CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é a Educação Emocional?
Qual é a importância da Educação Emocional?
Por que praticar a Educação Emocional?
3 benefícios da Educação Emocional
Habilidades socioemocionais
Como praticar a Educação Emocional?
Desenvolva a sua Inteligência Emocional!

Aprenda sobre a importância da Educação Emocional e como aplicá-la em sua vida!

Conhecer as emoções e aprender a lidar com elas é essencial para a nossa saúde mental e é esse o foco da Educação Emocional. Entenda mais sobre esse tema!

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Aprenda sobre a importância da Educação Emocional e como aplicá-la em sua vida!

A Educação Emocional é um processo educativo direcionado ao aprimoramento das habilidades cognitivas. A prática da Educação Emocional nos permite identificar, nomear e reconhecer as nossas emoções e aprender a lidar com elas da melhor maneira possível.

Falar sobre as emoções tem se tornado cada vez mais importante. Nesse contexto, a educação emocional é uma estratégia para auxiliar o seu bem-estar e a manutenção da sua saúde mental.

Ela nos ajuda a desenvolver a inteligência emocional por meio do entendimento das emoções, o que nos auxilia a desenvolver uma comunicação e uma expressão assertiva com aqueles que estão ao nosso redor.

Em tempos onde as doenças psicoemocionais (depressão, ansiedade, compulsões, etc.) estão, infelizmente, em alta, falar sobre Educação Emocional é extremamente importante e esse tema deve começar a ser introduzido pelos pais em casa e ser reforçado pelos professores na escola.

Neste artigo vamos aprender quais os benefícios que a Educação Emocional nos proporciona, qual a sua importância e como praticá-la. Nossos tópicos serão os seguintes:

  • O que é a Educação Emocional?
  • Qual é a importância da Educação Emocional?
  • Por que praticar a Educação Emocional?
  • 3 benefícios da Educação Emocional;
  • Habilidades socioemocionais;
  • Como praticar a Educação Emocional?

Vamos começar entendendo o conceito de educação emocional.

O que é a Educação Emocional?

Educação emocional é um processo educativo direcionado ao aprimoramento das habilidades cognitivas. Seu foco é ensinar o indivíduo a conhecer e nomear as emoções, reconhecer a presença delas, os seus gatilhos e compreender o que elas estão tentando transmitir.

Tudo isso pode ser resumido ao desenvolvimento dos pilares da inteligência emocional, habilidade importante para o nosso sucesso pessoal e profissional.

Você já parou para pensar como é o nosso processo educativo?

Na maior parte das vezes ele é focado no desenvolvimento físico, ou seja, nos ensinam a andar, falar, como devemos nos comportar, mas não somos ensinados a lidar com as nossas emoções.

Assim, a educação emocional surge como uma estratégia para nos ensinar a lidar com os nossos sentimentos, entendendo o que está originando aquela emoção e como acolhê-la.

Uma das estratégias utilizadas pela educação emocional é a regulação emocional. Vamos entender um pouco mais sobre ela.

Regulação emocional

A regulação emocional é uma estratégia da educação emocional composta por ferramentas práticas, que nos ajudam a ter controle emocional.

Algumas de suas ferramentas são os exercícios respiratórios, a prática de atenção plena, a focalização e outras técnicas cognitivas.

A proposta da regulação emocional é nos levar a acolher a emoção, sem nos deixar sucumbir a ela. Assim, entendemos que a emoção existe para ser sentida e que nós não nos resumimos a ela.

Vamos entender agora qual é a importância da educação emocional e como ela influencia nas nossas relações interpessoais.

Mas antes…

Desenvolva as suas Soft Skills

As Soft Skills são as habilidades comportamentais e, geralmente, estão conectadas à Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal, habilidades cognitivas, entre outras. Exatamente o tema deste artigo, não é mesmo?

E para te ajudar a desenvolver suas Soft Skills e se tornar um profissional cobiçado pelo mercado de trabalho, nós separamos para você a nossa Websérie Soft Skills - As habilidades do profissional do futuro.

A websérie conta com  5 episódios repletos de dicas práticas para que você possa desenvolver as suas Soft Skills e se destacar no mercado de trabalho!

Clique no banner abaixo e comece hoje mesmo!

Banner do Workshop Soft Skills - As habilidades do Profissional do Futuro.

Qual é a importância da Educação Emocional?

A nossa formação como indivíduos vai muito além do aspecto intelectual, ela engloba o nosso aspecto físico, cognitivo, emocional e social.

