CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Dress Code?
Importância do Dress Code
Tipos de Dress Code
Dress Code no trabalho
Dress code X Estilo pessoal

Descubra a importância de um Dress Code e como aplicá-lo no ambiente de trabalho

Confira as principais normas de um código de vestimenta, quais são os principais tipos e a sua importância em eventos sociais e no ambiente de trabalho

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra a importância de um Dress Code e como aplicá-lo no ambiente de trabalho

O Dress Code é utilizado para padronizar as normas de vestimenta de uma ocasião ou de um evento, fundamentais para passar uma mensagem a quem está vendo e transmitir uma harmonia em sua apresentação.

No mercado de trabalho, o Dress Code se mostra bastante presente, definindo como o profissional deve se vestir e se comportar de acordo com a função exercida e com a empresa que trabalha, respeitando os seus valores e princípios.

Esse conjunto de regras permite que as pessoas se vistam da maneira mais adequada de acordo com o evento proposto e não se sintam deslocadas perante uma multidão. Continue neste artigo e entenda a importância do Dress Code a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Dress Code?
  • Importância do Dress Code
  • Tipos de Dress Code
  • Dress Code no trabalho
  • Dress code X Estilo pessoal

Vamos lá!

O que é Dress Code?

O Dress Code (o código de vestimenta) é um conjunto de regras relacionado ao que se vestir para uma ocasião, seja um evento em específico ou durante o trabalho. Esse manual orienta as pessoas a utilizar a vestimenta adequada e não se destoar perante as outras presentes.

Dessa forma, o código de vestimenta deve ser informado aos convidados de um evento, por meio do convite, ou aos colaboradores de uma empresa, por meio de um manual, para que todos possam seguir o padrão exigido.

Surgimento do código de vestimenta

Essa padronização de vestimenta surgiu em séculos passados para distinguir os nobres dos plebeus, como a utilização do corante púrpura a reis, imperadores e alto clero. Em 1952, a Rainha Elizabeth II em sua coroação vestiu manto e coroa, forrados em veludo púrpuro.

Já no século XVIII, os nobres e a burguesia francesa abusavam de sedas, rendas e veludos rebordados para esses trajes, com as cores representando as atividades diárias que seriam utilizadas por essas classes. Depois, a elite inglesa desenvolveu uma vestimenta elegante e formal para esportes ao ar livre como a caça e o tiro ao alvo, com tecidos de algodão.

Um presente para você!

Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!

5 práticas exemplares de Liderança, baixe agora!

Importância do Dress Code

O Dress Code é importante para indicar um padrão de vestimenta para uma atividade específica, ocasião ou ambiente, organizando e harmonizando a apresentação das pessoas.

No caso de empresas, essa padronização contribui para a transmissão de uma mensagem sobre uma marca ou uma empresa, fortalecendo a sua cultura organizacional e a sua imagem perante o público e os clientes.

Vale lembrar que, por lei, segundo o Artigo 456-A da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a Norma Regulamentadora NR 32, o empregador pode determinar o Dress Code utilizado pelos colaboradores e, caso exija a utilização de uniformes, ele deve fornecê-los.

Tipos de Dress Code

O Dress Code varia de acordo com o tipo de evento ou da ocasião proposta. Se é um evento formal, a vestimenta será mais elegante e sofisticada, conforme as normas. Se for smart casual, há maior liberdade na escolha de trajes mais informais.

Confira a seguir os principais tipos sociais de Dress Code:

Traje Esporte

Indicado para eventos sociais durante o dia, mais casuais ou ao ar livre, como almoço de negócios, aniversários e eventos do trabalho. Neste traje, são utilizados tecidos mais leves, como algodão, malha e jeans.

Os homens podem optar por um traje mais despojado, com camisa (gola polo ou redonda) e calça desses tecidos, blazer se estiver frio e sapatênis ou um tênis mais moderno. Já as mulheres podem utilizar vestidos simples, blusas, saias, shorts ou calças, com sapatos de salto baixo grosso, rasteirinhas ou sapatilhas e acessórios, bijuterias ou jóias simples.

Traje Passeio

Mais elegante e profissional, esse traje é indicado para eventos sociais mais sérios, como coquetéis e inaugurações, ou para trabalho. Tecidos adequados são linho, seda, crepe, viscose e javanesa.

Os homens podem usar camisa de manga comprida, calça social e blazer, além de sapatos de couro com bicos arredondados combinando com a cor do cinto. Em eventos diurnos, os ternos podem ser mais claros e a gravata é de uso opcional; já à noite, os ternos são mais escuros e o uso da gravata é obrigatório, podendo ser coloridas ou estampadas.

As mulheres podem usar vestidos curtos mais simples ou vestidos longos, pantalonas e terninhos, além de sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas. A regra vale da mesma forma para homens: roupas mais clássicas para o dia e roupas mais ousadas para a noite.

Traje Passeio Completo 

O Passeio Completo é utilizado em casamentos, formaturas, festas de 15 anos, premiações e jantares especiais, permitindo a utilização de tecidos mais nobres como cetim, seda e veludo.

