O que é uma DNVB?
Como começar uma DNVB?
DNVB no Brasil
Exemplos de DNVBs
Fique por dentro da transformação digital!

Você sabe o que são marcas digitais nativas do mundo digital? Conheça o DNVB!

É possível que uma empresa controle todos os processos desde a fabricação até a comercialização? Conheça o fenômeno do DNVB!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que são marcas digitais nativas do mundo digital? Conheça o DNVB!

Atualmente, existem diversos modelos de negócios que são adotados pelas empresas para facilitar e potencializar a gestão das mesmas. Entre eles, existe um que vem chamando muita atenção: o DNVB! 

Você sabe o que é e como funciona o DNVB? Essa sigla significa "Digitally native vertical brand” , são marcas que nasceram no meio digital e trazem uma proposta diferente do tradicional, prometendo maximizar os lucros de uma empresa. 

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, não deixe de investir na leitura desse artigo, pois você terá a oportunidade de agregar seus conhecimentos sobre os seguintes temas:

  • O que é uma DNVB? 
  • Como começar uma DNVB? 
  • DNVB no Brasil
  • Exemplos de DNVBs
  • Fique por dentro da transformação digital! 

Vamos à leitura?

O que é uma DNVB? 

Como já relatado anteriormente, o significado da sigla “DNVB” se refere ao termo “Marcas Verticais digitalmente nativas”, sugerindo uma tendência cada vez maior de digitalização e verticalização dentro desse modelo de negócio.

Além disso, uma forte característica desse tipo de gestão é a centralização de dados sobre o processo de jornadas de compras do cliente, visto que, essas empresas controlam toda a trajetória do produto, desde o início da fabricação até a comercialização.

Isso é viabilizado por meio do corte de intermediários, ou seja, as terceirizações dos principais processos são minimizadas, aumentando a margem de lucro da marca e o controle majoritário sobre os dados gerados pela empresa em cada etapa.

Vale ressaltar ainda que o conceito de marcas nativas digitais é muito recente, tendo sido introduzido em 2016 pelo empreendedor, de origem norte-americana, Andy Dunn, que também é CEO da marca Bonobos, pioneira na aplicação dessa metodologia.

Diante disso, Dunn viu no corte de intermediários uma oportunidade de aprimoramento dos processos, visto que a partir do controle dos mesmos, as ineficiências poderiam ser identificadas com mais facilidade. 

Ao contrário do que muitos pensam, para ser uma DNVB, não é necessário ter uma fábrica de cada insumo necessário para o seu produto final, mas sim, conseguir o controle dos processos envolvidos na terceirização, caso ela seja inevitável.

Assim, as DNVB’s são empresas que nasceram digitais, que apesar de não serem restritas apenas a esse meio, desempenham uma atuação muito importante de interação com seu público através das redes sociais. 

Depois de entender esse conceito tão amplo e interessante, que tal receber instruções de como começar sua própria marca vertical digitalmente ativa? Confira o tópico a seguir para obter sucesso nisso! 

Como começar uma DNVB? 

O primeiro passo para ter uma DNVB é o estabelecimento de uma estrutura vertical dentro do seu modelo de negócios. Esse aspecto é muito importante para que o acompanhamento efetivo dos processos seja viabilizado. 

Após isso, é necessário o planejamento de mecanismos de acompanhamento dos processos, o que deve levar em conta a peculiaridade e necessidade de cada etapa, desde a fabricação até o pós-venda.

Feito isso, é necessário que a experiência do usuário possa ser aprimorada, fazendo com que aspectos como a personalização e humanização sejam evidenciados, o que é muito positivo para o impacto do cliente.

Vale ressaltar, portanto, que uma DNVB não é apenas uma marca que vende online, como é o caso de empresas que colocam seus produtos a varejo ou em marketplaces, também possuem casos de venderem diretamente em loja física.

Diante disso, conheça a realidade das empresas brasileiras que são classificadas como DNVB, para aumentar ainda mais sua percepção sobre esse assunto:

DNVB no Brasil 

Existem diversas empresas que atuam na modalidade DNVB no Brasil, tais como Amaro, Zissou, Sallve e Liv Up, que serão abordadas com mais detalhes no último tópico deste artigo.

Elas são empresas de grande visibilidade e reconhecimento, tendo contribuição direta do DNVB, visto que não é necessário a dependência de terceiros para que essas marcas sejam reconhecidas dentro de seus nichos.

Além disso, a interação direta com o cliente pode ser evidenciada como algo interessante que é compartilhado entre essas marcas e ainda, que contribui para a geração de insights genuínos e inovadores. 

Por fim, a inovação na formulação de novos produtos e a agilidade no atendimento e entrega são características notadas que contribuem muito para que esse modelo de negócio seja um sucesso, o que é transparecido na atuação dessas marcas no Brasil. 

Muito interessante, não é mesmo? Para finalizar com chave de ouro, não deixe de conferir o último tópico, que traz uma visão mais ampla e detalhada de exemplos das DNVB’s. 

Exemplos de DNVBs

Amaro

A Amaro é uma loja de vestuário, que oferece experiências para seus clientes que vão além de apenas a aquisição de uma peça de roupa, tendo uma estrutura interna de mais de 400 funcionários para garantir isso.

Além de estar intrinsecamente inserida no e-commerce, que é uma forte característica de uma DNVB, essa marca promete preços justos, entrega eficiente e apoia causas sociais e ambientais. 

Zissou 

A Zissou é uma marca de colchões que tem como slogan “Dormir & Viver”. Tal marca preza tanto pela experiência do cliente, que permite a devolução do produto em até 100 dias de teste, garantindo que a satisfação deve ser a maior possível.

Dessa forma, esse modelo de marca dentro do nicho de nativos digitais oferece uma experiência inovadora, um atendimento personalizado e ainda, usa esse feedback ao seu favor para implementação contínua de melhorias. 

Sallve 

A Sallve se apresenta como uma marca que vende uma experiência além de apenas produtos para o tratamento de peles, mas sim, conexão de pessoas, ideias e conteúdos que envolvem a temática de beleza.

Assim, a marca preza por uma experiência única para o usuário, que pode personalizar o seu kit de produtos de acordo com um atendimento individualizado, o que é muito característico de uma DNVB de sucesso.

Liv Up

A Liv Up é uma marca que comercializa produtos alimentícios, visando facilitar a vida de quem preza por uma alimentação saudável, gostosa e com muita praticidade. 

Além de muita variedade, essa marca dispõe de tecnologias inovadoras para viabilizar esse serviço e garantir que os clientes tenham um nível de satisfação acima da média do mercado.

Fique por dentro da transformação digital! 

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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