ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é gestão tradicional?
Presente da Voitto!
O que é gestão ágil?
Diferença entre a gestão ágil e a gestão tradicional
Qual a gestão ideal para gerenciar seus projetos?
Exemplos de metodologias de gestão
Que tal conciliar os mundos?

Entenda o conceito de metodologia ágil e gestão tradicional e as suas diferenças

O método tradicional foca em realizar apenas uma entrega, enquanto a metodologia ágil, diversas delas. Qual a ideal para sua organização?

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Entenda o conceito de metodologia ágil e gestão tradicional e as suas diferenças

Você sabe o que é gestão? O que significa ter uma gestão ágil ou gestão tradicional? Não se preocupe, vamos aprender tudo isso agora!

A palavra conhecida como gestão se refere ao método para controle de um processo, ou seja, administrar todos os procedimentos envolvidos. Quando falamos de gestão de projetos, significa planejamento, execução e o controle de inúmeras práticas em um projeto.

Diante disso, um dos maiores problemas encontrados na gestão de projetos é seguir o planejamento programado, tendo em vista que vivemos em um Mundo VUCA, um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Com o intuito de que os projetos não percam a qualidade e a produtividade, mesmo no mundo VUCA, temos, além da gestão de projetos tradicional, o gerenciamento de projetos usando as práticas ágeis.

Você sabe a diferença entre uma gestão tradicional e uma gestão ágil? Ou, qual delas utilizar na gestão empresarial? Não se preocupe, nesse artigo, vamos esclarecer tudo isso por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é gestão tradicional?
  • O que é gestão ágil?
  • Diferenças entre a gestão ágil e a gestão tradicional
  • Qual a gestão para gerenciar seus projetos?
  • Exemplos de metodologias de gestão.

Você não vai perder essa, não é? Vamos lá.

O que é gestão tradicional?

A gestão tradicional é denominada aquela que não possui os princípios baseados nas práticas ágeis, sendo assim ela é estruturada por meio de uma, na qual o objetivo é entregar um produto final.

A execução de uma gestão tradicional é baseada no Guia PMBOK, e como o próprio nome já diz, é um guia que contém todos os processos necessários para o gerenciamento, sendo estruturado em:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Controle, e
  • Encerramento.

Esses processos são realizados de forma linear e é feito um escopo, o qual não é passível de alterações, ou seja, há apenas uma entrega que é feita ao final de todos os processos estruturados.

Para se aprofundar mais ainda nas metodologias da gestão tradicional e começar a aprender como utilizar os princípios e objetivos do Guia PMBOK, o primeiro passo é o Curso Gratuito de Introdução ao Gerenciamento de Projetos.

Presente da Voitto!

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

O que é gestão ágil?

Na gestão ágil temos outra visão envolvida, todas as práticas e processos são manifesto ágil, seus princípios são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software funcional mais que documentação abrangente
  • Colaboração do cliente mais que negociação de contratos, e
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

O conceito de ser ágil não significa ter agilidade, como podemos ver nos princípios acima, esse termo está atrelado a entrega de valor de forma.

Um ponto muito relevante a ser observado no meio ágil é a adaptabilidade. Como já foi falado, estamos inseridos em um mundo denominado como VUCA, onde há frequentes mudanças e com a metodologia ágil é possível estar preparado para agir nesse contexto.

Após entender o que há por trás de cada gestão, é importante analisar suas diferenças, para logo após optar por qual utilizar, mas lembrando que se necessário for, é possível unir os dois mundos criando o método híbrido.

Diferença entre a gestão ágil e a gestão tradicional

A diferença da gestão ágil e da gestão tradicional está do início ao fim dos seus processos, isso porque ambas são utilizadas para propósitos diferentes.

Na gestão ágil, o planejamento é feito quando necessário, sendo assim é definido apenas um escopo inicial, mas que esteja relacionado às necessidades do cliente, e também podendo sofrer mudanças.

E falando em mudanças, na gestão tradicional, a mudança não é bem-vinda, isso porque ela demanda de um processo mais detalhado e um controle maior.

Em relação aos stakeholders, na gestão ágil eles são essenciais e caminham junto com o andamento do projeto. Já na gestão tradicional é diferente. Esse contato é feito apenas no início para uma negociação de contratos, e ao final do projeto para a sua entrega.

É possível observar muitas diferenças de valores em cada gestão, não é mesmo? Você pode está se perguntando qual é a mais adequada para os seus projetos, mas não se preocupe, é isso que iremos responder no próximo tópico.

Qual a gestão ideal para gerenciar seus projetos?

Agora que já estamos familiarizados com o termo de gestão tradicional e gestão ágil, o intuito agora é decidir qual a ideal para o seu gerenciamento, mas a resposta para essa pergunta é depende.

Na verdade, a escolha de uma gestão depende muito de como é o andamento dos seus projetos, para auxiliar nessa escolha temos várias metodologias, mas nesse artigo vou te apresentar o Scrum e o Prince2, uma que utiliza o conceito de gestão ágil e uma da gestão tradicional, respectivamente.

Exemplos de metodologias de gestão

Scrum

O Scrum é um framework que utiliza o conceito ágil, geralmente é utilizado para projetoscomplexos que é difícil o planejamento por completo. Sua criação veio da área de TI no desenvolvimento de softwares.

A estrutura de trabalho dessa metodologia é dividida por meio dos eventos Scrum, em que é estabelecido uma rotina para o desenvolvimento de todas as atividades e as entregas contínuas.

Prince2

O Prince2 é uma metodologia baseada nas práticas do PMBOK, ele é estruturado para gerar mais economia de tempo e recurso, normalmente é utilizado na área da construção civil.

Essa metodologia é efetiva para organizações que utilizam de um software para sua gestão, como o MS Project, para que possa armazenar todas as informações e cruzar seus dados.

Que tal conciliar os mundos?

Quando falamos sobre gestão ágil e gestão tradicional, vem logo na cabeça qual utilizar um ou outro mas na verdade, não existe regra, é sempre bom analisar as ideias de ambos.

Com o nosso Ebook Guia de Liderança de Alta Performance, você vai entender melhor o que é liderança, como se tornar um líder ágil e ainda poderá descobrir se você age como um líder ou um chefe.

Ainda em dúvidas em como desenvolver sua liderança ao ponto de gerar melhores resultados?

Baixe agora e tenha acesso à dicas de como ser uma liderança ágil e que inspira, além de começar a fazer as melhores escolhas!


Guia de Liderança de alta performance

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.