ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é efeito halo?
Como o efeito halo se manifesta no gerenciamento de projetos?
Como o efeito halo se manifesta na avaliação de desempenho?
Como evitar o efeito halo?
Super dica!

Saiba como o efeito halo pode estar prejudicando sua organização

Entenda o que é o efeito halo, como ele se manifesta no gerenciamento de projetos e na avaliação de desempenho, e ainda, como evitá-lo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como o efeito halo pode estar prejudicando sua organização

A mente é responsável por tirar conclusões erradas sobre as pessoas, e de fato, isso é algo ruim, apesar de ser comum, muitas vezes esse comportamento acaba acontecendo de maneira involuntária pela gestão das empresas. O efeito halo busca tratar exatamente sobre essas questões tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Em geral, as empresas perdem muito ao atribuir avaliações e funções erradas para seus funcionários, gerando grande desmotivação por parte do time.

Separamos alguns tópicos para auxiliar você a entender melhor sobre o efeito halo, sendo eles:

  • O que é efeito halo?
  • Como o efeito halo se manifesta no gerenciamento de projetos?
  • Como o efeito halo se manifesta na avaliação de desempenho?
  • Como evitar o efeito halo?

Vamos à leitura?

O que é efeito halo?

Segundo o psicólogo Edward Thorndike, o efeito halo (halo effect) diz respeito à capacidade que o cérebro humano tem para analisar, julgar, concluir e definir uma pessoa a partir de apenas uma característica.

Em um ambiente empresarial, onde as coisas acontecem cada vez mais rapidamente e com pressão em todo canto, é comum que gestores acabam atribuindo qualificações às pessoas levando em consideração uma ou poucas características. Sendo isso, um grande equívoco dentro do mundo dos negócios.

O efeito halo é algo que impede que se obtenha um diagnóstico claro e preciso sobre o cenário de atuação da empresa.

Isso muitas vezes acontece porque funcionários e gestores ainda se limitam apenas em analisar diretamente os resultados gerados com um único indicador de desempenho, desconsiderando todos os aspectos que influenciaram para atingir esse resultado.

Sendo assim, não basta apenas levar em consideração uma característica dentro de uma avaliação de desempenho ou no gerenciamento de projetos, e sim, um apanhado de todas as outras características possíveis.

Como o efeito halo se manifesta no gerenciamento de projetos?

É comum observarmos influências do efeito halo dentro do gerenciamento de projeto, mesmo que isso aconteça de maneira inconsciente.

O efeito se manifesta porque muitas vezes, algumas características do gestor são super valorizadas ao contrário de outras, podendo comprometer no resultado final do projeto.

O gerenciamento de projetos consiste em aplicar variados conhecimentos, ferramentas, habilidades e técnicas com o objetivo de gerenciar o time e executar o projeto da melhor maneira possível.

Algo que acontece com frequência dentro das companhias, é designarem um profissional com um conhecimento técnico muito bom em uma área para realizar o gerenciamento do projeto.

Isso acaba sendo errado, pois na verdade, era preciso que o funcionário estivesse atendendo as demandas relacionadas a sua área.

Isso acontece, porque o efeito halo faz que as pessoas pensem que apenas o fato do profissional ser muito bom naquela área, faria com que ele fosse muito bom também para gerenciar um projeto. O que em muitas das vezes não é verdade.

E para isso, existe o gerente do projeto, que é um profissional que deve fazer todo o gerenciamento do projeto e que é altamente preparado para desempenhar a sua função.

Para executar essa função, é necessário que a pessoa tenha o conhecimento de variadas ferramentas de gestão, gestão ágil, capacidade de lidar com conflitos, liderança, boa desenvoltura e também capacidade para orientar e designar atividades para os especialistas da área que estão envolvidos com o projeto.

Perceba como é importante que este profissional tenha boa desenvoltura tanto de suas soft-skills mas como também hard-skills de algumas áreas, para conhecer o time e saber ao certo para quem designar tal atividade.

Portanto, podemos concluir que não é possível que o gerente de projetos seja o especialista em uma área específica, pois ele precisa conhecer diversas áreas de gerenciamento, comportamento humano e também um pouco sobre toda a parte técnica do projeto.

Confira o KIT de gerenciamento de projetos , um tema que vem crescendo a cada dia e o domínio dessa arte vem se tornando cada vez mais necessário no mercado de trabalho.

Sendo assim, se você é gestor, engenheiro, gerente ou qualquer profissional que seja responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam precisa de ferramentas e métodos para gerenciar projetos com eficiência para alcançar o objetivo planejado.

Está esperando o que? Se torne um profissional completo agora e baixando nosso KTI de Gerenciamento de Projetos.

Gerenciamento de Projetos

Como o efeito halo se manifesta na avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelas companhias para mensurar os resultados e comprometimento dos colaboradores por um certo período de tempo.

Geralmente ela é realizada uma vez por ano, ou até uma vez a cada 6 meses, onde é apresentado ao colaborador um feedback individual e também uma plano de ações para melhorar aqueles pontos que deixaram a desejar.

O efeito halo pode ser encontrado com muita frequência dentro da avaliação de desempenho.

Em geral, gestores que avaliam os funcionários com uma pontuação alta em em duas áreas chaves para negócio ou mais, tendem a atribuir classificações favoráveis em todos os outros aspectos de desempenho. Da mesma forma acontece com as classificações negativas.

Também podemos encontrar o cenário onde um funcionário com desempenho insatisfatório acaba refletindo negativamente a pontuação em todo o departamento ou na equipe de trabalho no qual faz parte.

Uma forma de amenizar isso, é orientar os gestores com uma boa instrução junto a uma planilha de avaliação de desempenho, podendo ser uma ótima forma para prevenir o efeito halo dentro da organização.

Como evitar o efeito halo?

Agora que você já sabe o que é o efeito halo bem como as formas que ele pode se manifestar dentro da organização, vamos conhecer algumas formas de se evitar esse efeito indesejado:

Ter bons gestores na empresa

O principal causador do efeito halo na maioria dos casos é o gestor que não possui a competência para realizar uma avaliação.

Ele precisa ser um profissional completo, capaz de avaliar e orientar os funcionários, além de também demonstrar habilidade técnica e ferramentas para a realização do projeto.

Mapear as possíveis variáveis do processo

Os gerentes precisam entender os sucessos, erros, melhorias e qualificações, em vez de avaliar apenas os resultados do sucesso e do fracasso.

Além de compreender os métodos de sucesso, os indivíduos também precisam descobrir os aprimoramentos que levem a melhorias satisfatórias. Portanto, você pode melhorar seus resultados de forma mais eficaz, conforme planejado.

Ouvir os colaboradores da companhia

É importante que os colaboradores de fato se sintam ouvidos por toda a gestão da organização para que eles consigam dar feedbacks construtivos sobre os projetos.

Quando isso é feito da maneira correta, os gestores conseguem evitar percepções errôneas ao realizar as avaliações.


Para terminar, esperamos que tenha gostado do conteúdo abordado neste artigo, e não se esqueça de acompanhar o Blog Voitto para aumentar ainda mais o seu aprendizado e ainda ficar por dentro das notícias do momento.

Não se esqueça também de conferir nossa super dica que separamos especialmente para você, que se encontra no próximo tópico!

Super dica! 

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.