ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Eficiência?
O que é Eficácia?
Qual a diferença entre Eficiência e Eficácia?
Indicadores de Eficiência e Eficácia
Aprenda a usar o framework mais utilizado pelas equipes de TI!
5 dicas de como ser mais eficaz no dia a dia
Tenha uma visão competente dos processos!

Qual a diferença entre Eficiência e Eficácia? Veja 5 dicas de como ser mais eficaz!

Descubra o que é e qual a principal diferença entre Eficiência e Eficácia e veja 5 dicas para ser mais eficaz no seu dia a dia com este artigo.

Vinicius Piaceski
Por: Vinicius Piaceski
Qual a diferença entre Eficiência e Eficácia? Veja 5 dicas de como ser mais eficaz!

Se você está lendo este artigo, provavelmente já pensou que eficiência e eficácia possuem o mesmo significado. Fique tranquilo, pois é um equívoco que muitas pessoas cometem. Continue a leitura para entender a diferença desses termos.

Atualmente no mercado de trabalho, as empresas estão sempre em busca do perfil profissional que julgam como ideal para elas. Em outras palavras, elas procuram por profissionais que sejam eficientes e que cumpram com eficácia aquilo que lhes é proposto.

E apesar do nome semelhante e de estarem frequentemente associadas, eficiência e eficácia possuem significados diferentes.

A eficiência está muito ligada à execução de determinada tarefa e, em contrapartida, possuir eficácia está relacionado à habilidade de alguém realizar aquela tarefa.

Conseguiu notar a diferença? Se ainda não, não se preocupe, ao longo desse artigo iremos explicar:


● O que é Eficiência?

● O que é Eficácia?

● Qual a diferença entre Eficiência e Eficácia?

● Indicadores de Eficiência e Eficácia

● 5 dicas de como ser mais eficaz no dia a dia

O que é Eficiência?

A eficiência é uma derivação da palavra eficiente que significa:

Significado de Eficiência

Como vimos na imagem acima, a eficiência está ligada na capacidade de realizar um trabalho com o mínimo de recursos possíveis. Esse atributo pode estar atrelado a diversos fatores como ferramentas, recursos e até mesmo pessoas.

Além disso, ao falarmos sobre esse termo, queremos dizer que eficiência significa executar o que foi proposto sem erros e utilizando os recursos disponíveis sem aumentar os custos de produção.

Peter Drucker, pai da Administração Moderna, define a eficiência da seguinte forma:

A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…

Todas as ações que realizamos, sejam elas dentro do ambiente de trabalho ou fora dele, podem ser mensuradas em relação a eficiência. Entretanto, é importante definir o método de análise a ser utilizado nessa medição e também as ferramentas, caso necessário.

Exemplos de Eficiência

Mas o que de fato pode significar eficiência em nosso dia a dia? Para que você compreenda esse termo, separamos alguns exemplos, confira a seguir:

Um exemplo simples para entender esse conceito é pensar sobre a medição da eficiência energética de um automóvel.  Ela, por sua vez, é dada pela relação entre o consumo de combustível pela distância, ou seja, quanto o veículo irá consumir para se deslocar durante um percurso qualquer.

Além disso, imagine que você irá produzir um determinado produto em uma indústria. Para fazê-lo será necessário determinar um prazo de produção, utilizar somente os recursos disponíveis e garantir que o processo não tenha erros, certo? Se você conseguir esses objetivos, isso significa que a eficiência foi alcançada!

O que é Eficácia?

Já a palavra eficácia é derivada da palavra efetivo, que remete ao rendimento de determinada atividade e pode ser definida como:

Significado Eficácia

Em outras palavras, a eficácia está diretamente ligada a uma qualidade e também a uma habilidade do indivíduo em ser eficaz.

Além disso, podemos resumir o significado de eficácia em “atingir o objetivo proposto”!

Um exemplo simples: “O engenheiro terminou as entregas do projeto antes do prazo previsto”.  Isso significa que ele demonstrou eficácia em realizar seu trabalho, cumprindo o mesmo dentro do período que lhe foi proposto.

