CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Engenharia Física?
Grade curricular do curso de Engenharia Física
Você é do ramo da Engenharia? Então se liga nesse bônus!
Engenharia Física ou Física?
O que se faz em Engenharia Física?
Onde tem o curso de Engenharia Física?
Qual o salário de um Engenheiro Físico?
Mercado de trabalho para o Engenheiro Físico
A Engenharia Física é sua escolha de carreira?
Torne-se um engenheiro completo o Lean Seis Sigma!

Veja como funciona o curso e o mercado de trabalho para Engenharia Física

Conhecida por sua interdisciplinaridade, a Engenharia Física acompanha descobertas e explora novas aplicações, tornando-se uma peça chave para as empresas.

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Veja como funciona o curso e o mercado de trabalho para Engenharia Física

A Engenharia Física é uma área da engenharia que aplica os fenômenos físicos e os cálculos matemáticos com o intuito de fomentar novas tecnologias nos mais diversos setores do mercado.

O curso de Engenharia Física, assim como todos os que seguem o mesmo ramo, não se difere de outras engenharias no quesito disciplinas. O seu diferencial é promover o aprendizado sobre as novas tendências de tecnologias e Ciências Exatas.

Além disso, os estudantes de Engenharia Física passam boa parte da graduação em laboratórios e realizando atividades com professores e colegas. Por isso, ele é considerado a engenharia mais prática de todas.

Com a rapidez de descobertas no campo técnico-científico, ligada à necessidade de novas tecnologias que as apliquem, o profissional de Engenharia Física se faz muito necessário em vários segmentos do mercado.

Sendo assim, se você está pensando em ingressar em um curso multidisciplinar, com uma formação abrangente e muito focada nas tendências tecnológicas, a Engenharia Física pode ser uma boa opção!

Mas, primeiro, você tem que ter acesso a algumas informações referentes à Engenharia Física, certo? Nesse artigo você verá:

  • O que é Engenharia Física?
  • Grade curricular do curso de Engenharia Física;
  • Engenharia Física ou Física?
  • O que se faz em Engenharia Física?
  • Engenharia Física ou Física?
  • Onde tem o curso de Engenharia Física?
  • Qual o salário de um Engenheiro Físico?
  • Mercado de trabalho para o Engenheiro Físico.

O que é Engenharia Física?

Engenharia Física é o campo da engenharia voltado para a aplicação dos fenômenos físicos e de todas as ferramentas proporcionadas pela Física e Matemática, implementando novas tecnologias.

Dessa maneira, é preciso que um bom curso de Engenharia Física seja voltado para a parte prática da engenharia, com laboratórios completos de eletrônica avançada e computadores modernos, dando todo o suporte necessário ao aluno.

Acho que nem preciso dizer, mas só para frisar, o perfil do ingressante do curso de Engenharia Física exige umaboa base das ciências exatas! Caso contrário, é bom se preparar para muito esforço e dedicação ao curso (mais do que o normal).

Além disso, é interessante que, além do amor às exatas, o graduando tenha o costume (ou adquiri-lo durante o curso) de se informar sobre as tecnologias de ponta que estão surgindo.

Acompanhando as necessidades e o que há de novo em diversos segmentos relacionados ou não com as indústrias, com certeza o profissional terá mais chances no mercado.

Por fim, saiba que a graduação em Engenharia Física dura, em média, cinco anos, o equivalente a dez semestres.

Grade curricular do curso de Engenharia Física

Como você deve imaginar, a base da grade do curso de Engenharia Física é recheada de disciplinas da Matemática, Química, Desenho, Computação e, é claro, da Física. Porém, em uma visão geral, a formação dessa engenharia é um pouco diferente.

Por ser um curso muito abrangente, que capacita o graduando a utilizar a tecnologia em diversos âmbitos, as matérias ao longo do curso te oferecem um apanhado dos conhecimentos provenientes de outras engenharias.

