ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que são Empresas Criativas?
Por que a criatividade é fundamental para os negócios?
Como se pode tornar uma Empresa Criativa?
Quais empresas são consideradas as mais criativas?
Desenvolva a criatividade em sua empresa!

O que são Empresas Criativas? Saiba mais sobre esta inovação!

É provável que você conheça muitas Empresas Criativas, mas, você sabe do que se trata esse conceito? Entenda isso e muito mais neste artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que são Empresas Criativas? Saiba mais sobre esta inovação!

Uma empresa criativa é uma organização que coloca a criatividade e a inovação no centro de sua cultura e estratégia de negócios.

Essas empresas não se limitam a seguir modelos tradicionais, mas buscam constantemente novas ideias, abordagens e soluções para enfrentar desafios e criar valor.

Não podemos restringir esse conceito apenas à existência de pessoas criativas compondo um negócio, mas sim, ao histórico de criatividade exercido pela empresa como um todo.

A criatividade é universal, ela pode estar presente em diversas aplicações e seus benefícios em todas elas são indiscutíveis. Desse modo, uma empresa ser considerada criativa é algo muito positivo.

Para entender melhor sobre esse assunto e quais são as suas principais determinações, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos:

  • O que são Empresas Criativas? 
  • Por que a criatividade é fundamental para os negócios? 
  • Como se pode tornar uma Empresa Criativa? 
  • Quais empresas são consideradas as mais criativas? 
  • Desenvolva a criatividade em sua empresa! 

Vamos lá?

O que são Empresas Criativas? 

Antes de entender o conceito de criatividade atrelado às empresas, é necessário reforçar como ele se relaciona com as pessoas e qual é a sua definição mais usual para te ajudar nessa compreensão.

Diante disso, vale ressaltar que a criatividade é uma habilidade que está fortementevinculada à autenticidade e inovação, ou seja, uma pessoa criativa é capaz de criar novas coisas e fazer aplicações de maneira inédita e autêntica.

Para uma empresa ser considerada criativa, a inovação e autenticidade citadas anteriormente são as principais características levadas em consideração, sendo assim marcada pela transformação de ideias em novos produtos e serviços.

Além disso, toda empresa criativa tem como marca registrada a modificação da maneira de uso daquele produto e serviço de forma inteligente e tecnológica, facilitando a oferta do mesmo de maneira inovadora.


Muito interessante, não é mesmo? Mas, você sabe porque atrelar a criatividade à uma empresa é algo essencial para o sucesso da mesma? No próximo tópico, entenda mais sobre esse assunto!

Por que a criatividade é fundamental para os negócios?

A associação da criatividade a algo que é impossível desenvolver é muito comum. Mas, essa ideia é totalmente errônea, pois, é completamente possível desenvolver essa habilidade e ainda, aplicá-las em diversos setores, como as empresas.

Diante disso, confira algumas das principais vantagens desta aplicação em empresas e como isso diferencia as mesmas, veja:

Eficiência da solução de problemas

Uma empresa criativa desenvolve mecanismos de resolução de problemas muito eficientes, visto que, a criatividade é uma habilidade muito associada à resolução de problemas.

Dessa forma, será possível lidar de forma mais assertiva com os gargalos que surgirem dentro da empresa, o que é muito positivo, haja vista que a superação de problemas é um salto para o crescimento da mesma.

Aumento do engajamento e produtividade 

Toda equipe engajada e produtiva tem o estímulo de uma empresa criativa por trás dela. Logo, ter essas características potencializadas em sua equipe é um fator muito relevante para a qualidade do trabalho desenvolvido pela mesma.

Inserção nas tendências 

O mundo globalizado está lançando novas tendências a todo momento, e estar por fora delas é um grande erro para qualquer empresa que deseja crescer e se destacar.

Por isso, a criatividade em empresas agrega na inovação e na inserção da mesma nas tendências mais atuais, além de contribuir para a criação de tendências futuras que poderão trazer resultados ainda mais surpreendentes.

Depois de conhecer essas vantagens, ficou bem mais fácil de entender como uma empresa ser criativa é determinante para o seu sucesso, você não concorda?


Diante disso, separamos dicas no próximo tópico para te auxiliar a tornar o seu negócio mais criativo ou ainda implementar na criatividade do mesmo. Não deixe de conferir!

Como se pode tornar uma Empresa Criativa? 

Para alcançar os mecanismos necessários para que sua empresa seja considerada criativa, é necessário estar atento a alguns fatores importantes. Logo, veja algumas dicas para te auxiliar nisso:

1. Não deixe sua empresa se acomodar 

A acomodação é a principal inimiga da criatividade, pois, o propósito dessa última é estimular a constante mudança e adaptação ao novo.

