank é um exemplo dessas empresas. Ela possui um cargo de Head of Diversity, que é responsável por gerir essas iniciativas e fazer com que elas tenham impacto em todos os resultados gerados pela empresa.

Cada organização precisa descobrir qual é a forma mais efetiva de realizar as ações que mais se adequem à suas necessidades em busca de estimular a diversidade e a inclusão.

Essas iniciativas devem começar desde o processo de recrutamento até à forma como a liderança estimula e interage com os seus liderados, sendo esta o espelho para os futuros profissionais que farão parte da organização.

Mas você está preparado para ter esse papel de liderança na sua organização?

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pesquisa De Clima Organizacional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.