CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Principais motivos para as pessoas não construírem um projeto de carreira
Como começar um projeto de carreira?
Quais são as diferenças entre projeto de carreira, projeto profissional e projeto de formação?
E depois de elaborado o projeto de carreira, o que fazer?
Super dica!

Para que estruturar um projeto de carreira? Descubra por onde começar!

Saiba mais sobre o projeto de carreira e como ele permite a construção de escolhas profissionais embasadas e consistentes.

Renata Borges
Por: Renata Borges
Para que estruturar um projeto de carreira? Descubra por onde começar!

Você sabia que a elaboração de um projeto de carreira pode envolver desde as primeiras escolhas profissionais até a aposentadoria?

O projeto de carreira tem como principal objetivo ampliar a perspectiva profissional, viabilizando a estrutura da carreira a longo prazo. O processo de gestão de carreira é fundamental para a construção de escolhas embasadas e consistentes.

Continue neste artigo e saiba mais sobre o assunto por meio dos seguintes tópicos:

  • Principais motivos para as pessoas não construírem um projeto de carreira.
  • Como começar um projeto de carreira?
  • Quais são as diferenças entre projeto de carreira, projeto profissional e projeto de formação?
  • Depois de elaborado o projeto de carreira, o que fazer?
  • Super dica!

Vamos lá!

Principais motivos para as pessoas não construírem um projeto de carreira

Já outras pessoas determinam os seus planos de carreira pela necessidade ou por fatores externos para a tomada de decisão: “Tenho que aceitar a vaga para pagar meus boletos” e  “Essa carreira dá dinheiro” são alguns exemplos.

A escolha por motivações a curto ou médio prazo também podem ser frequentes, como em “Seguir este caminho é ser bem sucedido” e em “Essa é uma carreira de sucesso”.

Isso acontece devido ao imediatismo que muitos de nós temos, delegando os nossos motivos para as circunstâncias em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Deixar as coisas acontecerem sem planejamento consistente é uma característica cultural que resulta em um aumento significativo na quantidade de pessoas estagnadas e insatisfeitas com a carreira.

Saber tomar decisões é uma competência essencial no mercado de trabalho. Você sabe tomar decisões? Faça o nosso teste Qual seu nível de pensamento crítico? e descubra quais habilidades você tem que desenvolver para crescer no mercado de trabalho.

Você sabia que uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho é saber tomar decisões? Porém, para realizar uma decisão assertiva é preciso desenvolver o seu pensamento crítico e a eficácia de suas análises.

Com isso, você conseguirá se transformar em um profissional mais consistente e racional nas suas medidas.

Ao baixar esse material, você terá noção do seu nível de pensamento crítico e o quanto precisará desenvolver essa habilidade super importante. Além disso, poderá ter um maior auto conhecimento que te ajudará na sua jornada profissional!

Bora começar? Faça nosso teste e descubra agora qual o seu grau de pensamento crítico!

Qual seu nível de pensamento crítico?

Como começar um projeto de carreira?

O primeiro passo para a construção de um projeto de carreira é realizar o que chamamos de balanço de competências.

Trata-se de um processo reflexivo que envolve a descoberta de potencialidades, a identificação da personalidade profissional e as principais motivações, fazendo do autoconhecimento o fio condutor.

O balanço de competências torna-se útil para revisar a trajetória profissional e identificar as principais competências, tanto comportamentais quanto técnicas, por meio da aplicação de avaliações e de ferramentas específicas.

É o momento de revisitar o passado e entender o presente para projetar o futuro. Deste modo, o ideal é refletir sobre como a presença ou a ausência de determinadas hard e soft skills impacta positiva ou negativamente na sua carreira.

O projeto de carreira é muito importante para a sua vida profissional. Foto: Unsplash/Scott Graham

Quais são as diferenças entre projeto de carreira, projeto profissional e projeto de formação?

Ter clareza sobre as competências apoiará a construção de um projeto profissional, que determinará as ações a serem executadas hoje para alcançar os objetivos e metas delimitadas para a carreira.

O projeto profissional, portanto, norteia a definição do objetivo para a carreira e é possível desdobrar em planos de ação que podem, inclusive, compor um projeto de formação para alcançar as competências necessárias para o novo momento.

Ou seja, o projeto de carreira é o todo, a visão macro. Já o projeto profissional, se apoia no projeto de formação, e refletem o que precisa ser feito neste momento.

Você sabia que os vieses cognitivos também influenciam em nossa vida profissional? Por isso, a Voitto preparou para você o eBook Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como superá-los! Baixe agora mesmo!

O mundo atual emite uma quantidade gigantesca de informação, nos impossibilitando de acompanhar e entender tudo. Já parou para imaginar quantos erros de pensamento ou de interpretação do nosso subconsciente aconteceram?

Saiba os tipos de vieses cognitivos e como podem influenciar na sua vida profissional, aprendendo a controlá-los. É só baixar nosso eBook que você irá saber os elementos fundamentais! Bora começar?

Então, baixe agora o eBook gratuito com Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los!

Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los

E depois de elaborado o projeto de carreira, o que fazer?

Em seguida, inicia-se a fase de comunicação com o mercado - dentro ou fora da empresa.

Você poderá aprofundar, por meio de networking, conversas com os Recursos Humanos ou com a própria liderança, a identificação de possibilidades dentro da empresa, até mesmo em outras áreas. Em caso de retorno negativo, poderá buscar oportunidades no mercado.

Se a sua opção for no ambiente corporativo, por exemplo, é o momento em que são realizadas a revisão no currículo, a elaboração e a parametrização de um perfil no LinkedIn, além de treino para entrevistas.

O departamento de gestão de pessoas seleciona os melhores talentos. Foto: Unsplash/Wocintechchat

Também podem ser abordadas estratégias para a estruturação de uma rede de contatos e para a prospecção de vagas, de modo a apoiar o preparo para o mercado de trabalho.

O mais importante é ter consistência nas ações e ir em busca do que realmente garantirá a conquista da tão sonhada realização profissional.

Super dica! 

Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhá-lo e se inscrever em nossa newsletter. Fique ligado em todas as novidades do Blog Voitto!

Além disso, a Voitto também preparou para você um curso sobre Pensamento Crítico para desenvolver a sua capacidade de resolução de problemas com eficiência e assertividade. Acesse a nossa plataforma e confira!

Já se sentiu ansioso e indeciso na hora de tomar uma decisão, tem medo de arriscar ou onde suas ações podem te levar?!
Com o Curso voltado para o Pensamento Crítico você se tornará capaz de resolver os problemas com mais eficiência e assertividade!
Ao acessar esse material você vai ter a chance de identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de resolver problemas de maneira eficaz!
Está esperando o que? Garanta sua inscrição gratuita por tempo Limitado, basta clicar no botão abaixo.

Pensamento Crítico

Renata Borges

Renata Borges

Renata Borges é Psicóloga, atua como Professora em temas relacionados à carreira, Recursos Humanos e comportamento. É embaixadora no Grupo Voitto, Consultora em RH, Mentora de Carreiras e Sócia na Desperte Consultoria e Coaching.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Material Gratuito

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.