Sendo assim, a educação emocional contribui para os nossos processos cognitivos e executivos, como a tomada de decisões, a resolução de problemas e a mediação de conflitos.

A partir do momento que conhecemos as nossas emoções temos a capacidade de distinguir o que nos faz bem e o que nos faz mal, isso faz parte do nosso processo de autoconhecimento.

Quando a educação emocional é colocada em prática, logo no início da vida de um indivíduo, ele é beneficiado de várias formas.

Por que praticar a Educação Emocional?

Aprender como reconhecer e nomear as nossas emoções é extremamente importante para nossa saúde mental e também para nos ajudar com atividades do cotidiano, como: tomar decisões, lidar com problemas, resolver conflitos e muito mais.

Além dos motivos citados acima, a prática da Educação Emocional pode nos trazer os seguintes benefícios:

  • Autoconhecimento;
  • Equilíbrio;
  • Regulação Emocional;
  • Autocuidado;
  • Atenção Plena; 

3 benefícios da Educação Emocional

1. Melhoria no rendimento escolar

Seja sincero(a), por quanto tempo você consegue prestar atenção em uma aula?

Prender a atenção de uma pessoa, principalmente das crianças, é um desafio para muitos educadores.

Para vencer esse desafio, o mais indicado é investir nos estímulos certos, com gatilhos mentais que despertem o interesse.

Dinâmicas que ressaltam a importância do diálogo e que promovem o conhecimento das próprias emoções são estratégias interessantes para manter os alunos motivados.

Assim, as competências socioemocionais são desenvolvidas, o que auxilia na formação de relacionamentos saudáveis e em melhores resultados tanto na vida acadêmica quanto na social.

2. Melhoria do relacionamento intrapessoal

O bom relacionamento com o seu próprio eu resulta em um bom relacionamento com as pessoas.

Nesse contexto, a educação emocional busca desenvolver, gradativamente, essas habilidades durante a vida escolar.

3. Habilidade de criar relacionamentos interpessoais

O desenvolvimento de relações interpessoais é de suma importância para nossa vida pessoal e profissional.

Senso assim, é importante trabalhar com as crianças e jovens o respeito às diferenças, a empatia e a capacidade de criar relações saudáveis.

Agora que já sabemos quais são os benefícios e a importância da educação emocional, vamos aprender a praticá-la!

Habilidades socioemocionais

Habilidades socioemocionais são as habilidades que nos ajudam, através do controle de nossas emoções, em nossas interações sociais. Essas habilidades são fundamentais para a vida em sociedade, seja na vida pessoal, na escolar ou na profissional.

No ambiente escolar, as habilidades socioemocionais são desenvolvidas através da educação socioemocional e são um fator importantíssimo para a proteção da saúde mental e do bullying, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A BNCC orienta que as escolas possuam em seus currículos, os desenvolvimentos das seguintes cinco competências:

  • Autoconsciência;
  • Autogestão;
  • Consciência social;
  • Habilidades de relacionamento;
  • Tomada de decisão responsável.

É sempre importante lembrar que, embora as escolas ajudem as crianças a desenvolver essas competências, elas também têm que ser reforçadas pelos pais fora da sala de aula.

Como praticar a Educação Emocional?

Existem diversas maneiras de praticar a educação emocional. Ela pode ser implantada nas escolas e universidades, mas também pode ser praticada em casa.

Se for o caso, você pode levar seus filhos a desenvolverem essa habilidade por meio de algumas técnicas, como.

  • Ter momentos de reflexão direcionadas por um professor ou, até mesmo, utilizando aplicativos, caso você faça isso em casa. Dessa maneira, a pessoa é levada a refletir sobre os seus comportamentos diante das diversas situações do cotidiano;
  • Fazer dinâmicas, elaborar trabalhos e murais;
  • Colocar os princípios da comunicação não-violenta em prática.

Além disso, essa prática pode ser feita utilizando outras estratégias, como:

  • Terapia individual ou em grupo, com o auxílio de profissionais;
  • Meditação (Mindfullness);
  • Atividades físicas, como o yoga que exige atenção plena;
  • Atividades artísticas que auxiliam na expressão dos sentimentos;
  • Palestras sobre saúde mental.

Essas são algumas dicas para colocar a educação emocional em prática, mas outras podem ser utilizadas, sempre focando na comunicação e no entendimento das emoções.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional!

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.