Dessa maneira, temos como exemplo as disciplinas:

  • Conservação dos Recursos Ambientais;
  • Elementos de Máquinas;
  • Técnicas de Caracterização de Materiais; 
  • Transmissão e Distribuição de Energia;
  • Energias Renováveis e Sustentabilidade;
  • Microprocessadores e Microcontroladores;
  • Modelagem e Identificação de Sistemas;
  • Informática Industrial;
  • Acionamentos Elétricos;
  • Métodos de Caracterização.

Além disso, para completar sua formação, são incluídas algumas matérias de ciências humanas, como Filosofia da Ciência e Sociologia do Trabalho.

Ao final do curso, é necessário que o graduando faça o estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Lembrando que as nomenclaturas e cargas horárias podem mudar de instituição para instituição, ok?

Você é do ramo da Engenharia? Então se liga nesse bônus!

Confira o eBook Manual do TCC e aprenda como fazer seu TCC, desde a escolha do tema até a formatação nas normas da ABNT!

O TCC é uma das fases mais desafiadoras da graduação. Pensando nisso, a Voitto elaborou um manual para te ajudar nesse período. Então, baixe agora este eBook e aprenda como escolher o tema do seu trabalho, como formatar o seu TCC de acordo com a normas da ABNT e muito mais acerca deste assunto!


manual do tcc

Engenharia Física ou Física?

Há uma grande diferença entre os dois cursos! O bacharelado em Física tem sua ênfase na pesquisa científica, com caráter bem mais teórico. A Engenharia Física foi um curso desenvolvido justamente para aplicar esses estudos, colocando-os em prática.

Sendo assim, torna-se uma graduação voltada para criação e aplicação de novas tecnologias em diversas áreas, já que possui uma formação que compreende uma gama de outros campos da engenharia.

Apesar de também atuar em laboratórios e na área da pesquisa, a Engenharia Física possui seu foco de atuação na indústria.

O que se faz em Engenharia Física? 

Falar sobre a atuação do engenheiro físico é bem complexo. Isso porque o seu trabalho é justamente aplicar a física em diversas áreas, principalmente no ambiente industrial. Ou seja, seu campo de atuação vai até onde a física alcança (muito, muito, muito longe!).

Com sua formação generalista, o profissional de Engenharia Física pode atuar na resolução de problemas com uma abordagem interdisciplinar e tecnologia de ponta. Algumas das principais áreas de atuação são:

Energia 

Nessa área, o profissional de Engenharia Física utiliza seus conhecimentos na produção de tecnologia voltada para geração, captação e transmissão de energia, podendo ser elétrica, solar ou de petróleo.

Meio ambiente

A necessidade de uma maior preocupação com o meio ambiente abre um requisito importante para o engenheiro físico. Nesse meio, ele desenvolve métodos e ferramentas que auxiliam na monitoração e controle das condições ambientais.

Acústica

Cabe ao engenheiro físico criar soluções para os problemas de acústica e poluição sonora em fábricas e também em residências, proporcionando maior conforto acústico para as pessoas que estão nesse ambiente.

Novos materiais 

Esse campo abrange o desenvolvimento e implementação de novos materiais voltados para  sistemas microeletrônicos, sensores e atuadores.

Controle e automação 

O profissional responsável pela área pode trabalhar com a automação de linhas de produção, laboratórios e ambientes de trabalho, além de desenvolver a interface de dispositivos.

Supercondutores 

Nesse campo de atuação, o engenheiro físico utiliza as propriedades das cerâmicas supercondutoras em equipamentos médicos e máquinas voltadas para aplicações industriais.

Ótica linear e não linear

Nesse segmento são desenvolvidos dispositivos ópticos que podem ser aplicados em sistemas de telecomunicação, medicina, entre outros.

Econofísica 

Na Econofísica são desenvolvidos e aplicados modelos matemáticos para análise de risco e modelagem de mercado financeiro.

