O que é uma escala de likert?
Porque utilizar a escala Likert?
Vantagens e desvantagens da Escala Likert
Tamanho da escala no questionário
Como fazer a montagem certa para a escala Likert?
E aí, pronto para transformar os dados da pesquisa em resultados?

Escala Likert: entenda o que é e como utilizá-la

Compreenda a importância da escala Likert e porque você deve utilizá-la em suas pesquisas, saiba identificar as suas vantagens e desvantagens.

Lucas Prado
Por: Lucas Prado
Escala Likert: entenda o que é e como utilizá-la

Você já precisou elaborar questionários e pesquisas e ficou confuso na hora de escolher as opções de resposta? Já teve dificuldade de analisar as resposta pois elas não seguiam um padrão?

Pois é, essas adversidades são comuns nas pesquisas e questionários.

Contudo, com o método da escala Likert, grande parte desses problemas são solucionados. Leia esse artigo até o fim e entenda sobre os seguintes pontos:

  • O que é uma escala de likert?
  • Porque utilizar a escala Likert?
  • Vantagens e desvantagens da Escala Likert;
  • Tamanho da escala Likert no questionário;
  • Como fazer a montagem certa para a escala Likert?

O que é uma escala de likert?

A escala Likert é um método quantitativo usado em formulários e questionários para avaliar questões de acordo com o nível de concordância da audiência sobre as afirmações apresentadas.

A escala de Likert é assim denominada pois foi criada por Rensis Likert, um sociólogo da Universidade de Michigan nos Estados Unidos. A distribuição das categorias da escala Likert é por certo, sua característica mais marcante.

A particularidade dessa escala é que, elas podem variar em número, mas no geral são:

  1. discordo totalmente;
  2. discordo parcialmente;
  3. indiferente;
  4. concordo parcialmente;
  5. concordo totalmente;

A escala Likert é a escala mais utilizada na produção de formulários e pesquisas de mercado. Além disso, ela é uma escala altamente adaptável e simples de ser utilizada, por isso é bastante reconhecida no mundo empresarial.

Porque utilizar a escala Likert?

A escala Likert deve ser utilizada porque ela fornece uma ótima relação para ambos os lados da pesquisa. Tanto o pesquisador quanto o pesquisado tem um fácil entendimento sobre a pesquisa e sua intenção.

Ou seja, o cientista é capaz de manipular os dados de maneira mais simples, já que toda a escala está padronizada, tornando possível agrupamentos e cruzamentos de categorias dentro de um mesmo questionário. Dessa forma a análise pode ficar bem completa.

Já por parte de quem responde, a pesquisa de satisfação é muito mais intuitiva, pois como a regra é a mesma durante todo o questionário, não existe riscos de confusão ou perda de tempo com releituras das perguntas.

Isso tudo gera uma dinamicidade de resolução, que deixa poucas possibilidades para o pesquisado falhar.

Ou o usuário concorda ou discorda, e caso ainda assim exista dúvida, a neutralidade é sempre uma opção, que é um recurso a mais da escala Likert para não prejudicar a pesquisa com outliers.


Você já teve problemas ao compilar os dados de alguma pesquisa? Teve dificuldades na hora de organizar tabelas e gráficos com os resultados?

Pensando nisso a Voitto disponibilizou o curso de Introdução ao Excel para os leitores do Blog.

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Vantagens e desvantagens da Escala Likert

A escala Likert possui lados positivos e negativos assim com qualquer outra metodologia. O importante aqui é saber quando é a melhor situação para utilizá-la, para não obter efeitos negativos na pesquisa.

Facilidade de entendimento e aplicação

Como já mencionada anteriormente, a escala Likert possui uma padronização nos itens que, de certo, auxiliam no entendimento no momento da resposta. Como a lógica é simples e fácil de compreender, o respondente se familiariza com ela muito rapidamente e o questionário não fica muito custoso e demorado.

A escala Likert também é muito abrangente e adaptável, o que auxilia na sua aplicação em diversas áreas do conhecimento como pesquisas de satisfação e de mercado.

Itens neutros

Uma característica marcante da escala Likert é a presença dos itens neutros, ou a resposta "indiferente" no meio da escala. Essa resposta pode trazer algumas complicações para os pesquisadores que ao se depararem com muitas afirmações de sentimento indiferentes não conseguem interpretar a resposta que o público quer demonstrar.

Por outro lado, a presença de um item neutro também pode auxiliar na diminuição dos outliers caso o usuário não sabia o que responder e na diminuição de respostas tendenciosas por conta da escala.