Dessa forma, busque sempre implementar novas estratégias, entender novos conceitos, se inserir em novas tendências e buscar todos os artifícios oportunos que possam estimular a inovação e mudança dentro da sua empresa.

2. Construa um Branding consolidado 

O Branding é o que faz o cliente se identificar com a sua marca e ser remetida a ela sempre que entrar em contato com algo marcante que a representa. Alguns exemplos de branding são a “magia” relacionada à Disney e o “Just do it” relacionado à Nike,

Dessa forma, ter isso consolidado e aplicado de maneira forte e significativa é muito importante para a sua marca ser reconhecida como uma empresa criativa e impactante.

3. Estabeleça uma estratégia criativa 

A criatividade não é algo que acontece espontaneamente, afinal, ela precisa ser exercitada e implementada para que se concretize.

Portanto, não basta apenas ter ideias inovadoras e revolucionárias, mas sim, criar mecanismos que façam a criatividade entrar na estratégia da empresa através de ações que viabilizem isso.

4. Potencialize seu endomarketing 

O endomarketing, como o próprio nome já sugere, se refere à prática do marketing voltada para os colaboradores de uma empresa, de modo que consigaengajá-los e motivá-los da melhor forma possível.

Logo, a implementação e fortalecimento dessa prática é muito relevante para que sua empresa reflita resultados com criatividade e inovação, pois, os colaboradores são a principal fonte disso..

Depois dessas dicas, ficou bem mais fácil se planejar para aplicar esse conceito, não é mesmo?


E para finalizar, que tal saber mais sobre os casos de sucesso de empresas criativas? No próximo tópico, confira isso e muito mais!

Quais empresas são consideradas as mais criativas? 

Algumas empresas ganharam reputação por sua cultura criativa, inovação e abordagem fora da caixa. As empresas que muitas vezes são consideradas altamente criativas incluem:

Google 

A Google revolucionou a internet e continua revolucionando, pois desde a sua criação, as regras e o funcionamento desse mecanismo de busca estão em constante mudança e atualização.

Isso, portanto, reforça o que foi afirmado anteriormente sobre a importância de não deixar a sua empresa se acomodar para que ela se consolide como uma grande empresa criativa.

Amazon 

A Amazon criou um tipo de serviço revolucionário, ao mudar a forma de comercializaçãode itens através da internet e propor um branding marcante: entrega rápida e encontrar tudo de “A a Z” em um só lugar.

Além disso, a Amazon continua implementando de forma positiva os seus serviços, com a criação dos seus famosos dispositivos eletrônicos, como a Alexa e o Kindle, e oferecimento de serviços como Amazon Web Service e Prime Video.

Facebook 

O Facebook nasceu nos Estados Unidos e modificou as formas de relações sociais em uma proporção mundial.

Segundo dados divulgados pelo aplicativo, no ano passado ele registrou uma média de quase 3 bilhões de usuários mensais, mesmo com o aumento da competitividade de outras redes sociais.

Nike

A Nike é uma empresa que tem redefinido a indústria de calçados esportivos e moda desde a sua fundação e continua a liderar o caminho com sua inovação constante e compromisso com a excelência.

Desde os primeiros dias da empresa até os dias de hoje, a Nike tem sido uma força impulsionadora no mundo do esporte e da moda.

A Nike é conhecida por sua busca incansável pela inovação em produtos esportivos, desde a revolucionária tecnologia de amortecimento Air até os materiais avançados usados em seus tênis e roupas.

Além disso, a empresa está constantemente explorando novos territórios, incluindo o desenvolvimento de wearables de alta tecnologia e o compromisso com práticas de fabricação sustentável.

Desenvolva a criatividade em sua empresa! 

Inscreva-se agora no curso de Criatividade e Resolução de Problemas e inove sua carreira!

Você tem algum problema que não consegue resolver? Você acredita não ter o dom da criatividade? Com a criatividade aliada à resolução de problemas você é capaz de identificar um problema e gerar soluções inovadoras, mudando a forma de olhar para as situações em qualquer âmbito.

Este treinamento conta com os passos fundamentais para identificação de um problema e construção de soluções, tanto no cotidiano quanto no trabalho, apresentando ferramentas como Brainstorming Reverso, Design Thinking, Design Sprint e Lean Inception de forma prática e dinâmica.

Se você deseja inovar na resolução de qualquer problema, essa capacitação é para você! 

criatividade e resolucao de problemas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

10 empresas com cultura data-driven para se inspirar

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

10 Empresas Com Cultura Data Driven Para Se Inspirar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.