Os homens devem utilizar camisa social branca ou azul clara, terno escuro, gravata branca ou outra cor discreta e sapato preto. Já as mulheres podem usar vestidos longos ou curtos, saltos altos, bolsas pequenas de mão e bijuterias ou joias finas. No frio, echarpes e xales podem ser utilizados.

Traje Gala

Eventos muito sofisticados, como grandes cerimônias e premiações. São utilizados os melhores tecidos, como cetim, seda pura, rendas finas, bordados em pedrarias, tafetá, crepe romano, entre outros.

Os homens devem usar smoking, gravata preta borboleta e faixa na cintura da mesma cor, camisa branca com pregas na frente e sapatos lustrados. Já as mulheres usam vestidos longos, com vários adereços diferenciados, como caudas, decotes e fendas, além de salto alto e meias finas, bolsas pequenas e jóias.

Dress Code no trabalho

Quando você está no ambiente de trabalho, muitos fatores são levados em conta na criação de uma boa imagem, a forma de se comunicar, a linguagem corporal, a maneira de vestir… Tudo impacta nas primeiras impressões de um cliente e, muitas das vezes, isso pode não condizer com o que a empresa quer transmitir.

Muitas empresas flexibilizam o Dress Code no trabalho, considerando até um benefício durante o recrutamento e seleção de colaboradores, mostrando que o que importa é o seu conforto e segurança, mantendo sempre a sua autenticidade e autoconfiança.

Entretanto, em algumas empresas, o Dress Code é levado à risca para que os colaboradores sejam o espelho da comunicação da empresa para o mercado. Logo, esse código estará de acordo com os valores da corporação e com o que ela quer transmitir de mensagem principalmente para o cliente, mas também para os demais stakeholders.

Dessa forma, o código de vestimenta pode estar presente por meio do uso de uniformes, mas também com a descrição das roupas que devem ser utilizadas (e aquelas que devem ser evitadas), buscando transmitir a ideia de ética profissional dentro da corporação.

Alguns desses estilos no trabalho são:

  • Formal: ternos, camisas, blazers, calças de alfaiataria, blusas, vestidos ou saias mais sóbrios, sapatos sociais. 
  • Casual ou informal: mais despojado, com camisetas, calças jeans, tênis e sapatilhas, com maior liberdade nas cores.
  • Semi formal: combinação entre o formal e o informal, utilizando recursos das duas categorias. 
  • Criativo: total liberdade de escolha da vestimenta. 

É importante também ressaltar a utilização de cores que respeitam a identidade visual da empresa. Essa dica contribui para o reconhecimento da marca por meio do seu branding, aumenta a credibilidade perante o mercado e inspira os colaboradores a se envolverem mais e a “vestirem a camisa da empresa”.

Além disso, independente de qual seja o estilo presente no Dress Code de sua empresa, é fundamental ter bom senso na escolha de peças, evitando exageros que não condizem com esse ambiente, peças curtas ou justas demais, decotes muito profundos e roupas em más condições.

Críticas ao Dress Code Empresarial

O No Dress Code é um movimento contrário à colocação de códigos de vestimentas rígidos em organizações, com a justificativa de que os funcionários devem manter sua liberdade individual, personalidade e conforto com o que vestem para o trabalho.

Essas manifestações tomaram força juntamente com a flexibilidade do trabalho por meio das jornadas de trabalho flexíveis e do home office, causadas pela pandemia da Covid-19, e buscam maior humanização das empresas com os seus colaboradores.

A Microsoft foi uma das pioneiras no setor de tecnologia a abolir os códigos de vestimenta. No site de carreiras da empresa, há uma mensagem clara que diz “você não precisa se vestir para nos impressionar.”

Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2019 com 1200 profissionais, mais de 30% desse grupo sairia de uma empresa ou recusaria um emprego se precisasse adotar um Dress Code formal.

Ainda, o mercado de finanças é um dos que mais exigem o código de vestimenta, pensando em seriedade e credibilidade perante os seus stakeholders. Uma das últimas críticas sobre o assunto foi com a cartilha do Banco Inter para os seus colaboradores, que conta com 13 condutas de vestimenta que “devem ser evitadas a todo custo”.

Dress Code banco Inter

Dress code X Estilo pessoal

Por mais que o Dress Code defina um padrão de vestimenta para ser utilizado em diversas situações, você pode utilizá-lo a seu favor aplicando o seu estilo pessoal, mas respeitando o que está presente no código.

No caso do Traje Esporte, por exemplo, há uma maior liberdade em escolher as melhores peças para o evento proposto, selecionando as cores que mais se identifica e combinações distintas. Já o Traje Passeio, restringe mais essas escolhas, mas também permite que você seja autêntico.

Por fim, nas regras de etiqueta, o Black Tie é o mais padronizado de todos, principalmente os homens que devem usar smoking, camisa branca e sapato social, sem escolher cores.

É por isso que as consultorias de imagem têm se tornado cada vez mais presentes na vida das pessoas, que aprendem a utilizar o que mais se adequa às suas características físicas, ao seu estilo pessoal e às ocasiões e eventos especiais.

Dica!

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

 Teste DISC, descubra qual é o seu perfil profissional. Faça agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Teste Disc, Descubra Qual é O Seu Perfil Profissional Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.