Respostas automáticas

Uma vez que a lógica da escala Likert é bastante simples e entendida de forma quase instantânea pode acontecer do respondente ficar com preguiça de ler o restante do questionário e responder sem muita fidelidade com seus pensamentos.

Geralmente essas respostas seguem algum padrão, como concordar com todas as questões ou ser indiferente. Daí, cabe ao pesquisador eliminar esse retorno.

É bom ressaltar aqui que para se obter uma maior profundidade nas respostas, é mais interessante realizar uma pesquisa por meio de métodos qualitativos e não quantitativos como é a escala Likert.

Número ideal de itens por questão

A quantidade de itens em cada resposta pode se tornar um problema para o questionário ou pesquisa desenvolvida. Caso o pesquisador aumente muito o número de itens, ele ganha em poder aumentar o range de respostas para obter mais especificidade, contudo perde na complexidade para os respondentes.

Caso o cientista opte por diminuir o espectro de número de itens por questionamento, o contrário acontece,e ele ganha em facilidade para os respondentes para a realização da pesquisa, mas perde em possibilidade de adicionar respostas mais específicas.

Tamanho da escala no questionário

É recomendado que as escalas do padrão Likert tenham uma quantidade simétrica em relação ao item neutro em cada resposta. Dessa maneira,o tamanho pode ser de 5, 7 ou até 11 elementos por pergunta.

Essa métrica é importante, pois para manter a neutralidade da escala Likert é necessário ter uma simetria em relação a opção neutra de seleção e isso só é possível com números ímpares de itens selecionáveis.

Desse modo, o número de itens positivos da escala deve ser o mesmo que o número de itens relacionados com a característica negativa. O item neutro ou indiferente serve de base para contagem do meio da escala.

Manter o número de itens

As vezes em uma pesquisa existem perguntas tão diversas que nem todas se encaixam na mesma legenda na escala. Nesse caso é interessante realizar um esforço para tentar manter o padrão de escala em todas as perguntas.

Se isso infelizmente isso não for possível, é interessante pelo menos tentar manter o padrão da quantidade de itens em cada escala. Isso facilita muito na hora de compilar o resultados, e certamente, um esforço para manter esse padrão salvará muito tempo na etapa de análise.

Como fazer a montagem certa para a escala Likert?

Uma particularidade da escala Likert é que algumas perguntas inicialmente previstas devem ser modificadas para ficar nos moldes do método escolhido. Isso é importante para não atrapalhar o entendimento dos pesquisados sobre a pesquisa em si.

Além disso, é necessário cuidar para não realizar perguntas tendenciosas, pois esta prática pode prejudicar as conclusões da pesquisa como um todo.

Alguns tipos de pergunta se adequam perfeitamente à escala Likert. Perguntas como frequência que o usuário faz algo, ou satisfação de 0 a 10 do respondente sobre um produto são ótimos exemplos de uso.

Legendas dos itens

Convém que todos os itens presentes em uma resposta possuam legendas adequadas e simétricas de acordo com a escala. Ou seja, é necessário que uma pergunta tenha os opostos bem estabelecidos ao longo da escala.

Por exemplo, não é bom utilizar em uma das pontas a legenda "muito feliz" e na ponta oposta "tristonho".

O correto seria utilizar uma escala simétrica até nas legendas, como dito, modificando "tristonho" por "muito triste".

Perguntas abertas

Não é comum utilizar perguntas abertas no questionário com escala Likert, no entanto caso seja uma necessidade do pesquisador saber um pouco mais do porquê o respondente deu uma nota baixa/alta para um item específico, é interessante analisar a possibilidade de inserir uma pergunta aberta logo após esse item crítico.

Assim o usuário explicará a razão de ter dado tal nota, isso torna a pesquisa mais qualitativa, embora a escala Likert seja de natureza quantitativa.

E aí, pronto para transformar os dados da pesquisa em resultados?

As pesquisas são muito importantes ao fornecer dados sobre o público, não é mesmo? Contudo, caso o pesquisador não sabia transformar os dados em informações, de pouco adianta o esforço feito com a elaboração do questionário.

Portanto, para você saber realizar análises de maneira global, compreender a situação real que os dados indicam e acelerar o processo de análises, a Voitto preparou um curso de Formação de especialistas em PowerBI para auxiliá-lo nessa tarefa. Clique e se inscreva!

Clique e saiba tudo sobre Power BI

Lucas Prado

Lucas Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Empresa Jr Soluções Consultoria como Consultor e Gerente de Inteligência Comercial. Atuou como Vice Diretor Geral e como Gerente de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DAEP) na UFV. Sonha em se formar e impactar pessoas por meio da educação financeira. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

[planilha] Pesquisa de Mercado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pesquisa De Mercado

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.