CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é e como funciona o funil de recrutamento?
Quais são as vantagens do funil de recrutamento?
4 dicas para aumentar a eficiência do seu funil de recrutamento!

Você sabe como funciona um funil de recrutamento? Confira 4 dicas de como fazê-lo!

Quer potencializar os resultados do recrutamento de sua empresa? Conheça o funil de recrutamento e aprenda a usá-lo ao seu favor!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe como funciona um funil de recrutamento? Confira 4 dicas de como fazê-lo!

O processo de recrutamento de uma empresa é a porta de entrada dos talentos que serão responsáveis pelo desenvolvimento de um negócio, por isso, essa etapa é muito importante. Pensando nisso, o funil de recrutamento foi criado.

Você sabe o que é e para que serve um funil de recrutamento? Ele funciona de modo semelhante ao funil de vendas utilizado no marketing e vendas, mas no recrutamento, o funil visa a qualificação de candidatos para uma vaga.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então, acompanhe os seguintes tópicos, pois abordaremos os seguintes assuntos:

  • O que é e como funciona o funil de recrutamento? 
  • Quais são as vantagens do funil de recrutamento? 
  • 4 dicas para aumentar a eficiência do seu funil de recrutamento! 

Vamos à leitura?

O que é e como funciona o funil de recrutamento? 

O funil de recrutamento é uma ferramenta que visa proporcionar mais assertividade e velocidade no processo de avaliação de candidatos em um processo seletivo. Ou seja, busca a seleção dos melhores talentos.

De modo análogo ao funil de vendas do marketing que busca qualificar os melhores leads para uma venda, o funil de recrutamento visa a triagem e nutrição das pessoas interessadas na vaga até a contratação.

Assim, a trajetória dos candidatos é acompanhada de forma mais eficiente, o que proporciona uma avaliação mais crítica e ainda, a identificação e resolução de possíveis gargalos durante o recrutamento.

Dessa forma, o funil de recrutamento tem seu funcionamento dividido em etapas do processo, tais que podem ser descritas como:

  • Atração: como o próprio nome já indica, se refere à etapa de atrair a maior quantidade de pessoas interessadaspara as vagas do processo seletivo. Nessa parte de topo de funil a ação do marketing é essencial para atrair os melhores talentos; 
  • Conversão: é o meio do funil e se refere à transformação de pessoas interessadas em candidatos realmente engajados com o processo seletivo, tal que pode ser feita através da análise do comportamento inicial dos interessados; 
  • Entrevista: é a etapa de conhecer o candidato, tanto seu conhecimento técnico quanto seu perfil, para definir com mais assertividade se ele é ou não ideal para a vaga ofertada;
  • Oferta e contratação: é a etapa final, onde apenas os candidatos aprovados recebem uma oferta para que a contratação seja efetivada.

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você sabe quais são as vantagens da aplicação de um funil de recrutamento? Para saber isso e muito mais, continue a leitura do próximo tópico! 

Veja esse material 100% gratuito antes!

Já ouviu falar sobre os Indicadores de Recursos Humanos? Eles são métricas que ajudam a medir o desempenho da área de recursos humanosdurante um determinado período de tempo.

Os dados neste setor estão se tornando cada vez mais importantes, por isso montamos a planilha de Indicadores de Recursos Humanos para te ajudar.

Faça o download agora da nossa planilha de Indicadores de Recursos Humanos! Com ela, realizar a gestão de pessoas da sua organização vai se tornar muito fácil!

Clique no botão abaixo e faça o download

Quais são as vantagens do funil de recrutamento? 

Agora que você já conhece esse guia de recrutamento que o funil propõe, chegou a hora de entender quais são as principais vantagens da sua utilização, confira:

Otimização de tempo de recrutamento 

Os processos seletivos tem uma quantidade variável do número de candidatos, o que dificulta ainda mais a análise detalhada para o preenchimento de uma vaga.

Diante disso, as triagens e nutrição de candidatos propostas pelo funil de recrutamento se mostram muito eficientes para analisar o perfil das pessoas interessadas e não descartar nenhum talento com potencial para a vaga.

Redução de custos 

Todo recrutamento tem o seu custo, afinal, os recursos humanos e ferramentas usados durante um processo seletivo são um investimento da empresa.

Dessa forma, a assertividade do funil de recrutamento proporciona uma redução de gastos, e a empresa é beneficiada nesse aspecto.

Maior assertividade e eficiência 

Ter características assertivas e eficientes é essencial para o alcance dos resultados cada vez melhores dentro de um processo seletivo, afinal, uma vaga tem suas características bem definidas e a busca é bem específica. 

Logo, para achar o candidato ideal para a vaga pretendida, o funil de recrutamento é usado para filtrar os melhores candidatos em todas as suas próximas etapas do funil, o que confere muita eficiência ao processo.

Depois de conhecer o conceito de funil de recrutamento e conhecer as suas vantagens, já é possível tomar uma decisão sobre valer ou não a pena sua aplicação em seu negócio, certo? 

Assim, o próximo tópico poderá ajudar você nessa tomada de decisão, pois separamos dicas de como aumentar a eficiência do seu funil de recrutamento visando alcançar seus objetivos. Não deixe de conferir! 

4 dicas para aumentar a eficiência do seu funil de recrutamento! 

1. Faça uma boa gestão do seu banco de talentos 

Um banco de talentos é uma oportunidade de estar constantemente agregando à sua empresa, por isso, ter essa ferramenta sempre atualizada e bem gerenciada é essencial.

Por isso, gerencie seu banco visando buscar pessoas realmente interessadas no propósito do seu negócio, para que quando houver um processo de recrutamento, esse banco de talentos possa ser bem aproveitado.

2. Defina de forma clara o perfil para a vaga

É essencial ter uma descrição minuciosa da vaga que está sendo ofertada, para que os candidatos consigam se identificar com ela e os recrutadores consigam identificar com facilidade esse perfil buscado.

É interessante também definir o que é essencial que o candidato para a vaga tenha e o que pode ser um diferencialpara a vaga, o que amplia as possibilidades e buscam uma qualificação sem exigência utópica.

3. Faça uma análise eficiente de cada etapa

Buscar insights nos dados gerados de todas etapas do funil de recrutamento é muito importante para identificar e solucionar os gargalos que possam surgir. Faça reflexões como: quantas pessoas se engajaram com o processo?

Dessa forma, o comportamento dos candidatos em cada fase pode gerar padrões que precisam ser otimizados para que o processo seja mais eficiente.

4.Utilize as ferramentas de recrutamento ao seu favor

Há diversas ferramentas de recrutamento disponíveis para conseguir extrair o máximo de informações do candidato e facilitar a comparação do seu perfil com o procurado pela vaga.

Logo, explore testes de comportamento, entrevistas e dinâmicas durante as etapas do funil, para que os objetivos do processo seletivo possam ser alcançados da melhor forma possível.

E então, gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para sempre estar aprendendo mais e se desenvolvendo como profissional de qualidade.


Você é empreendedor, já passou pelos trâmites burocráticos de abrir o seu negócio e precisa começar a operar?

Ou é um profissional que tem vontade de trabalhar com Recursos Humanos, mas não sabe como começar?

No Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, você irá aprender sobre a agregação de pessoal, com análise de perfil, entrevistas, contratação; passando pelo processo de aplicação de pessoal; compensação das pessoas, como quais benefícios oferecer; até o processo de manutenção de pessoal.

Este curso vai te auxiliar em todas as atividades de um setor de Recursos Humanos! Inscreva-se já e inicie a construção do seu império!

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, garanta sua vaga!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Estruturação De Sistema De Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.