Além dessas, também encontram-se aplicações nas áreas de microfabricação, teoria de controle, nanotecnologia, aerodinâmica, energia nuclear e a física do estado sólido, assim como a ênfase nas engenharias mecânica e elétrica.

Onde tem o curso de Engenharia Física?

Como o curso não é muito tradicional e é bem novo no Brasil, não são muitas as universidades que oferecem a graduação. Porém, é importante destacar que não é só a UFSCAR com engenharia física no país.

No site do Ministério da Educação (MEC), encontrei 10 instituições credenciadas, porém só 4 Universidades com Engenharia Física foram avaliadas pelo ENADE:

  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS);
  • Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Dessas, a UFSCAR e a UFRGS conseguiram notas melhores (4 de 5), e as outras duas obtiveram nota 3 em 5.

Contudo, você pode acessar também o portal e-MEC para encontrar uma instituição mais perto de você e que melhor lhe atenda (no site, vá em Consulta Textual).

Qual o salário de um Engenheiro Físico?

No caso dos profissionais de engenharia do Brasil (e também química, agronomia e arquitetura), a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966 dispõe sobre o salário mínimo da área.

E segundo a lei:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Porém, com um vasto campo de atuação, o engenheiro físico pode trabalhar em diversos tipos de empresas, o que pode variar o valor do seu salário de uma para outra.

Fora isso, outros fatores como o porte e localização da empresa e o nível de experiência do profissional também podem influenciar nesse valor.

Dentro das empresas, os níveis dos profissionais de engenharia são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo;
  • Júnior: de 2 a 4 anos;
  • Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Sênior: de 6 a 8 anos;
  • Master: mais de 8 anos.

Salário de Engenheiro Físico

No mercado de trabalho, encontra-se um salário inicial para o engenheiro físico de 3 a 4 mil reais. Evoluindo na carreira, esse valor pode aumentar, chegando ao nível Sênior ou até mesmo Master. Nesse patamar, espera-se, em média, uma faixa de 10 a 12 mil reais.

E então, você quer se tornar um Engenheiro Físico? Caso ainda esteja em dúvidas sobre sua carreira, acompanhe nossa série de engenharias aqui no Blog, para você saber mais sobre todas elas e escolher a que mais se identifica.

Mercado de trabalho para o Engenheiro Físico

E como será que o mercado está para os egressos do curso de Engenharia Física? Já comentamos aqui que esse curso é relativamente novo no Brasil, mas saiba que isso não afeta as diversas possibilidades de trabalho que os profissionais dessa área possuem.

Devido à formação generalista, como engenheiro físico você pode atuar:

  • Em indústrias químicas, petroquímicas e no setor de energia;
  • No desenvolvimento de dispositivos para a área médica e hospitalar;
  • Na biotecnologia e nanotecnologia.

A Engenharia Física é sua escolha de carreira?

Como você viu, a formação do profissional de Engenharia Física é muito abrangente e interdisciplinar, o que torna o curso ainda mais interessante. Sendo assim, é essencial ter em mente que no curso você terá contato com todo tipo de conhecimento.

Caso opte por essa engenharia, entre com a cabeça aberta para todas as possibilidades e pesquise mais sobre elas. Assim, fica mais fácil conhecer as áreas que têm mais interesse e aptidão, tentando manter um foco dentre tantas opções.

Torne-se um engenheiro completo o Lean Seis Sigma!

Já pensou o que falta para você se tornar um profissional capacitado e experiente?

Que tal dar um passo a mais na carreira e aprender mais sobre uma metodologia que é tendência no mercado de trabalho atualmente?

Com o Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma você saberá mais sobre a aplicação prática de um processo de melhoria contínua: o método DMAIC.

Aproveite essa oportunidade e se capacite gratuitamente! Clique na imagem abaixo e insira o cupom BLOG 100.

Banner do curso "Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma".

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

[ebook] 50 Engenheiros para seguir em 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

50 Engenheiros Para Seguir Em 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.