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1. Mexa-se
2. Cuidado com o tempo
3. Storytelling
4. Interaja com a plateia
5. Faça uso do silêncio
6. Use recursos audiovisuais
Pronto para cativar plateias mundo afora?

Descubra 6 estratégias para manter a atenção do público durante uma apresentação!

Prender a atenção do público é um ótimo indicador de que você está se saindo bem como orador. Saiba como fazer isso!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra 6 estratégias para manter a atenção do público durante uma apresentação!

Você já passou por uma situação onde estava falando e ninguém prestando atenção? É uma sensação terrível, não é mesmo? Afinal de contas, quando você está dando uma palestra, espera que o público se interesse por ela.

Além disso, se há um indicador para um bom orador, esse seria aquele que consegue prender a atenção da plateia. Pensando nisso, separamos para você as 6 melhores estratégias para manter a atenção do público.

Então, se você quer saber como fisgar a audiência do início ao fim de sua apresentação, confira essas dicas!

1. Mexa-se

Uma das piores coisas que você pode fazer se quiser manter a atenção do público é ficar parado. As pessoas se acostumam com seu posicionamento e começam a se dispersar.

Então, se for possível, movimente-se lentamente enquanto discursa, o que chamará a atenção da plateia, levando a seguir com os olhos, acompanhando o que está dizendo.

Mas cuidado para não se mover de forma abrupta, pois o efeito gerado será o contrário, pois as pessoas serão distraídas pela movimentação excessiva. Assim, seja natural e sincronize seus movimentos com o que está sendo dito. Lembre-se de que a sua linguagem corporal tem grande influência na hora de transmitir a mensagem.

2. Cuidado com o tempo

Controlar bem o tempo é uma das melhores estratégias para manter a atenção do público. Quanto mais longa for uma apresentação, mais fácil é para a plateia se distrair e recorrer aos smartphones.

Portanto, esteja atento ao tempo de apresentação, procurando não se alongar de forma desnecessária, principalmente em assuntos em que o público naturalmente se sentirá mais desinteressado.

Em palestras obrigatoriamente mais longas, um intervalo pode ajudar de forma considerável, pois permite que as pessoas tenham um pequeno descanso mental. Isso acontece porque nosso tempo médio de concentração é de cerca de 90 minutos. Assim, a partir de uma hora de palestra, já vale considerar uma pequena pausa.

3. Storytelling

Storytelling é a capacidade de contar histórias, e essa capacidade é fundamental para cativar a audiência. Nós temos a tendência natural de nos interessarmos por histórias, pois elas despertam em nós identificação com o personagem, sentindo suas aflições.

Dessa forma, ficamos com a atenção focada em quem conta a história, esperando pelo seu desfecho. Para isso, é necessário que os pontos da narrativa estejam coesos, com introdução, desenvolvimento e conclusão. E claro, a história contada deve agregar algo para a apresentação, e não apenas ser algo avulso, jogado de qualquer forma.

4. Interaja com a plateia

Para não deixar ninguém cair no sono, a melhor tática é fazer com que o público participe da apresentação. Para isso, você pode fazer perguntas sobre o assunto, de forma a estimular a curiosidade dos ouvintes. Além disso, ninguém vai querer ser pego de surpresa por uma pergunta, então naturalmente estarão prestando atenção.

Outra estratégia é levar dinâmicas para serem feitas com a plateia, como pedir para que desenhem alguma coisa, ou mesmo chamar algum voluntário para que seja usado de exemplo em uma história, por exemplo. Isso manterá todos interessados e entretidos, fazendo com que sua palestra ganhe destaque.

5. Faça uso do silêncio

Quantas frases prontas você já não ouviu acerca do poder que o silêncio tem, certo? Embora seja clichê, é verdade. Quando bem utilizado, o silêncio pode cativar a atenção do público de forma magnífica, induzindo os ouvintes a refletirem sobre o que está sendo discutido.

Este é um recurso dramático que você certamente já viu ser muito bem utilizado em filmes, por exemplo. Muitas cenas memoráveis do cinema são marcadas pela ausência de palavras, algumas até mesmo sem trilha sonora, e com isso conseguem criar no telespectador um momento de tensão marcante, permitindo que este esteja imerso na cena.

De forma semelhante, é possível fazer uso dessa técnica em uma apresentação. Por exemplo, após uma frase de impacto, alguns segundos de silêncio absoluto irão deixar o público completamente envolto na reflexão sugerida por essa frase ou pensamento.

6. Use recursos audiovisuais

Para tornar sua apresentação mais interessante, adicione recursos audiovisuais (se for possível, é claro). Esses recursos atraem a atenção do público, devido à informações e imagens apresentadas nos slides.

Uma excelente vantagem dessa estratégia é que ela te fornece um apoio visual, desviando um pouco os olhares dos ouvintes de cima de você, o que é excelente para os mais tímidos.

Todavia, você deve ter em mente que o importante na apresentação é o que você diz, e não o que está no slide. O recurso visual está ali apenas para te dar um suporte.

Logo, você é o foco da apresentação. Não encha os slides de texto! Use imagens, tópicos e gráficos que te ajudarão a guiar a apresentação no caminho desejado. Ao colocar textos nos slides, o público ficará totalmente distraído lendo o que está escrito, e isso piora quando quem está palestrando também lê os slides.

Lembre-se: se fosse para ler, qualquer um poderia estar apresentando em seu lugar.

Pronto para cativar plateias mundo afora?

Agora que você viu essas 6 estratégias para manter a atenção do público, já sabe tudo o que precisa para comandar seu público como um verdadeiro maestro. Mas para se tornar um orador completo, você precisa conferir alguns de nossos artigos, como:

O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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