CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é o Excel online?
Para que serve o Excel online?
O que é possível fazer ou não com o Excel Online?
Deixamos aqui uma dica para você!
Como criar planilhas compartilhadas?
E aí, preparado para aprender com a gente?

Aprenda de maneira simples o que é o Excel Online e veja como criar planilhas compartilhadas!

Entenda o que é o Excel online e veja como essa ferramenta pode otimizar os processos de sua empresa com o acessoao acesso simultâneo de documentos.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Aprenda de maneira simples o que é o Excel Online e veja como criar planilhas compartilhadas!

Você certamente já usou o Excel em algum momento, não é?? Sabe que é uma ferramenta com elevado potencial devido à sua capacidade de cálculo, armazenamento e eficiência no tratamento de dados.

Sabe também que o conhecimento de Excel e de todo pacote MicrosoftOffice é, cada vez mais, essencial para qualquer profissional e pode abrir portas no mercado de trabalho.

Mas e sobre o Excel online? O que você sabe sobre ele? Nesse artigo, irei te explicar um pouco mais sobre essa ferramenta de gestão de dados compartilhada.

Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é o Excel Online?
  • Para que serve o Excel online?
  • O que é possível ou não fazer no Excel online?
  • Como criar planilhas compartilhadas?
  • Preparado para mais uma etapa?

O que é o Excel online?

O Excel online é uma versão gratuita e online do Excel, que pode ser acessada de qualquer lugar. Além disso, não precisa ser instalado no computador.

Como tudo na vida, o Excel online também não é perfeito. Esse tipo de planilha eletrônica não possui todos os recursos do Excel tradicional, que ainda é insubstituível quando temos que tratar grande base de dados, ou quando precisamos de funções mais avançadas, como macros, por exemplo.

De forma geral, o Microsoft Excel Online atende super bem quando temos que compartilhar uma planilha de pequeno ou médio porte com outros usuários de forma remota.

Para que serve o Excel online?

Muitas das vezes não é apenas você quem utiliza sua planilha, outras pessoas também vão até ela para obter informações, ou até mesmo para inserir algum dado.

Nessa situação, por mais que se tenha um servidor no local em questão para que todas as pessoas consigam visualizar o conteúdo simultaneamente, apenas um conseguirá editá-la por vez.

Assim fica aquela situação chata de um pedindo ao outro para que feche a planilha, porque precisa acessar como editor, não é mesmo?

O Excel online surge justamente como solução para essa questão! E não é só isso, outra vantagem do Excel online é a não necessidade de instalação no seu computador, além de ser gratuito e das informações serem salvas automaticamente.

A seguir, vamos discutir um pouquinho sobre o que é possível e o que não é possível fazer no Excel online

O que é possível fazer ou não com o Excel Online?

O Excel Online inclui várias ferramentas já presentes no Excel para Desktop, a seguir vamos falar quais são essas ferramentas e o que não é possível utilizar com o Excel Online.

O que é possível fazer com o Excel Online?

Uma das características principais, como já mencionado, sem dúvida é o uso das planilhas compartilhadas. Mas não paramos por aí, com o excel online é possível editar pastas e planilhas que serão salvas automaticamente na nuvem, visualizar gráficos, criar fórmulas mais básicas e funções, filtrar os dados, imprimir as planilhas, congelar linhas e colunas, entre outros.

Já é quase possível substituir o Excel padrão pelo online, não é?

O que não é possível fazer com o Excel Online?

Funções mais complexas, Projeto Macros (como o VBA), mapas XML entre outras ferramentas mais especializadas.

Além disso, o excel online não suporta o formato de arquivo .csv. Mas aceita todos os outros: .xlsx, .xls, .xlsb, .osd, .xlsm (mas os Macros não serão executados).

Deixamos aqui uma dica para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Como criar planilhas compartilhadas?

Para criar as planilhas compartilhadas, você precisa apenas de uma conta em algum e-mail do domínio da Microsoft para o usar o Excel online.

Você pode acessar seu e-mail Outlook por exemplo, e no canto superior esquerdo, abra as configurações de aplicativos e selecione o Excel. Note que também existem outras funcionalidades similares, como o PowerPoint e o Word online, por exemplo.

Caso esteja mais interessado em criar uma planilha Google, basta acessar seu Gmail e, no canto superior direito, abrir as configurações de aplicativos e de forma análoga ao caso anterior selecionar o ícone planilhas.

Outra forma de criar uma planilha Google é diretamente no local destino, o Drive. Dessa forma, basta selecionar no canto superior esquerdo o ícone “Novo” e selecionar a opção “Planilhas Google”.

Simples, não é mesmo? Uma vez criada estas planilhas, basta compartilhar com os interessados que poderão editar estas pastas de trabalho.

E aí, preparado para aprender com a gente?

Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.

E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!

Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!

 Clique na imagem para baixar

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.