ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Surgimento da energia solar por assinatura
A evolução da geração compartilhada no Brasil
O potencial da energia solar compartilhada

Energia solar compartilhada torna-se alternativa em meio ao alto custo da conta de luz

Conheça a prática de compartilhamento de energia solar capaz de reduzir os gastos em até 15% na sua conta mensal de luz.

Juliana Kaíza
Por: Juliana Kaíza
Energia solar compartilhada torna-se alternativa em meio ao alto custo da conta de luz

Devido aos altos valores da conta de luz e do acionamento da bandeira tarifária em boa parte do ano de 2021, popularizou-se a alternativa da energia solar por assinatura que apresenta benefícios financeiros, ambientais e econômicos.

Essa importante possibilidade tornou-se viável no Brasil depois da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) perceber que a geração solar do Brasil não estava se desenvolvendo na mesma proporção de seu potencial e, então, regulamentar a prática de compartilhamento de energia.

Com essa nova opção de redução de custos, muitos empreendedores, empresários e donos de comércio estão buscando e tornando-se adeptos da geração compartilhada.

Surgimento da energia solar por assinatura

A origem da geração e compartilhamento da energia solar aconteceu na Alemanha, que mesmo com menores níveis de radiação do sol, é um dos países líderes na utilização dessa energia renovável per capita.

Com o progresso nítido, foi apenas questão de tempo para a prática da geração compartilhada se espalhar pela Europa e pelos Estados Unidos. Antes tida como “comunidades solares”, era baseada apenas na oportunidade de instalação de pequenas usinas que compartilhavam a energia produzida entre cooperativas e pequenas empresas.

A evolução da geração compartilhada no Brasil

A energia solar compartilhada chegou ao Brasil em 2015 com a regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Desde lá, até março deste ano, o país já soma mais de 5.635 unidades consumidoras que utilizam a energia solar por assinatura.

A quantidade de adeptos cresceu bastante em 2019, com um aumento de 1.500 unidades, e no ano de 2021, com mais de 1.610, números superiores ao do ano de estreia, com 45 unidades.

Tudo indica que esses números ainda irão aumentar, já que a vantagem na redução de até 15% nas contas de energia é de muita necessidade para a grande maioria da população brasileira.

Evolução da geração solar compartilhada no Brasil — Foto: BBC

O potencial da energia solar compartilhada

Atualmente, o Brasil é o 13º país do mundo em capacidade instalada acumulada para energia solar fotovoltaica, tendo perspectiva de alcançar o Top 10 muito em breve.

Segundo levantamento da Agência Internacional de Energias Renováveis, também foi considerado, em 2021, o país que mais cresceu em capacidade de produção desse tipo de energia, ficando atrás apenas de potências como China, EUA e Índia.

Com a criação do modelo de geração distribuída, em que a produção passa a ser feita em pequenas unidades de geração, ela passou a representar 67% da capacidade instalada brasileira e a ser a maior parcela de geração fotovoltaica do país.

Evolução da fonte solar fotovoltaica no Brasil — Foto: BBC


A Susteras, da Absolar, aponta que o mercado local está tornando-se cada vez mais especializado e com maior número de oferta de serviços, e que, à medida que esse mercado cresce, o custo da tecnologia diminui.


Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos sobre educação, tecnologia e inovação! Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não perder nada!

Juliana Kaíza

Juliana Kaíza

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes em Aracaju - SE. Possui certificação em Copywriting, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Atua com produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e SEO do Grupo Voitto.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.