ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Fluxo de Caixa?
Faça junto com a gente!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha
Entenda como usar a planilha de fluxo de caixa com análise bancária
Quer aprender mais funções do Excel?

Veja como fazer um Fluxo de Caixa com Análise Bancária no Excel

Aprenda como fazer e usar um fluxo de caixa com análise bancária no Excel para auxiliar no controle e análise das movimentações de caixa da sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como fazer um Fluxo de Caixa com Análise Bancária no Excel

Um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecidas sejam atingidas. Um desses sistemas é o fluxo de caixa com análise bancária.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenho meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos. Quanto à movimentações financeiras, especificamente, a necessidade de registro e controle é essencial, visto que as análises oriundas das mesmas são fundamentais para as tomadas de decisões futuras. Mas afinal, o que é exatamente um fluxo de caixa?

O que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro onde são inseridos entradas e saídas monetárias da empresa a fim de avaliar as despesas de forma eficiente, evitar falhar e divergência nos dados. Por isso fazer o acompanhamento desses indicadores por planilhas como a que vamos te apresentar facilita muito o trabalho.

O principal objetivo da planilha de fluxo de caixa é oferecer uma ferramenta prática e objetiva para controle e análises das movimentações de caixa de uma empresa, além de estratificá-las por banco, o que possibilita melhores análises. Vamos lá?

Faça junto com a gente!

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha de fluxo de caixa com análise bancária! Com essa ferramenta, a gestão financeira da sua empresa vai se tornar mais ágil e embasada para o processo de tomada de decisão, contribuindo para o alcance de melhores resultados!

Falou de fluxo de caixa? Então falou de análises financeiras automaticamente!

Que tal facilitar esse processo estruturando a observação de dados gratuitamente?

Baixe agora a planilha Fluxo de Caixa com Análise Bancária e faça o seu fluxo de caixa através do nosso modelo pronto!

Fluxo de Caixa com Análise Bancária


Também preparamos para você um vídeo com o passo a passo da utilização da planilha de Fluxo de Caixa com Análise Bancária, não deixe de assistir!

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha

Entenda como usar a planilha de fluxo de caixa com análise bancária

Para começar a usar o fluxo de caixa com análise bancária, é preciso entender a ferramenta primeiro. A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva.

Os gráficos apresentados são uma amostra do que contém nas respectivas abas. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Fluxo de caixa

Contas

A primeira aba de contas tem o intuito de reunir informações básicas sobre a empresa, já as discriminando em seus diferentes tipos. Os campos marcados em pretos tidos como "tópicos" e os seus subtópicos deverão ser preenchidos de acordo com a realidade da empresa. No exemplo abaixo, tem-se o tópico de Receita, que deve ser preenchido com os produtos e serviços que geram receita para a empresa.

Fluxo de caixa

Bancos

O segundo tipo de cadastro diz respeito aos bancos relacionados à contas da empresa. Nessa aba, deverão ser listados todos os bancos para avaliação do fluxo de caixa, conforme exemplo:

Fluxo de caixa

Receitas e Despesas

As receitas e despesas possuem campos para acompanhamento detalhado do fluxo de caixa com análise bancária para os dozes meses do ano. O preenchimento da mesma é intuitivo e deve ser feito de modo a possibilitar um gerenciamento preciso.

  • Data: data da movimentação;
  • Item: discriminação objetiva do item de modo a facilitar a identificação;
  • Plano de Contas: preenchimento com o plano de contas referente, de acordo com a aba anterior;
  • Banco: banco referente;
  • Entrada: indicar o valor que está "entrando" no caixa da empresa;
  • Saída: indicar o valor que está "saindo" do caixa da empresa;
  • Situação: selecionar a situação atual do pagamento. Caso a mesma se modifique, esta deve ser atualizada.

DRE

A Demonstração do Resultado do Exercício visa evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, por meio do confronto das receitas, custos e resultados, oferecendo uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos.

Com o preenchimento da aba anterior, a planilha irá apresentar a DRE referente a cada mês, conforme o exemplo:

Fluxo de caixa

DRE por Banco

Nessa aba encontramos a Demonstração do Resultado do Exercício por Bancos. No campo ao lado de "Banco", onde nesse exemplo está escrito "Banco 1", perceba que existe uma barra de rolagem de modo a possibilitar a escolha do banco. Basta selecionar o banco desejado e as informações da DRE serão retornadas com base no banco escolhido.

Fluxo de caixa

Fluxo de Caixa

A aba de Fluxo de Caixa é interessante por apresentar de forma objetiva as informações cumulativas mensais de despesas e receitas, sendo possível ainda realizar um comparativo entre o realizado e planejado.

  • Realizado: apresenta o realizado em cada mês, de acordo com as receitas e despesas preenchidas;
  • Variações: mostra as variações entre um determinado mês e o subsequente, tanto para as receitas quanto para despesas e saldo final;
  • Projetado: deve ser preenchido com os valores de receitas e despesas projetados para cada mês;
  • Projetado x Realizado: faz o comparativo mensal entre os valores projetados e realizados.

Fluxo de caixa

  • Gráficos:
    Realizado: ilustra os valores de receita, despesas e saldos realizados;
    Projetado: ilustra os valores de receita, despesas e saldos projetados.

Fluxo de Caixa com Análise Bancária

Com a seleção do banco na etapa anterior, os fluxos de caixas mensais apresentados nesta aba, serão referentes ao banco selecionado.

Fluxo de caixa

Quer aprender mais funções do Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Fluxo De Caixa Com Analise Bancaria

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.