Como você pode perceber, tanto a eficiência quanto a eficácia caminham juntas, mas é preciso entender que há uma singela diferença entre elas.

Exemplos de Eficácia

Diferente da eficiência, a eficácia quer atingir o objetivo proposto sem se preocupar com recursos, sejam eles financeiros ou humanos. Nesse sentido, um excelente exemplo de eficácia é a construção civil!

Imagine que você é um engenheiro civil e a sua principal meta é finalizar a construção de uma casa. Se a obra foi finalizada e a casa está pronta, você foi eficaz nesse objetivo.

Qual a diferença entre Eficiência e Eficácia?

Como vimos anteriormente, existe uma diferença sutil entre as duas palavras, pois a eficácia remete ao ato de atingir o objetivo e a eficiência está ligada à produtividade do processo., Sendo assim, podemos dizer que:

  • Eficiência: “fazer certo os projetos”;
  • Eficácia: “fazer os projetos certos”.

Essa ligeira diferença entre elas é um fator decisivo em algumas situações do dia a dia.

Sabemos que para ser um profissional mais eficiente, que trabalha e realiza suas tarefas com eficácia, é necessário estar por dentro de todas as ferramentas corretas para o trabalho.

Como a Eficiência e a Eficácia se relacionam com o comportamento organizacional?

Pensando em gestão estratégica, a aplicação da eficiência e da eficácia em organizações pode ser explicada da seguinte forma:

  • A eficiência diz respeito à qualificação das operações e ações internas de uma organização; 
  • A eficácia, em contrapartida, é a palavra utilizada como referência ao efeito causado pela empresa sobre os consumidores finais.

Ok. Você deve estar se perguntando ”como eu irei medir esses resultados?”. O nosso próximo tópico aborda exatamente esse assunto!

Como medir a Eficiência e Eficácia?

Simples! Com o uso de KPI’s (Key Performance Indicator) ou Indicadores-chave de Desempenho, em português.

Os KPI’s são ferramentas de gestão que medem o desempenho de todos os setores do negócio e utilizá-los para medir a eficiência e eficácia é um ótimo passo para analisá-las.

Você deve definir objetivos e, assim, compreender quais são os indicadores que você pode e irá utilizar para avaliar até que ponto eles foram alcançados.

Indicadores de Eficiência e Eficácia

Segundo o SiteWare, a eficácia é a relação entre os resultados esperados e os resultados obtidos. Logo, para entender a eficácia de algo, você precisa analisar os resultados esperados e as metas planejadas!

Sendo assim, pergunte-se: “Consegui alcançar o resultado esperado?” Se a resposta for sim, você foi eficaz!

Já quando falamos sobre eficiência, a relação levada em consideração é a dos resultados alcançados e os recursos utilizados. Simplificando, o segredo para melhorar os processos de uma empresa é manter resultados altos e utilizar poucos recursos.

Faça-se a seguinte pergunta:  “Mantive o foco nos processos, reduzi custos, usei o mínimo de recursos e, mesmo assim, alcancei os resultados esperados?” Se a resposta for sim, você foi eficiente!

Aprenda a usar o framework mais utilizado pelas equipes de TI!

Pesquisas afirmam que, cerca de 70% das equipes de Tecnologia da Informação, utilizam o Scrum como ferramenta para transformar seus projetos eficientes e produtivos.

Você já leu e sabe a diferença entre eficiência e eficácia e já sabe que conseguir o resultado esperado com menos recursos, você foi eficiente e eficaz. E se nós te contarmos que com o Scrum você consegue isso?

Pois é! Para te ajudar nessa jornada de busca pela produtividade e eficiência, criamos o curso Introdução ao Agile Scrum, que será seu guia neste caminho!

Aproveita que, com o cupom BLOG100, você tem 100% de desconto no curso e ele sai COMPLETAMENTE GRATUITO!

Corre e garante sua vaga!

