ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

DICA DE OURO!
Ferramentas do WCM para identificação de perdas
Inteligência de perdas
Erradicação de perdas
Prevenção de perdas
Eu tenho algo para te falar...

Compreenda agora as 7 ferramentas gerenciais do WCM!

Veja agora como explorar as três etapas do gerenciamento de processos e descubra quais ferramentas do WCM podem ser aplicadas em cada uma delas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Compreenda agora as 7 ferramentas gerenciais do WCM!

Uma organização tem como principal objetivo aumentar continuamente sua lucratividade, mas isso não é uma tarefa fácil. Por isso, hoje iremos falar sobre as ferramentas do WCM que nos auxiliam com melhores práticas para alcançarmos os objetivos traçados.

O World Class Manufacturing é um programa que foca na melhoria do sistema de gestão buscando zero desperdício. Até parece que você já ouviu isso, não é mesmo?

A "Manufatura de Classe Mundial" surgiu pela necessidade de os ocidentais entrarem no mercado competitivo depois do sucesso do Sistema Toyota de Produção. Assim, podemos dizer que o WCM é uma adaptação do Lean Manufacturing que busca atender as necessidades do ocidente.

O WCM baseia-se em três elementos fundamentais para o seu funcionamento. São eles:

  • Combate sistemático de cada desperdício e perda em toda a cadeia (cliente-fornecedor-fornecedores)
  • Envolvimento das pessoas e respectivo desenvolvimento de suas competências
  • Utilização rigorosa de métodos e ferramentas apropriadas para as ineficiências do processo.

Quer saber mais sobre o que é e como funciona o WCM? É só clicar no nosso artigo sobre esse assunto: WCM: o que é e como funciona.

A seguir, falaremos sobre as perdas que ocorrem nas organizações e como as ferramentas do WCM podem nos ajudar a corrigi-las.  Porém, antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, veja a dica de ouro que trouxemos para você.

DICA DE OURO!

O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.

Insira o cupom e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Ferramentas do WCM para identificação de perdas

Imagem que represente o aumento no lucro de uma organização


Em uma organização, as perdas podem ser descritas como atividades que adicionam custo, mas não adicionam valor ao produto.

Por exemplo: você quer acrescentar um diferencial na embalagem do seu produto, mas isso irá incorrer no aumento do preço. Como agir em uma situação assim?

O WCM orienta uma produção que pense no meio ambiente, reduzindo os desperdícios. Sendo assim, quando uma dessas questões surgem, o colaborador precisa saber se o cliente precisa daquilo, se ele quer aquilo. A partir dos desejos do cliente, a empresa desenvolve seus produtos e serviços.

Pensando nesse tipo de otimização, o programa utiliza algumas ferramentas que são a base dos pilares técnicos e gerenciais e que auxiliam nas três etapas do sistema de gerenciamento de processos.

A seguir, irei explicar cada etapa do WCM e discutiremos as 7 ferramentas que devem ser usadas para a melhoria de processos, vem com a gente!

Inteligência de perdas

O primeiro passo que se deve seguir para o processo de melhoria é identificar as perdas e o potencial de eficiência.

Com isso, você terá respostas para avaliar o percentual de melhoria do processo e quais os benefícios poderão ser obtidos no final do mês. Além disso, terá um direcionamento do problema e saberá onde deve focar primeiro.


Nessa etapa do processo, o que você precisa fazer?

  1. Procurar uma potencial perda
  2. Relacionar as melhorias a ganhos financeiros
  3. Ter um plano claro de ataque.

Quais ferramentas do WCM você pode usar na etapa de Inteligência de Perdas?

É um diagrama que lista todas as etapas envolvidas no fluxo de materiais e de informações para atender aos clientes em seu processo de compra. Esse diagrama pode ser desenhado em diferentes fases e revela oportunidades de melhoria em processos futuros.

É um método que trabalha os sistemas de Administração e Controle e busca a eficácia via identificação de perdas do sistema produtivo. Com o uso deste método, é possível priorizar a correção das perdas pelas maiores potencialidades de redução de custos.

Erradicação de perdas

Depois de identificar as potenciais perdas, chegou a hora de atacar cada projeto que foi incluído no plano de ação da primeira etapa.

Nessa etapa, é importante focar na raiz do problema de cada projeto para a redução daquela perda específica e utilizar a ferramenta adequada para resolvê-lo. Além disso, é importante a participação dos colaboradores da empresa.

Nessa etapa do processo, o que você precisa fazer?

  1. Erradicar as perdas por meio de uma abordagem passo-a-passo.

Quais ferramentas do WCM você pode usar na etapa de Erradicação de Perdas?

É um método utilizado para o gerenciamento com foco na melhoria contínua. O principal objetivo com a utilização desse método é o controle e a otimização dos processos de uma forma eficaz e contínua.

O Kaizen é um termo em japonês e sua tradução, para o português, é “melhoria contínua”. Essa metodologia sugere que a nossa maneira de viver, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, deve ser focada em um esforço contínuo de melhoria. Esse processo envolve a todos, desde gerentes até operários e busca alcançar o conceito de baixa despesa.

Prevenção de perdas 

A última etapa para melhoria de processos consiste no uso de ferramentas do WCM que ajudam a manter todo o trabalho feito nas duas primeiras etapas.

É preciso garantir um sistema de manutenção para evitar que os processos voltem ao estado original. Assim, garantimos o funcionamento do ciclo WCM - identificamos a perda, erradicamos e prevenimos.

Nessa etapa do processo, o que você precisa fazer?

  1. introduzir um sistema para manter os ganhos e assegurar uma permanente cultura de mudanças.

Quais ferramentas do WCM você pode usar na etapa de Prevenção de Perdas?

É um conjunto de instruções escritas que busca documentar uma rotina ou atividade repetitiva que acontece dentro de uma organização. As documentações podem conter ações programadas e técnicas como processos de análise, manutenção, calibração e utilização de equipamentos.

É uma representação gráfica das etapas de um processo que possibilita uma análise de limites e fronteiras e fornece uma visão global por onde se passa o produto.

A estrutura de um fluxograma é feita com símbolos geométricos que representam quais são os materiais, serviços ou recursos que estão envolvidos nos processos e quais direções devem ser seguidas para atingir os resultados traçados.

É um programa que visa um caráter participativo, sendo uma ferramenta para educar as pessoas de forma fácil, simples e efetiva dentro do ambiente de trabalho.

A base do sistema de ferramentas do WCM visa restaurar as condições básicas do equipamento e do processo, além de implementar pequenas melhorias. Ele é baseado em cinco sensos que vêm de palavras japonesas são eles:

  • seiri: utilização
  • seiton: organização
  • seiso: limpeza
  • seiketsu: conservação e
  • shitsuke: autodisciplina.

Eu tenho algo para te falar...

O WCM é uma metodologia crucial para você se tornar um competidor de classe mundial. Logo, você deve investir em otimizar ao máximo os seus processos produtivos com uma mentalidade de zero desperdício.

Para te ajudar nisso, a Voitto criou o curso de Fundamentos de World Class Manufacturing. Com ele, você irá aprender uma visão geral dos pilares, fundamentos e métodos de otimização como o ECRS, tornando-se apto a utilizar as fundações do sistema como base para a implementação de qualquer projeto e muito mais!

Então, que tal evoluir sua mentalidade produtiva e gerencial e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de World Class Manufacturing

curso fundamentos em World Class Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Wcm

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.