ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Faça junto com a gente!
Entenda a Ferramenta abaixo:
Tabulação de Dados
Folha de Pagamento Salarial
Viu como é fácil?

Você sabe como fazer Folha de Pagamento no Excel?

Descubra agora como o Excel pode ser útil na organização das folhas de pagamento da sua empresa, e aprenda já como utilizar essa ferramenta.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe como fazer Folha de Pagamento no Excel?

Toda empresa tem a obrigação legal de realizar a folha de pagamento de seus funcionários. Nela é possível controlar a ficha salarial de seus funcionários, realizando as ponderações de imposto de renda, INSS e participação nos resultados de maneira a mensurar o real salário do funcionário e os custos envolvidos para a empresa.

A Folha de Pagamento é uma forma que as empresas possuem de controlar a ficha salarial de seus funcionários, realizando os cálculos de imposto de renda, INSS, participação nos resultados (lucros), por exemplo, a fim de mensurar o real salário do funcionário e os custos para a empresa.

O objetivo desta planilha é facilitar o preenchimento e atualização de dados referentes aos pagamentos de salários, automatizando grande parte do trabalho do usuário, sendo que este registra apenas os salários brutos e participação dos resultados e atualiza as alíquotas de impostos existentes, podendo inclusive fornecer um panorama geral da sua margem de contribuição e lucratividade.

Faça junto com a gente!

Você sabia que a folha de pagamento é uma obrigação legal de toda empresa? Seu conceito é simples: uma relação de informações acerca da remuneração que o funcionário de uma empresa recebe.

Apesar do seu conceito simples, sabemos que nem sempre é fácil gerenciar toda a folha de pagamento de uma empresa. Para isso criamos uma planilha que irá te auxiliar com um modelo já pronto.

Faça o download agora da nossa planilha de Folha de Pagamento para você preencher com os seus próprios dados e adaptá-la à realidade do seu negócio!

Clique aqui e tenha acesso a planilha!

Entenda a Ferramenta abaixo:

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas, bastando apenas clicar nos botões que lhe direcionam para a respectiva aba. Ao clicar nas setas localizadas no canto superior esquerdo de cada aba, retorna-se à página inicial.

Pagina 1 da tabela para folha de pagamento

Tabulação de Dados

Esta aba da planilha deve ser a primeira a ser atualizada, pois contém o registro dos funcionários e os impostos aplicados pela legislação. Ao abrir esta aba o usuário encontra três diferentes tabelas, conforme explicado a seguir.

Tabela 1: Esta tabela serve para calcular o total de dias úteis para cada mês. Nesta tabela o usuário registra as datas de feriado e recesso para cada mês. Vale ressaltar que as datas de feriado ou recesso devem ser preenchidas somente se a empresa não trabalhar neste(s) dia(s). Ao se passar um ano o usuário deve atualizar as colunas B e C, trocando somente o número do ano.

Folha de pagamento no excel


Tabela 2: Neste conjunto de tabelas o usuário deve atualizar as alíquotas do imposto de renda da receita federal (Tabela IR), do INSS (Tabela INSS) e de outros impostos que não são descontados do salário do funcionário (Encargos). Cabe ressaltar que a tabela de encargos pode variar para cada empresa. É importante sempre manter estas tabelas com os dados atualizados do governo.

Dados para folha de pagamento


Tabela 3: Nesta tabela são registrados os funcionários da empresa, conforme abaixo. Também se registra o auxílio transporte, inserindo o valor da passagem de ônibus e a quantidade de viagens que cada funcionário faz por dia. Caso o auxilio seja pago de outra forma, registre o valor direto na coluna "Auxilio Transporte/dia". Esta planilha suporta até 30 funcionários registrados.

Inserção dos dados para folha de pagamento

Folha de Pagamento Salarial

Esta é uma parte da tabela que corresponde à folha de pagamento de salários.

Os campos que devem ser preenchidos pelo usuário são "Salário Base" e "Participação nos Resultados/Adicionais", sendo os demais calculados automaticamente. A tabela possui uma coluna para cada mês e mais duas colunas que compreendem o 13º salário e o resultado total do ano. O cálculo do 13º salário é uma média dos salários já cadastrados para cada mês, uma vez que as datas para pagamento variam para cada empresa. Para visualizar cada item, basta clicar no símbolo "+" destacado na figura acima (seta laranja). Um exemplo é mostrado abaixo:

Folha de pagamento no excel


Observe o destaque na figura que, ao clicar no "+" correspondente ao salário bruto, a tabela se expande e fica com sinal de "-". Clicando neste sinal a planilha retrai e volta ao tamanho original, com o sinal "+" novamente. Observe que as colunas dos meses estão coloridas com uma cor laranja claro, indicando que há fórmulas nestas células e que não devem ser modificadas. Os itens a serem modificados citados no início deste tópico aparecem com estas colunas em branco, indicando que devem ser atualizados.

OBS: Os dados expostos são fictícios e foram inseridos apenas para fins de explicação do funcionamento desta planilha.

Entendendo cada item da folha de pagamento:

  1. Salário Bruto: É a soma do Salário Base com a participação nos resultados/adicionais.
  2. Salário Base: É o salário normal de cada funcionário, sem acréscimos ou decréscimos de valor. Geralmente é o valor registrado em carteira.
  3. Participação nos Resultados/Adicionais: São quaisquer valores que aumentem o salário do funcionário (exceto transportes) como horas-extras, bonificações, adicional de férias, por exemplo. São valores que ainda serão deduzidos os impostos.
  4. Transporte: Valor que o funcionário deve receber de auxílio transporte a cada mês, podendo ser vale-transporte de transporte coletivo, abastecimento veicular, dentre outros.
  5. Salário Líquido: É o salário bruto descontado do INSS e do Imposto de Renda. Salário que é de fato, repassado ao funcionário.
  6. Imposto de Renda (IR): Valor a ser descontado do funcionário para a Receita Federal.
  7. FGTS: Indica o valor pago pela empresa, por cada funcionário, para o FGTS. Este valor não é descontado do salário do funcionário.
  8. Seguro de Acidente de Trabalho (SAT): Indica o valor pago pela empresa, por cada funcionário, para o SAT. Este valor não é descontado do salário do funcionário.
  9. INSS: Parcela do salário do funcionário que será descontada para contribuição ao INSS.
  10. INSS EMPRESA: Valor pago pela empresa para contribuir com INSS do funcionário. Este valor não é descontado do salário do funcionário.

Resumo dos Pagamentos da Empresa: Reúne o total de pagamentos feitos pela empresa. Esta tabela realiza a soma das despesas descritas nos itens acima.

Gráficos

A aba de gráficos resume os dados da etapa anterior em formato visual. O primeiro gráfico é feito a partir dos dados da tabela de resumo dos pagamentos da empresa (em valores percentuais).

O segundo gráfico mostra, em valores monetários, a tabela de participação nos resultados/adicionais por cada funcionário e em cada mês. Abaixo uma visão desta aba.

Os campos para selecionar o mês facilitam a visualização, uma vez que basta somente o usuário escolher o mês que quer analisar e os gráficos modificam automaticamente.

Gráfico de pizza

Gráfico de colunas

Viu como é fácil?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Folha de Pagamento

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Folha De Pagamento

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.