ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

No que o engenheiro de inovação atua?
Qual a importância dessa profissão?
Como se tornar um engenheiro de inovação?
Comece a sua transformação digital na Engenharia!

Entenda o que é um engenheiro de inovação e qual sua importância!

A necessidade da engenharia de inovação veio junto com o aumento da tecnologia e alta volatilidade dos dias atuais, entenda mais aqui!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
Entenda o que é um engenheiro de inovação e qual sua importância!

Nesse mundo tão volátil, onde diversas inovações surgem a cada dia, cria-se uma lacuna entre a engenharia clássica e o mundo e é aí que entra a engenharia de inovação.  

Essa especialização da engenharia é necessária para acompanhar o ritmo imposto pelas novas tecnologias e responsável por trazer elas para dentro da empresa, ou seja, aplicar e gerenciar as inovações, gerando melhores e novos resultados e uma maior competitividade no mercado de trabalho.

Portanto, o principal objetivo desse engenheiro é ter conhecimento e acompanhar a transformação digital do mercado, para poder aplicá-las na empresa e claro, conseguir desenvolver novas ideias do zero.

Vale ressaltar que todas as engenharias devem acompanhar as inovações, mas por conta do modelo de ensino atual muitas delas acabam ficando para trás e o profissional formado precisa se esforçar para conhecer as tecnologias e metodologias atuais.

Para entender mais sobre a profissão, acompanhe os tópicos abaixo:

  • No que o engenheiro de inovação atua?
  • Qual a importância dessa profissão? 
  • Como se tornar um engenheiro de inovação?
  • Comece a sua transformação digital na Engenharia!

No que o engenheiro de inovação atua?

O engenheiro de inovação é um profissional atual, que conhece as novas práticas do mercado e sabe aplicar essas tecnologias e conceitos. Ele não é um engenheiro diferente dos outros, é apenas um profissional preparado para o mercado atual e que acompanha as tendências.

Além de estar atento a todas mudanças que a transformação digital trouxe e traz para a área de engenharia e para dentro das indústrias.

Esse profissional pode atuar na área específica da sua formação, implementando fatores no trabalho cotidiano que realiza na empresa ou também levar a inovação para qualquer área, de qualquer forma irá trazer mudanças significativas para a empresa.

Por exemplo, a indústria 4.0, o engenheiro de inovação entende todos os conceitos em torno dela e sabe como administrar e aplicar esses conceitos na prática, o que também é somado a internet das coisas, outro ponto muito explorado no mercado atual.

O data-driven é outra inovação extremamente útil e que o engenheiro faz muita diferença, nela é necessário manipular e analisar criticamente os dados da empresa, soft skill que os engenheiros possuem.

Além de atuar com empreendedorismo, times de alta performance, criatividade, tendências, entre diversos outros pontos.

Qual a importância dessa profissão? 

A importância desse engenheiro em uma empresa está relacionada aos benefícios que as inovações que são empregadas por ele geram.

Por exemplo, a aplicação de novas metodologias, tecnologias, meios de gestão trazem sempre um novo benefício que foi pesquisado recentemente de acordo com uma nova visão de mercado e esse profissional sabe avaliar e empregar essas inovações de maneira que seja bem sucedida a mudança.

Ter uma empresa que acompanha o mercado é uma vantagem competitiva, pois as mudanças ocorrem muito rápido e se sua empresa não conseguir acompanhar pode perder grandes oportunidades.

Os benefícios da inovação podem ser inúmeros, como conseguir uma maior produtividade na empresa, maior qualidade dos produtos, alcançar novos mercados, diminuir o lead time de todos setores, entre outros.

Mas para que tudo isso seja efetivo, é necessário possuir uma metodologia de gestão que acompanhe a inovação, não basta a presença de um engenheiro de inovação com diversas ideias, é necessário toda uma metodologia para que essas ideias sejam implementadas no tempo correto.

Para isso temos a solução perfeita para você, se chama metodologia ágil, já ouviu falar? O Scrum é uma metodologia ágil que auxilia todos os colaboradores a tornarem seus trabalhos dinâmicos e que fluem de maneira rápida. 

Entenda mais sobre o Scrum!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum


Você deve estar se perguntando como se tornar um engenheiro de inovação, fica tranquilo, vou te explicar no próximo tópico.

Como se tornar um engenheiro de inovação?

Esse profissional possui formação comum em uma engenharia, podendo ser qualquer uma delas, por exemplo engenharia civil, mecânica, elétrica, controle e automação, etc, e uma pós graduação ou especialização em engenharia de inovação.

Com essa especialização ele irá aprender e entender como funciona a transformação digital em uma empresa e na vida de um engenheiro.

Essa pós-graduação pode ser encontrada na faculdade PUCPR com duração de 22 meses e valor de R$10.500,00 e também na IETEC com valor de aproximadamente R$7.400,00.

Mas a grande vantagem que vamos trazer para você, é que você pode sim ser um ótimo engenheiro de inovação investindo muito menos, quer saber do que estou falando?

É do nosso completo curso de transformação digital para engenheiro, além de ser completo possui um custo benefício incrível!

Comece a sua transformação digital na Engenharia!

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.