ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O ERP como centralizador de informações
Benefícios de um ERP para a competitividade
Não perca mais tempo!

Entenda agora por que o ERP é importante para a competitividade das empresas

Conheça nesse artigo as vantagens de centralizar várias informações da sua empresa com o ERP para ter processos mais ágeis e sem perda de qualidade!

Parceiro
Por: Parceiro
Entenda agora por que o ERP é importante para a competitividade das empresas

A competitividade estimula as empresas a se reinventarem, a oferecerem melhores experiências aos clientes, a fim de gerar confiança e um bom relacionamento entre marca e consumidor.

Mas para que isso possa acontecer, é preciso manter a empresa organizada, o que é um grande desafio, independente se a empresa for virtual ou física. É fácil se perder em meio a papéis e diferentes sistemas para gerenciar um mesmo negócio.

O ERP vem com objetivo de centralizar as informações de diversos setores da empresa, a fim de facilitar a comunicação e o acesso aos dados para análises. Neste conteúdo, você vai entender a importância de utilizar um ERP para que sua empresa se torne mais competitiva no mercado!

O ERP como centralizador de informações

O ERP é um sistema que visa organizar e otimizar a rotina dos negócios.

Entende-se que um dos maiores obstáculos enfrentados pelas empresas é a dificuldade em encontrar informações concretas e acessíveis sempre que necessário. Outro problema é executar tarefas que demandam tempo de uma forma mais rápida e fácil, agilizando o trabalho das equipes.

Estes são dois papéis fundamentais do ERP. A centralização de dados é uma mão na roda para o gestor. Sempre que ele precisar de qualquer informação para extrair insights sobre seu negócio, terá os dados disponíveis para análise.

Dessa forma, não é necessário utilizar mais de um sistema para gerenciamento, o que tornará a rotina mais ágil e com menor custo. Imagine operar com apenas um sistema ao invés de precisar de um software para emitir notas, outro para controlar estoques e outro para verificar os impostos que foram pagos?

Além da possibilidade de haver conflito de informações, as equipes levam mais tempo para encontrar o que precisam e realizar seu trabalho.

Com sistemas distintos para gestão, a comunicação entre os departamentos se torna mais difícil, o que diminui a produtividade e até a competitividade.

Por esses motivos, o ERP se tornou tão importante nos negócios. Com ele, o gestor de compras pode verificar a quantidade de estoque antes de encomendar produtos com o fornecedor. O marketing consegue avaliar as vendas para criar campanhas específicas.

Estes são apenas dois exemplos da facilidade que utilizar um sistema de gestão pode trazer para o seu dia a dia.

Benefícios de um ERP para a competitividade

Os benefícios de utilizar um ERP para gestão do negócio são inúmeros. A centralização das informações faz com que os processos sejam mais ágeis, sem perda de qualidade.

Listamos abaixo três dos pontos que são fundamentais e que podem ser colocados em prática através do sistema.

Emissão de notas fiscais

Esta é uma parte burocrática e necessária para os negócios. Existem muitos casos de clientes que preferem realizar compras em lojas que disponibilizam a nota fiscal, seja em loja física ou virtual, pois se sentem mais seguros caso seja necessário realizar a troca de um produto, por exemplo.

Emitir notas fiscais torna a operação fiscalmente correta, e também oferece proteção às compras realizadas pelos clientes.

Para emitir notas fiscais, é possível utilizar, por exemplo, o site da Sefaz (Secretaria da Fazenda) e do Sebrae (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), mas não é recomendado caso sua empresa tenha muitas notas para emitir.

Neste caso, o indicado é fazer uso de sistema ERP, que contém todas as informações sobre os produtos e dados fiscais, podendo, inclusive, emitir diversas notas de uma só vez.

Para manter a competitividade, a empresa não pode negligenciar a emissão de notas fiscais. Além de problemas com o fisco, ela pode perder clientes e não ser reconhecida como uma empresa séria.

Controle de estoques

O cuidado com os estoques é fundamental para uma boa operação.

Ao utilizar um ERP, as informações sobre as quantidades de estoque estão sempre atualizadas, facilitando conferências.

Outro benefício é na hora de comprar novos produtos. Se um item está com estoque parado, o responsável pelas compras não fará pedido destes produtos. Ao mesmo tempo, o marketing pode criar promoções para aumentar o giro desse produto.

Se a empresa vende produtos online, através de loja virtual própria ou marketplaces, o controle de estoques é ainda mais importante, e está diretamente relacionado à competitividade.

Ao se deparar com um item faltante na loja, o consumidor poderá acessar o site do concorrente e efetuar a compra. Outra situação é o cliente comprar um item em sua loja, mas ao separar o pedido, você percebe que não tem o produto em estoque para envio. Em ambos os casos, o cliente poderá sair frustrado e não comprar mais em sua loja.

Análise de resultados financeiros

Lançar as vendas em um sistema, controlar os impostos em outro e ainda comprar suprimentos em um terceiro software.

Já imaginou a confusão na hora de colocar no papel os custos e as receitas da empresa? Seria necessário reunir os dados em uma planilha, para posterior análise. E se alguma informação não estiver correta? E se algo acabar sendo duplicado?

Para saber exatamente se a empresa está tendo bons resultados financeiros, todos os dados precisam estar centralizados. Sem isso, fica complicado realizar uma análise precisa.

Com o uso de um ERP reunindo as informações, em poucos cliques é possível gerar relatórios como fluxo de caixa, balancete e DRE, que fornecem dados preciosos sobre o negócio.

A análise financeira é importante para a competitividade. Sabendo quanto dinheiro a empresa lucrou, é possível pensar em novas estratégias para que o negócio continue crescendo ou então, analisar o que é preciso mudar para contornar situações que não estão boas.

Se a meta era crescer 10% no lucro e, ao final do ano, teve como resultado um crescimento de apenas 3%, será preciso compreender onde é possível melhorar para que o financeiro do negócio seja saudável.

Não perca mais tempo!

O uso de um ERP é importante para manter a competitividade das empresas. Sem ele, a gestão pode ser desorganizada, com informações distribuídas em diferentes sistemas, o que dificulta os processos diários e as análises.

Neste conteúdo, você descobriu como emitir notas fiscais, controlar estoques e realizar análises financeiras em uma única plataforma podem melhorar a competitividade da sua empresa. Agora, é só escolher um ERP e colocar este conhecimento em prática!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.