Curso de Introdução ao Agile SCRUM

Após entender a diferença entre eficiência e eficácia, certamente você deve estar pensando como aplicar os dois conceitos no seu dia a dia, não é mesmo? Por isso, separamos 5 dicas incríveis para você, confira abaixo!

5 dicas de como ser mais eficaz no dia a dia

Antes de conferir as dicas, você deve saber que alcançar a eficiência e eficácia é uma tarefa que deve ser trabalhada diariamente. Com isso em mente, é hora de atingir o máximo do seu potencial:

1. Visualize onde quer chegar

A primeira dica é saber onde quer chegar. Pessoas eficazes traçam o que querem e o que desejam alcançar. Por isso, mentalize os seus objetivos, planeje-se e trabalhe em prol disso.

2. Não tente pular etapas

Você conhece aquele velho ditado “A pressa é a inimiga da perfeição”? Verdade maior não há e, infelizmente, é isso que interrompe a eficácia de inúmeras pessoas.

Não tente evitar o trabalho ou apressar as demandas, foque em entregar qualidade e concentre seus esforços no que pode ser feito agora.

Lembre-se que todos temos nossas limitações, mas é imprescindível dar o seu melhor e deixar que tudo aconteça naturalmente.

3. Saiba encerrar ciclos

Nossa terceira dica é saber encerrar ciclos. Muitos não dominam essa prática e acabam cometendo o erro de não terminar aquilo que começaram. Sendo assim, tente sempre ir até o fim em tudo que se comprometeu a fazer, pois isso é ser eficaz.

4. Aprenda com os próprios erros

Ser eficaz é aprender com os problemas e erros, pois ninguém pode ganhar sempre. A diferença entre uma pessoa eficaz e uma pessoa comum é que a eficaz aprende com seu fracasso e assume a responsabilidade de lidar com os próprios erros.

Isso também se chama humildade. Muitas vezes, quando erramos, temos medo do julgamento das outras pessoas. Isso é normal, mas ser humilde é enxergar a crítica e ver o próprio erro como uma oportunidade de melhorar e se reinventar.

Pessoas humildes reconhecem seus erros e suas limitações e isso as tornam mais propensas à evolução contínua.

5. Guarde um tempo para você

Mais importante do que ser um profissional eficiente, é se manter constante durante os trabalhos. Uma pessoa desmotivada não irá render o mesmo que alguém feliz e alegre. Nesse sentido, por melhor profissional que você seja, tente reservar um tempo só para você.

Foque no seu bem-estar e na sua saúde e, assim, irá manter um constante bom desempenho.

Tenha uma visão competente dos processos!

Os profissionais de White Belt são os responsáveis pela coleta de dados e o oferecimento de uma visão altamente eficaz e eficiente dos processos e como eles estão funcionando.

Eles são os profissionais iniciais do Lean Seis Sigma, e têm diversas resposibilidades importantíssimas nas empresas.

Já pensou em iniciar nessa carreira?

certificação de White Belt da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Com ela, você poderá iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente! Parece surreal, mas é verdade.

Clique no botão abaixo para saber mais a respeito!

Vinicius Piaceski

Vinicius Piaceski

Engenheiro Mecânico formado pela UTFPR - Campus Cornélio Procópio, atuando como especialista em SEO. Professor voluntário no projeto de extensão "Olhinhos Brilhantes", lecionando ciências para crianças de 1º a 4º série. Voluntário no projeto de extensão voltado para eficiência energética "Ecodelta" focado na construção de um veículo funcional para a competição Shell Eco-Marathon. Atuou como Assessor de Marketing & Vendas e Gerente de Vendas na empresa Jr. SmartMec Jr. Formação Black Belt Lean Six Sigma e certificação em SCRUM pela SCRUM FOUNDATION PROFESSIONAL CERTIFICATE órgão emissor CertiProf. Pretende impactar a comunidade global desenvolvendo pessoas e projetos como forma crescimento pessoal.

auditorias de qualidade

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Toolkit De Auditorias De Qualidade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.