ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o PCP?
O que significa PCP na Indústria?
Dica de ouro!
Quais são os objetivos do PCP?
As 6 Etapas do PCP
Como implantar o PCP na minha empresa?
Entendeu tudo sobre as etapas do PCP?

Aumente a eficiência da sua empresa implementando as 6 etapas do PCP!

Descubra quais são as 6 etapas para você utilizar o PCP na organização, aumentando a eficiência da produção e da empresa como um todo.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Aumente a eficiência da sua empresa implementando as 6 etapas do PCP!

O PCP ou Planejamento e Controle da Produção (em inglês, Production Planning and Control) é o processo que gerencia os recursos de produção de forma efetiva e eficaz.

Nesse artigo, você descobrirá mais a fundo o que o PCP representa em uma indústria e quais são as 6 etapas para implementá-lo em uma empresa, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o PCP?
  • O que significa PCP na Indústria?
  • Quais são os objetivos do PCP?
  • Etapas do Planejamento e Controle da Produção;
  • Como implantar o PCP na minha empresa?

Preparado(a)? Então vamos lá!

O que é o PCP?

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um sistema de gerenciamento de recursos operacionais, permitindo controlar, prever e otimizar o seu uso.

Assim, com o PCP implementado de maneira adequada, a organização consegue tomar decisões e ter melhores resultados nos processos produtivos.

O objetivo do PCP é garantir que a logística seja bem feita e que o produto adequado seja entregue ao cliente certo. Compõem a sua estratégia o roteamento; carregamento; agendamento; despacho; acompanhamento; inspeção; e correção da linha de produção.

O que significa PCP na Indústria?

O PCP na Indústria, por todas suas vertentes, trabalha sobre os meios de produção em prol da maior eficácia (atingir o resultado correto), com foco na eficiência do processo. Assim determina as quantidades, design de fluxo e etapas dos recursos e suas transformações.

Para uma Indústria o Planejamento e Controle da Produção deve conter:

  • Programação para frente ou para trás do sistema produtivo. A primeira foca em reduzir o prazo de entrega, enquanto a segunda os materiais e tempo alocados;
  • Carregamento finito ou infinito das máquinas e etapas de execução, levando ou não em conta as capacidades de cada posto individualmente;
  • Sequenciamento da produção e seu sequenciamento, seguido do monitoramento de controle empurrado ou puxado.

Além disso, é fundamental conhecer o Lean Manufacturingpara garantir que o produto agregue valor através da produção puxada. Por meio dessa filosofia, a produção será otimizada, eliminando os desperdícios existentes no processo.

Dica de ouro!

Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.

Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:

  • Distinguir as etapas de um PCP.
  • Classificar o sistema produtivo de uma organização.
  • Avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho.
  • Relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção.
  • Entender os fatores críticos que influenciam a administração da produção
  1. Ficou interessado? Clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 na página de Checkout e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção

Quais são os objetivos do PCP?

Antes de implantar o PCP na sua empresa, é necessário você saber qual é a importância da sua atuação na organização. Por meio do PCP, é possível melhorar diversos aspectos do chão de fábrica como o:

De forma geral, o PCP ainda promove a redução de desperdícios e de custos da empresa, aumentando os seus lucros!

As 6 Etapas do PCP

Aqui separamos para você as 6 etapas do PCP e como elas se relacionam. São elas:

1. Previsão de demanda

A previsão de demanda é fundamental para que seja feita uma projeção dos insumos e recursos necessários à produção. É realizada uma estimativa da eficiência das máquinas e a métrica de produção por tempo.

Portanto, essa é a primeira fase que dá início ao planejamento e controle da produção.

2. Planejamento da capacidade produtiva

Na etapa de planejamento da capacidade de produção, o analista de PCP levanta os dados analisados na etapa anterior de previsão de demanda. O fluxo de produção e o layout necessário são preparados

Assim, há a tomada de decisão sobre futuras ações necessárias para garantir a conformidade com o mercado  numa distribuição de longo prazo.

3. Planejamento Agregado da Produção (PAP)

Nessa etapa, é feito o Planejamento Agregado da Produção (PAP) que consiste em um documento de definição de estratégias a partir das etapas anteriores levando em consideração a logística, o volume de produção, horas extras, demissão de colaboradores, entre outros.

Esse documento é realizado anualmente, mas a sua atualização é mensal.

4. Plano Mestre de Produção (PMP)

No Plano Mestre de Produção, são levadas em conta as encomendas de pedidos de produção confirmados e a demanda prevista.  Idealmente é estabelecido para um médio prazo e assim atualizado ciclicamente.

A diferença entre o PAP e o PMP é que este é mais detalhado, ajudando a definir o planejamento de produção em um menor prazo e cumprindo a demanda de forma adequada.

5. Programação Detalhada da Produção (PDP)

A Programação Detalhada da Produção determina a operação diária da organização, que deve ser delimitada a curto prazo,por meio das seguintes funções:

  • Liberação de ordens: emite os documentos necessários para a produção acontecer, assim que os recursos são disponibilizados
  • Gestão dos materiais: é o controle de estoques e a definição de reposição de matérias primas e de tamanho dos lotes
  • Sequenciamento das ordens de produção: é a definição do sequenciamento de máquinas para evitar a ociosidade e promover a produtividade.

6. Controle da produção

Por último, mas não menos importante, o controle da produção é alcançado pela avaliação da conformidade das ações realizadas de acordo com o planejamento desde a primeira etapa.  Este é realizado num momento pós-produção.

Nesta fase, são fornecidos relatórios sobre o desempenho das operações e das máquinas, a fim de identificar gargalos e facilitar a tomada de decisão.

Como implantar o PCP na minha empresa?

Todo o Planejamento e Controle da Produção precisa ser de responsabilidade geral, envolvendo todos os setores que interagem com a produção do negócio. Ao determinar as áreas que se relacionam com os afazeres específicos de cada etapa, as melhores práticas serão estabelecidas conjuntamente.

Vale ressaltar que todos os funcionários em operação devem ser consultados para articular da maneira mais realista os passos em defasagem.

O setor comercial pode auxiliar no planejamento do chão de fábrica através da organização da produção por tempo, de acordo com as necessidades do mercado. O setor de compras avalia os recursos ociosos da fábrica, enquanto o industrial analisa e acompanha o andamento da produção por recurso.

Entendeu tudo sobre as etapas do PCP?

Agora é o momento de colocar em prática tudo o que aprendeu!

Confira o kit de planilhas para Gestão de Operações que a Voitto preparou para você!

Clique no banner abaixo e faça o download:

Kit de Planilhas de Gestão de Operações

Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

As etapas do planejamento e controle da produção, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

As Etapas Do Planejamento E Controle Da Produção Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.